Connect with us

Educação

O método Paulo Freire alicia estudantes para a seita woke

Published

on

O método Paulo Freire alicia estudantes para a seita woke



Este artigo é um recorte do livro “Escola Woke: Como o Método Paulo Freire foi retrofitado para os dias de hoje”, de Anamaria Camargo.

Pais e mães brasileiros têm cada vez menos liberdade para fazer reais escolhas para a educação de seus filhos. Embora os mais atingidos sejam obviamente aqueles que não podem pagar por uma escola privada, eles não são os únicos, uma vez que, mesmo na rede privada, a diversidade de oferta curricular tem sido continuamente tolhida. Afinal, os currículos de todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam incluir os objetivos de aprendizagem estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pior: os cursos de formação de todos os professores, de todas as escolas, públicas ou privadas, devem obrigatoriamente seguir currículos chancelados pelo Ministério da Educação (MEC).

Embora ainda existam materiais didáticos abertamente enviesados por conteúdos “marxistas raiz”, eles não representam o maior risco porque são transparentes, fáceis de apontar. Já a linguagem woke, por seu lado, manifesta-se em palavras e expressões que conhecemos, mas cujos significados foram corrompidos sem que a maioria de nós se desse conta. Diversidade, empatia, inclusão, equidade, resiliência, democracia, sustentabilidade, bem-estar, tolerância e direitos humanos são apenas alguns exemplos. Deturpados, tais termos estão presentes em documentos oficiais de órgãos do governo brasileiro que determinam abordagens educacionais, conteúdos curriculares, formação docente e políticas de combate à violência nas escolas, entre outros.

É importante lembrar que nem todos os que usam a linguagem woke em contextos educacionais o fazem com intuito de enganar ou manipular. Muitos professores simplesmente não aprenderam outra forma de falar sobre o seu trabalho senão através de algum arremedo de pedagogia neomarxista e doutrina woke. Por isso, pais e mães precisam ser capazes de questionar mesmo pessoas insuspeitas e provavelmente bem-intencionadas, como o coordenador acadêmico que pretende levar adiante um projeto interdisciplinar que mistura matemática e racismo ou a diretora que adota políticas disciplinares, talvez estranhas ao que você considere de bom senso, para lidar com alunos violentos.

Dito isso, que não restem dúvidas: há também professores e gestores educacionais que não ignoram a manipulação, mas se sentem legitimados em assim agir porque são movidos pela “missão” de despertar a “consciência crítica” de crianças e adolescentes para que “transformem o mundo” segundo os cânones da doutrina woke. São aqueles que leram os textos sagrados de Paulo Freire, de onde pinçam os trechos que regurgitam para embasar as práticas pedagógicas atuais. Refiro-me aqui principalmente ao Método Paulo Freire, que foi retrofitado para os dias de hoje e cuja linguagem e relações com o wokismo vamos desvelar.

O wokismo é, antes de tudo, uma seita totalitária, coletivista e fundamentalista e, apesar da tão defendida laicidade do ensino estatal, está presente, em maior ou menor grau, em todas as escolas públicas brasileiras. É evidente que pais e mães woke devem poder acessar escolas privadas cuja missão seja explicitamente woke. Por outro lado, não há como justificar que sejam impostos a escolas públicas e privadas, laicas ou confessionais tradicionais, o proselitismo e os ensinamentos de uma doutrina sectária que explicitamente refuta os valores judaico-cristãos e a epistemologia ocidental, que tem por fundamentos a racionalidade e a lógica.

Levada a cabo através da formação docente, dos documentos curriculares, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que orienta os conteúdos escolares, e da compulsoriedade da frequência a escolas chanceladas pelo MEC para crianças dos 4 aos 17 anos, tal imposição representa um poderoso entrave à liberdade de escolha educacional. Impede pais e mães de exercerem não apenas o direito de garantir um ensino robusto, baseado na racionalidade das ciências e na profundidade estética da literatura e da arte, como também o direito de transmitir os seus valores morais e/ou religiosos aos seus filhos. Mesmo que não saibamos até que ponto as determinações expressas nos documentos da política educacional do Estado de fato se concretizam nas salas de aula, não há dúvida quanto à intenção de fazer com que professores doutrinem crianças e adolescentes conforme os dogmas woke. Exercer o protagonismo que lhes cabe na educação dos seus filhos e o direito de escolher para eles uma escola que não seja woke depende, em primeiro lugar, que pais e mães sejam capazes de identificar as práticas e, principalmente, a linguagem da Escola Woke, para, então, reagir pontualmente ou por meio de movimentos de base comprometidos com o fim da hegemonia woke imposta pelo Estado nas escolas brasileiras.

A ideia aqui é discernir os termos usados nesses documentos, contextualizando-os e referenciando-os, para que restem claras as intenções de quem os produziu. A partir desse entendimento, será possível identificar linguagem semelhante no contexto escolar dos seus filhos, na mídia e nas propostas de, assim intitulados, especialistas em educação mais interessados na disseminação do wokismo do que na educação em si mesma. Dessa forma, pais, mães e cidadãos em geral estarão mais bem posicionados para reagir.

O que é o wokismo

De maneira bem resumida, o wokismo é a seita baseada na crença de que todas as relações sociais e tudo o que a sociedade produz resultam da ação, consciente ou não, de grupos que desejam manter os sistemas de poder que os beneficiam, às custas de grupos oprimidos, marginalizados. Esses sistemas de poder, tais como o racismo estrutural e a homofobia, reforçam os privilégios de uns, enquanto impõem barreiras a outros, conforme suas identidades. Como as pessoas têm múltiplas identidades — por exemplo, raça/etnia, sexo, orientação sexual, religião, aparência gorda ou magra, capacidade física e mental etc. —, elas são mais ou menos oprimidas ou mais ou menos opressoras conforme as interseções de suas identidades com os sistemas de poder. Essas interseções definem a posicionalidade de cada um. Assim, supostamente, a experiência de opressão de uma mulher negra heterossexual é diferente da de uma mulher negra homossexual, e a de uma mulher negra homossexual magra, diferente da de uma mulher negra homossexual gorda, e assim por diante.

O sectário woke refere-se a essa crença como consciência crítica, e, para ele, quem a possui — quem “acordou” — tem como missão transformar a sociedade ocidental, fundada em valores judaico-cristãos, em uma sociedade fundada na justiça social. Representa entender sua posicionalidade e nela basear e justificar todas as suas ações e relações. A partir dessa autoconsciência, cabe ao sectário engajar-se como ativista, ou, pelo menos, como aliado, na luta contra as ideologias que mantêm os tais sistemas de poder. Supostamente, é a adesão cega a essas ideologias — principalmente a supremacia branca, o patriarcado e a cis-heteronormatividade — que garantem a reprodução do status quo através de instituições como família, religião e educação. A Escola Woke é, portanto, no seu sentido primeiro, aquela cuja missão fundamental é (de)formar crianças e jovens, transformando-os em ativistas e aliados.

Conforme pretendo demonstrar ao longo deste livro, Paulo Freire, ainda que megalomaníaco, provavelmente não supôs que influenciaria a formação de uma seita como o wokismo, hoje absolutamente hegemônico nas instituições educacionais do mundo ocidental. A presença de Freire é, no entanto, indiscutível. Referências implícitas ou explícitas ao seu pensamento estão em diversos cursos de formação universitária e nos critérios para financiamento de pesquisas pretensamente científicas — não apenas na área de Educação e das Humanidades em geral. Estão também em documentos da Unesco que embasam metas globalistas com as quais o Brasil se comprometeu e em planos nacionais e estaduais de educação.

Criticamente, estão nas salas de aulas, onde o Método Paulo Freire, uma vez repaginado (retrofitado) em abordagens pretensamente pedagógicas, é utilizado para o aliciamento de crianças e adolescentes para a seita woke. Ainda que não seja possível provar que o wokismo não existiria sem Paulo Freire, parece claro que, sem a sua influência, provavelmente o wokismo seria muito menos nefasto.

Anamaria Camargo é mestre em Educação pela Universidade de Hull, na Inglaterra, e diretora-executiva do Instituto Livres pra Escolher.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nvidia é a primeira empresa da história a atingir US$ 5 trilhões em valor de mercado
Noticias45 segundos ago

Nvidia é a primeira empresa da história a atingir US$ 5 trilhões em valor de mercado

Projeto no Rio forma guardiões de cavalos-marinhos de 12 a 14 anos
Noticias2 minutos ago

Projeto no Rio forma guardiões de cavalos-marinhos de 12 a 14 anos

Handebol: Brasil fecha 1ª fase do Mundial com 100% de aproveitamento
Esporte13 minutos ago

Handebol: Brasil fecha 1ª fase do Mundial com 100% de aproveitamento

Refinaria Abreu e Lima: ampliação vai dobrar capacidade produtiva, criar usina fotovoltaica e cerca de 10 mil empregos, diz Petrobras
Economia20 minutos ago

Refinaria Abreu e Lima: ampliação vai dobrar capacidade produtiva, criar usina fotovoltaica e cerca de 10 mil empregos, diz Petrobras

BTV, Red Play e mais: Justiça derruba 22 apps de streaming ilegal
Noticias1 hora ago

BTV, Red Play e mais: Justiça derruba 22 apps de streaming ilegal

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Noticias1 hora ago

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran

São Paulo conquista edição 2025 das Paralimpíadas Escolares
Esporte1 hora ago

São Paulo conquista edição 2025 das Paralimpíadas Escolares

MP junto ao TCU pede que Corte acompanhe empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios
Economia1 hora ago

MP junto ao TCU pede que Corte acompanhe empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios

'Guerreiros do Sol' vence o prêmio Rose d’Or Awards na categoria de melhor telenovela
Entretenimento2 horas ago

'Guerreiros do Sol' vence o prêmio Rose d’Or Awards na categoria de melhor telenovela

‘As pessoas estão perdidas’: brasileira traduz caos da IA e viraliza
Noticias2 horas ago

‘As pessoas estão perdidas’: brasileira traduz caos da IA e viraliza

Veja como consultar os locais da prova discursiva do CNU 2025
Noticias2 horas ago

Veja como consultar os locais da prova discursiva do CNU 2025

Semana de Economia Brasileira resgata avanços dos últimos 40 anos
Economia2 horas ago

Semana de Economia Brasileira resgata avanços dos últimos 40 anos

CNH sem autoescola: o que muda para tirar a carteira? Como serão as aulas teóricas? Veja perguntas e respostas
Economia3 horas ago

CNH sem autoescola: o que muda para tirar a carteira? Como serão as aulas teóricas? Veja perguntas e respostas

RJ: Ministério Público denuncia irregularidades em Operação Contenção
Noticias4 horas ago

RJ: Ministério Público denuncia irregularidades em Operação Contenção

Gilberto Gil vai cair no samba de Zeca Pagodinho em prêmio que celebra obra do intérprete de ‘Deixa a vida me levar’
Entretenimento4 horas ago

Gilberto Gil vai cair no samba de Zeca Pagodinho em prêmio que celebra obra do intérprete de ‘Deixa a vida me levar’

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global
Economia4 horas ago

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

IA no Piauí: Disciplina obrigatória na rede pública
Noticias5 horas ago

IA no Piauí: Disciplina obrigatória na rede pública

Fuvest divulga lista de aprovados e locais de provas para 2ª fase
Noticias5 horas ago

Fuvest divulga lista de aprovados e locais de provas para 2ª fase

Petrobras eleva em 3,8% preço do querosene de aviação em dezembro
Economia5 horas ago

Petrobras eleva em 3,8% preço do querosene de aviação em dezembro

Polícia prende homem que atropelou e arrastou mulher em São Paulo
Noticias6 horas ago

Polícia prende homem que atropelou e arrastou mulher em São Paulo

Alceu Valença explica sucesso de suas músicas ‘de pai para filho’: ‘Estavam no inconsciente’
Entretenimento6 horas ago

Alceu Valença explica sucesso de suas músicas ‘de pai para filho’: ‘Estavam no inconsciente’

Contran aprova novas regras da CNH e acaba com aulas obrigatórias em autoescolas
Economia6 horas ago

Contran aprova novas regras da CNH e acaba com aulas obrigatórias em autoescolas

Olimpíada do Tesouro Direto abre inscrições para escolas
Noticias7 horas ago

Olimpíada do Tesouro Direto abre inscrições para escolas

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo
Economia8 horas ago

Pagamento por aproximação passa a ser usado no Metrô de São Paulo

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda
Noticias8 horas ago

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional5 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias5 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia5 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política5 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia5 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política4 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia5 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias5 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação5 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional2 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia4 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional5 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias5 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia5 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política5 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política5 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias5 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional5 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política5 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional5 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento5 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento5 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia5 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias5 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias5 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri