Connect with us

Entretenimento

Ne-Yo, Akon, Mariah… Por que o R&B dos anos 2000 está com tudo no Rock in Rio de 2024?

Published

on

Spread the love

Último dia terá atrações que comprovam alta do estilo, como Ne-Yo, Akon e Mariah Carey. Entenda retorno do gênero que bombou nos 2000 e relação com o pagode e com hits atuais. Por que o R&B dos anos 2000 está com tudo em 2024?
Quem olha mais desatento o line-up do último dia de Rock in Rio pode se sentir perdido no tempo. Entre as atrações principais do domingo (22), estão nomes que lideravam as paradas de 20 anos atrás: Ne-Yo, Akon e Mariah Carey.
Movido pela força nostálgica que dominou a cultura, a estética e os hábitos de consumo da geração Z, o R&B dos anos 2000 está com tudo — não só no palco do Rock in Rio, mas também de volta às paradas em forma de influência.
“A música pop é como uma roda gigante. Você sempre acaba ouvindo sonoridades antigas em músicas atuais”, analisa o produtor musical Rafael Castilhol. Vencedor de um Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode em 2022, pelo projeto “Numanice #2”, de Ludmilla, ele é hoje um dos nomes mais procurados por artistas interessados em resgatar o R&B.
Na terceira edição do “Numanice”, ajudou Ludmilla a criar sua própria versão de “So Sick”, clássico do estilo, gravado pelo cantor americano Ne-Yo em 2006. Na faixa “Era Tão Bom”, Castilhol encaixou cavaquinho, banjo, surdo, pandeiro e percussão para transformar o R&B em pagode. É um procedimento comum nos trabalhos do produtor em parceria com a cantora:
“Faço muito isso com a Ludmilla. A gente compõe as músicas em R&B e depois transformamos em pagode.”
Foi assim com o hit “Maldivas”, por exemplo. “Não moldei essa música em pagode, enfiei o pagode dentro dela.”
Pagode, o R&B brasileiro
Não é à toa que o pagode é considerado por muitos o R&B brasileiro. “A riqueza harmônica é um elemento em comum entre as composições desses dois estilos. São acordes e progressões mais rebuscadas”, explica Castilhol.
Show da cantora Ludmilla no Numanice em Curitiba
Instagram/Numanice
“No sertanejo, por exemplo, é muito comum a presença do que a gente chama de acorde perfeito maior, que são progressões de três acordes. Já no pagode, assim como no R&B, tem mais espaço para mudanças de tom, harmonias que não são sempre a mesma coisa.”
A aproximação dos dois gêneros gerou a mudança mais significativa do pagode na última década, na opinião de Péricles, que há mais de 30 anos é um dos nomes mais importantes do ritmo. “Está na maneira de cantar. O samba sempre esteve na base, mas passamos a usar blue notes [notas características do jazz e do blues, também comuns no R&B], que não usávamos antes”, explicou em entrevista ao g1 Ouviu, podcast de música do g1.
“Artistas como Ludmilla, Lucas e Orelha, Ferrugem, Gloria Groove e Dilsinho apareceram com essa linguagem totalmente diferente.”
Um elemento típico dessa forma de cantar é o melisma — quando o cantor altera a nota de uma sílaba enquanto ela é cantada. “No R&B americano, os cantores mudam a melodia original: geralmente cantam a primeira parte da música, apresentando-a como ela é. Na repetição, sempre tem uma voltinha a mais, uma mudança na melodia, com certo virtuosismo do cantor”, explica Castilhol.
“A Whitney Houston fazia isso muito bem. Essa é a forma de cantar do R&B, que acabou influenciando Péricles, Alexandre Pires, Ferrugem, Ludmilla, Gloria Groove e outros nomes do pagode”, acrescenta o produtor, que também trabalhou com Gloria no projeto de pagode e R&B “Serenata da GG”. Em entrevista ao g1 Ouviu, a cantora celebrou:
“O ‘Serenata da GG’ foi possível porque fiquei atenta aos sinais. Sinto que consegui fazer esse projeto no momento certo.”
De Prince a Justin Bieber
Nos Estados Unidos do pós-guerra, entre as décadas de 1940 e 50, o surgimento do R&B marcou um período em que começaram a se dissolver as barreiras entre o que era conhecido como “música branca” e “música negra”. O nome do ritmo foi criado em 1948, para substituir o que antes era chamado de “race music” — um termo em tom pejorativo para falar de canções feitas por artistas afro-americanos.
Prince no Rock in Rio de 1991
Divulgação via BBC
Influenciado pelo jazz, soul, blues e a música gospel americana, o gênero se popularizou na voz de Aretha Franklin, Lionel Richie, Prince e outros artistas. Ao longo do tempo, incorporou também elementos do hip-hop, do funk e sons eletrônicos dos sintetizadores. Ficou marcado pelas melodias intensas, os arranjos exuberantes, os vocais rebuscados e o apelo romântico e sensual. Mesclado ao pop, ajudou a impulsionar Alicia Keys, Bruno Mars, Beyoncé, The Weeknd, Rihanna, Justin Timberlake e muitos outros.
Na música brasileira, o R&B é presença marcante no repertório de nomes como Tim Maia, Cassiano, Hyldon, Djavan, Jorge Ben e Sandra de Sá. Nos anos 2000, enquanto dominava paradas mundiais, o estilo também brilhava por aqui com Sampa Crew, Fat Family e Adryana & A Rapaziada. Apesar disso, a sigla para rhythm and blues não pegou tanto por aqui, avalia a cantora compositora Carol Biazin:
“Nunca demos o nome pro R&B no Brasil, esse termo não ficou ‘hypado’ por aqui. Mas a gente consegue associar com os ouvidos: quem gosta de um groove gosta de R&B.”
Nome frequente nos créditos de hits do pop, Carol ajudou a moldar a influência de R&B em músicas como “Complicado” (de Vitão e Anitta) e “2000” (Luísa Sonza). Ela vê o bom momento do gênero no Brasil como resultado de um fenômeno que aconteceu, primeiro, fora do país. “Justin Bieber surfou no R&B, Ariana Grande também e a SZA ficou muito popular com um álbum bem nessa pegada [o ‘SOS’, de 2022, vencedor do Grammy de Melhor Álbum de R&B Progressivo].”
Destiny’s Child em show em Londres, no começo dos anos 2000
Reuters via WAW/AA/SV
A compositora cita diferenças entre o R&B contemporâneo e aquele que era produzido nos anos 2000: “Se você pega para ouvir um álbum do Destiny’s Child [grupo que revelou Beyoncé], fica chocado com a riqueza e as camadas da produção sonora. Hoje temos uma estética mais minimalista, com timbres mais graves e a voz mais presente.”
Mas as semelhanças são suficientes para fazer a geração anterior também se beneficiar do movimento. Não por acaso o cantor Ne-Yo é uma das atrações mais aguardadas do Rock in Rio: seu show recheado de hits de rádio FM espalhou nostalgia no público do The Town, em setembro de 2023, e foi eleito pelo g1 um dos melhores do festival em São Paulo.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política15 minutos ago

STF já tem cinco votos para considerar legal que testemunhas de Jeová recusem transfusão de sangue | Política

Entretenimento31 minutos ago

Anitta sensualiza no registro oficial em vídeo de ‘São Paulo’, música lançada por The Weeknd em show no Brasil

Esporte33 minutos ago

Festival Paralímpico oferece vivência esportiva a crianças

Economia40 minutos ago

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Últimas Noticias41 minutos ago

Ação apreende duas toneladas de produtos falsos com marca Rock in Rio

Internacional46 minutos ago

Irã promete “resposta esmagadora” a Israel

Entretenimento52 minutos ago

VÍDEOS Rock in Rio: o melhor do dia 19/9

Entretenimento55 minutos ago

Sorridente, Mariah Carey atende fãs na porta do hotel em São Paulo

Entretenimento1 hora ago

Jão vira Jerry Adriani da geração Z e arranca suspiros no Rock in Rio

Política1 hora ago

55% dos eleitores não sabem o número do seu candidato nas eleições para prefeito em SP, diz Datafolha | Eleições 2024 em São Paulo

Economia2 horas ago

Comitê do governo recomenda volta do horário de verão; decisão caberá ao presidente Lula

Últimas Noticias2 horas ago

Com R$ 201,6 bi em agosto, arrecadação federal volta a bater recorde

Internacional2 horas ago

Supremo da Venezuela emite mandado de prisão contra Milei

Entretenimento2 horas ago

No Rock in Rio, Gretchen renova votos de casamento pela terceira vez com o 18º marido, Esdras Souza

Política2 horas ago

Datafolha: gestão Eduardo Paes é aprovada por 51% e reprovada por 13%

Entretenimento3 horas ago

Rock in Rio 2024: veja fotos de famosos no 4º dia do festival

Entretenimento3 horas ago

Pedro Sampaio faz show dançante à la TikTok e anima público no Rock in Rio, mesmo com estrutura reduzida

Economia3 horas ago

Secretaria do Consumidor notifica Latam e Voepass para esclarecerem relação comercial entre as empresas

Últimas Noticias3 horas ago

Lula assina acordo e encerra disputa de 40 anos em Alcântara

Internacional3 horas ago

Japão cobra Pequim após estudante japonês ser morto na China

Entretenimento3 horas ago

Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio

Entretenimento3 horas ago

Roberto Medina diz que está feliz com o resultado do Rock in Rio: ‘Sou um catador de sorrisos’

Política3 horas ago

‘Truque’ do X condiz com prática de criminosos que fazem pirataria online, diz presidente da Anatel | Blog da Andréia Sadi

Entretenimento4 horas ago

Rock in Rio 2024: Veja fotos do 4º dia

Entretenimento4 horas ago

Fãs de Jão e Ed Sheeran se preparam para ficar horas na grade e garantir lugar perto do palco no Rock in Rio

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil1 mês ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil1 mês ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil1 mês ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Brasil1 mês ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Brasil1 mês ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Internacional7 anos ago

According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back

Entretenimento2 semanas ago

Prêmio da Música Brasileira enfim entende que rock difere de pop e que reggae não pode concorrer com rap

Esporte4 semanas ago

Inter e Ferroviária ficam no 1 a 1 nas quartas do Brasileiro Feminino

Internacional2 semanas ago

Israel eliminou comandante do Hamas que planejou massacre

Entretenimento2 semanas ago

James Darren, ator de ‘Túnel do Tempo’ e ‘Jornada Nas Estrelas’, morre aos 88 anos

Esporte2 semanas ago

Rio de Janeiro recebe Abertura do Mundial Universitário de Praia

Economia3 semanas ago

Expointer, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, está de volta no RS | Jornal Nacional

Política3 semanas ago

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto

Economia2 semanas ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Esporte2 semanas ago

Presidente do IPC quer fomento à participação paralímpica feminina

Esporte2 semanas ago

Quatro praias são eleitas para se tornarem santuário do surfe nacional

Política3 semanas ago

Mais de 200 candidatos usam os nomes de Lula ou Bolsonaro nas eleições de 2024

Economia3 semanas ago

Taxação de ‘big techs’: governo vê ‘maturidade’ no debate, mas não conta com arrecadação para 2025, diz secretário | Economia

Entretenimento2 semanas ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Últimas Noticias1 mês ago

Primeira etapa de provas ocorreu sem intercorrências, diz ministra

Política3 semanas ago

Quaest em Rio Branco: Jarude, Bocalom, Dr. Jenilson e Marcus Alexandre empatam tecnicamente em rejeição

Internacional1 mês ago

Governo americano pressiona por cessar-fogo entre Gaza

Entretenimento3 semanas ago

Joyce Moreno e Jards Macalé mandam um segundo ‘abraço’ de João Gilberto