Connect with us

Entretenimento

Artistas lamentam morte de Manoel Carlos; veja a repercussão

Published

on

Artistas lamentam morte de Manoel Carlos; veja a repercussão


Manoel Carlos durante entrevista no Rio de Janeiro em outubro de 2016
Estevam Avellar/Globo
Autor de grandes novelas da TV brasileira, Manoel Carlos morreu neste sábado (10), aos 92 anos, no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pela família. A causa da morte não foi divulgada.
Além de autor, foi também produtor, escritor, diretor e ex-ator. Ele deixa duas filhas: a atriz Júlia Almeida e a roteirista de novelas Maria Carolina.
Veja abaixo a repercussão da morte do autor.
Lilia Cabral
Em entrevista à GloboNews, a atriz Lilia Cabral lamentou a morte de Maneco.
“Acho que, para a minha vida, ele foi fundamental, porque as pessoas deixaram de me enxergar apenas como uma atriz divertida, colorida, e ele me enxergou como uma atriz densa, com a possibilidade de dar tristeza e profundidade a muitos personagens que eu fiz nas novelas dele”, disse.
“Eu queria estar do lado dele agora, mas acho que não vai ser possível. Queria ter agradecido a ele. Eu sempre agradeci em todos os meus posts, toda hora que eu falo, todas as novelas que reprisam, eu falo da importância dele na minha vida, mas acho que não foi o bastante.”
A história
Maneco, como era conhecido, começou na Globo em 1972, como diretor-geral do “Fantástico”. Antes disso, já havia passado por diversas emissoras brasileiras, atuando como autor, produtor e até ator. A carreira artística começou ainda nos palcos, aos 17 anos.
Ao longo dos anos, suas novelas ficaram marcadas pelo Rio de Janeiro como cenário — e também como personagem — e pela abordagem de conflitos no núcleo da família brasileira.
Outro traço marcante de sua obra foram as “Helenas”. De Baila Comigo (1981) a Em Família (2014), as personagens retratavam mães cujo amor pelos filhos superava qualquer desafio.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Carioca de coração
Manoel Carlos nasceu em 1933, em São Paulo. Apesar disso, sempre se considerou carioca de coração.
Filho de um comerciante e uma professora, Maneco começou sua trajetória profissional aos 14 anos como auxiliar de escritório, mas já estava conectado às artes desde então, se reunindo diariamente com um grupo de jovens na Biblioteca Municipal de São Paulo para ler e discutir literatura e teatro.
Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Fabio Sabag, Flávio Rangel e Antunes Filho faziam parte deste grupo, batizado de Adoradores de Minerva.
Manoel é pai da atriz Júlia Almeida e da roteirista de novelas Maria Carolina, que colaborou com ele em diversas obras. O autor teve outros três filhos, que faleceram: o dramaturgo e ator Ricardo de Almeida (morto em 1988), o diretor Manoel Carlos Júnior (2012) e o o estudante de teatro Pedro Almeida (que morreu aos 22 anos, em 2014).
Manoel Carlos durante entrevista no Rio de Janeiro em outubro de 2016
Estevam Avellar/Globo
Estreia na carreira artística
Apesar de todo seu sucesso como autor, Maneco iniciou sua carreira artística como ator. Aos 17 anos, atuou no “Grande Teatro Tupi”, um programa de teleteatro da TV Tupi. No ano seguinte, foi premiado como ator revelação e estreou como produtor e diretor.
Em 1952, começou a escrever programas da TV e iniciou uma trajetória por várias emissoras, passando pela fase inaugural da TV Record e pela TV Itacolomi, de Belo Horizonte, além de uma estada no Jornal do Commercio, em Recife. Na TV Tupi, do Rio de Janeiro, adaptou mais de 100 teleteatros.
Na década de 1960, Manoel Carlos participou das últimas produções da TV Excelsior.
E na TV Rio, entre outros projetos, dividiu a redação do programa “Chico Anysio Show” com Ziraldo e Mário Tupinambá, e dirigiu “O Homem e o Riso”, também com Chico.
Na TV Record, fez parte da equipe que escreveu e produziu programas como “Hebe Camargo”, “O Fino da Bossa”, “Bossaudade”, “Esta Noite se Improvisa”, “Alianças para o Sucesso”, “Para Ver a Banda Passar” e “Família Trapo”.
Trajetória na TV
Maneco estreou na TV Globo como diretor-geral do “Fantástico” em 1972, permanecendo no programa por três anos.
Em 1978, fez sua primeira novela para a emissora, a “Maria, Maria”, uma adaptação do romance “Maria Dusá’” de Lindolfo Rocha. No mesmo ano, adaptou o romance “A Sucessora”, de Carolina Nabuco. A novela tinha estrelas como Susana Vieira, Rubens de Falco e Arlete Salles.
O autor inspirou em sucessos da radionovela para consolidar seu estilo de escrita em dramaturgia.
Em 1980, além de escrever alguns episódios do seriado “Malu Mulher” – protagonizado por Regina Duarte –, foi convidado por Gilberto Braga para dividir a autoria de “Água Viva”.
A novela contava com Reginaldo Faria, Raul Cortez, Betty Faria, Tônia Carreiro, Glória Pires, entre outras estrelas.
Além de suas históricas novelas, Manoel Carlos também escreveu minisséries como “Presença de Anita” (2001), e ‘Maysa – Quando Fala o Coração’ (2009).
O autor Manoel Carlos
Cedoc/TV Globo
Helenas, Rio de Janeiro e conflitos familiares
Em 1981, escreveu “Baila Comigo”, novela que levou sua primeira Helena ao ar. A personagem era interpretada pela atriz Lílian Lemmertz.
As “Helenas” foram peças marcantes dos trabalhos de Maneco. Heroínas nas tramas, as personagens eram mães cujo amor pelos filhos era capaz de superar qualquer desafio.
Ao Memória Globo, Maneco explicou que a origem do nome vem de sua paixão pela mitologia grega: Helena é o símbolo da mulher forte, guerreira e capaz de tudo em nome do amor.
“Elas são aquelas mães abnegadas e ao mesmo tempo não se esquecem delas mesmas. São vaidosas, são justas e injustas na medida certa, né? Elas são mentirosas, elas escamoteiam a verdade em benefício de um filho, por exemplo. Elas defendem um filho até a injustiça. É muito difícil alguém escapar, uma mulher escapar da sua semelhança com a própria mãe”, contou Manoel ao “Fantástico” em 2014.
O autor Manoel Carlos
Cedoc/TV Globo
Outras marcas do autor em suas novelas são o Rio de Janeiro como cenário e o mergulho em conflitos familiares.
“Dizem que eu faço uma dramaturgia realista, naturalista, mas eu não acho nada disso. Procuro apenas fazer uma coisa verossímil. O amor se parece em todas as línguas, todos os países. O ódio, a inveja, o ciúme. E eu retrato só essas coisas, entende? E isso tudo existe em qualquer família. Eu ouço muito conversa em café, em bar, e tudo se parece”, explicou ele em entrevista à Globo News em 2016.
Além disso, ele também motivava ações socioeducativas, abordando temas como campanhas para doação de medula, contra o alcoolismo, violência contra a mulher, preconceito e inclusão social.
“Situo as minhas novelas no Rio de Janeiro. Faço coisas muito fortes, sob um céu muito azul. As tragédias e os dramas acontecem, mas o dia está lindo. A praia e o espírito carioca dão uma coloração rosa ao contexto cinzento. E o público acaba absorvendo as tramas de uma maneira mais leve”, afirmou o autor em entrevista ao Memória Globo.
Em 1991, Maneco levou para a TV a novela “Felicidade”, que começou a esboçar 12 anos antes. A trama foi inspirada em diversos contos de Aníbal Machado e levava a segunda Helena de Maneco, interpretada por Maitê Proença.
Em 1995, mais uma Helena aparecia na tela em “História de Amor”. A personagem de Regina Duarte integrava um triângulo amoroso e era apaixonada por Carlos Alberto (José Mayer), um médico casado com sua rival, Paula (Carolina Ferraz). A autor já afirmou que escreveu a novela paras as duas atrizes.
Três anos depois, levou a história de uma mãe que abre mão de seu filho em nome de outra filha, na novela “Por amor”. Novamente, Helena foi interpretada por Regina Duarte.
Outra história de sacrifício materno que marcou a carreira de Maneco foi em “Laços de Família” (2000). Na trama, Vera Fischer viveu Helena, uma mãe que que descobre que sua filha está com leucemia e que a única forma de salvá-la era gerar um filho do mesmo pai da garota. Porém, ela não ama mais o homem.
A novela traz uma das cenas mais marcantes das novelas de Maneco: o momento em que Carolina Dieckmann, intérprete de Camila, raspa o cabelo. O autor afirmou que escreveu a personagem especialmente para a atriz.
Com a novela, Maneco venceu vários prêmios como Troféu Imprensa, Troféu Internet e Prêmio Extra de Televisão.
Em ‘Mulheres Apaixonadas’ (2003), Maneco exaltou a força feminina e colocou Christiane Torloni como sua Helena.
“Acho que a mulher move o mundo, não só pelo fato dela ser geradora do ser humano, mas porque eu acho a mulher mais forte, mais sofrida, e injustiçada. Tem mais dificuldade na vida e no trabalho e ela faz disso uma fortaleza”, explicou o autor ao falar sobre a novela.
Em 2006, trouxe Regina Duarte para sua terceira Helena. Desta vez, uma médica em “Páginas da Vida”.
Três anos depois, estreou “Viver a Vida”, com Taís Araújo estrelando a primeira Helena negra de Maneco. A atriz interpretava uma top model internacional que, no auge da carreira, largava a profissão para se casar com Marcos (José Mayer), que tem uma filha que luta para se recuperar de um acidente que a deixou paraplégica.
A última Helena de Maneco foi a herdeira de sua primeira musa: o autor convidou Julia Lemmertz, filha de Lilian Lemmertz, para estrelar “Em Família” (2014).

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas lamentam morte de Manoel Carlos; veja a repercussão
Entretenimento23 segundos ago

Artistas lamentam morte de Manoel Carlos; veja a repercussão

De ‘Laços de Família’ a ‘Mulheres Apaixonadas’: 7 novelas para entender a importância de Manoel Carlos
Entretenimento29 minutos ago

De ‘Laços de Família’ a ‘Mulheres Apaixonadas’: 7 novelas para entender a importância de Manoel Carlos

Flagrante de furto de milho termina em briga e dois homens detidos
Noticias42 minutos ago

Flagrante de furto de milho termina em briga e dois homens detidos

EUA cogitam retirar mais sanções econômicas contra a Venezuela na próxima semana, diz agência
Economia52 minutos ago

EUA cogitam retirar mais sanções econômicas contra a Venezuela na próxima semana, diz agência

Trump diz que Estados Unidos “estão prontos para ajudar o Irã”
Internacional1 hora ago

Trump diz que Estados Unidos “estão prontos para ajudar o Irã”

Jovem que sofreu descarga elétrica ao furtar fiação está internado
Noticias2 horas ago

Jovem que sofreu descarga elétrica ao furtar fiação está internado

'Vai matar a agricultura': produtores europeus protestam após aval da UE para acordo com Mercosul
Economia2 horas ago

'Vai matar a agricultura': produtores europeus protestam após aval da UE para acordo com Mercosul

Vitória e Atlético-BA abrem Campeonato Baiano com empate sem gols
Esporte2 horas ago

Vitória e Atlético-BA abrem Campeonato Baiano com empate sem gols

CEO de petroleira dos EUA a Trump: “é inviável investir na Venezuela”
Internacional2 horas ago

CEO de petroleira dos EUA a Trump: “é inviável investir na Venezuela”

Van do Emprego oferece serviços em Sorocaba a partir de segunda-feira; confira programação
Noticias3 horas ago

Van do Emprego oferece serviços em Sorocaba a partir de segunda-feira; confira programação

O Agente Secreto chega melhor que Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro?
Entretenimento3 horas ago

O Agente Secreto chega melhor que Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro?

Trump assina decreto para proteger receita do petróleo venezuelano mantida em contas nos EUA
Economia3 horas ago

Trump assina decreto para proteger receita do petróleo venezuelano mantida em contas nos EUA

Maioria planeja reaproveitar material escolar na volta às aulas
Noticias4 horas ago

Maioria planeja reaproveitar material escolar na volta às aulas

Dores lombares tiram João Fonseca de mais um torneio na Austrália
Esporte4 horas ago

Dores lombares tiram João Fonseca de mais um torneio na Austrália

Decisão de deixar custódia de embaixada em Caracas tem motivos, mas também é recado a governo Milei
Economia4 horas ago

Decisão de deixar custódia de embaixada em Caracas tem motivos, mas também é recado a governo Milei

Acordo Mercosul-UE está alinhado a objetivos ambientais, diz ministra
Internacional4 horas ago

Acordo Mercosul-UE está alinhado a objetivos ambientais, diz ministra

Secretário executivo é nomeado ministro interino da Justiça
Noticias5 horas ago

Secretário executivo é nomeado ministro interino da Justiça

Lucas Pinheiro garante outra prata na Copa do Mundo de esqui alpino
Esporte5 horas ago

Lucas Pinheiro garante outra prata na Copa do Mundo de esqui alpino

União Europeia confirma aprovação do acordo com o Mercosul
Economia5 horas ago

União Europeia confirma aprovação do acordo com o Mercosul

'Não quero fazer nada que reforce estereótipos de latinos', diz Wagner Moura ao 'The New York Times'
Entretenimento5 horas ago

'Não quero fazer nada que reforce estereótipos de latinos', diz Wagner Moura ao 'The New York Times'

Inpe confirma redução de desmatamento na maioria dos biomas em 2024
Noticias6 horas ago

Inpe confirma redução de desmatamento na maioria dos biomas em 2024

Acordo Mercosul-UE: Lula comemora aprovação pela parte europeia
Economia6 horas ago

Acordo Mercosul-UE: Lula comemora aprovação pela parte europeia

Grupo Gilsons lança o segundo álbum de estúdio em fevereiro e estreia turnê em abril na Bahia depois de ‘ano difícil’
Entretenimento6 horas ago

Grupo Gilsons lança o segundo álbum de estúdio em fevereiro e estreia turnê em abril na Bahia depois de ‘ano difícil’

Inmet emite alerta de tempestade e vento na Região Sul
Noticias7 horas ago

Inmet emite alerta de tempestade e vento na Região Sul

Ator Timothy Busfield é acusado de abuso sexual infantil
Entretenimento7 horas ago

Ator Timothy Busfield é acusado de abuso sexual infantil

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional6 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias6 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia6 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política6 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia6 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia6 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação6 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias6 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional3 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia5 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias6 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional6 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política6 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia6 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias6 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política6 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional6 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política6 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento6 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional6 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento6 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia6 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias6 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias6 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri