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6 horas agoon
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Propaganda vai aparecer no Status, área parecida com o Stories do Instagram. Segundo a plataforma, conversas não serão usadas para direcionar anúncios. WhatsApp anuncia anúncios no Status e canais com conteúdo pago
Divulgação/WhatsApp
O WhatsApp vai exibir anúncios no Status, área parecida com o Stories do Instagram. Além disso, canais poderão cobrar usuários por acesso a conteúdo exclusivo e pagar para terem mais destaque nas sugestões do aplicativo.
As mudanças se concentram na aba “Atualizações” e começam a ser liberadas nesta segunda-feira (16). Não haverá anúncios na aba “Conversas” e, segundo o WhatsApp, suas mensagens não serão usadas para direcionar propaganda.
O chefe global do WhatsApp, Will Cathcart, afirmou em entrevista exclusiva ao g1 que a plataforma quer garantir a todos que nada mudará em relação à privacidade e que o conteúdo compartilhado por usuários continuará sendo protegido por criptografia.
Ainda de acordo com o WhatsApp, seu número de telefone nunca será vendido ou compartilhado com anunciantes.
“Não podemos segmentar anúncios com base no que você diz ou em quais amigos você envia mensagens. Os anúncios serão baseados em como você usa a aba ‘Atualizações'”, afirmou.
Dos 3 bilhões de usuários em todo o mundo, 1,5 bilhão acessam a aba “Atualizações” diariamente, segundo o WhatsApp. A plataforma diz que os anúncios devem ajudar empresas e canais a chegaram num público maior.
“Há muitas empresas pequenas que não têm site ou aplicativo. Elas usam o WhatsApp para se comunicar com clientes”, disse Cathcart. “Queremos dar a elas a opção de alcançar pessoas que não estão em sua rede”.
Como serão os anúncios no WhatsApp
A propaganda no WhatsApp vai aparecer para quem acessa o que contatos postam no Status, que fica na aba “Atualizações”. O aplicativo mostrará conteúdo de empresas entre essas publicações.
Apesar de não saber o que você fala no aplicativo, o WhatsApp pode identificar quais são seus interesses a partir dos canais que você segue e em como você vai interagir com anúncios.
A propaganda também poderá considerar informações técnicas, como o modelo do seu celular, o tipo da sua conexão à internet e a sua localização geral (por exemplo, cidade e país, e não o endereço exato).
Outra fonte de informações sobre usuários é a Central de Contas, usada para integrar perfis de plataformas da Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp). Se você tem essa opção ativada, o aplicativo usará dados das suas outras contas para direcionar anúncios.
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Conteúdo pago em canais
O recurso de conteúdo pago em canais será liberado para um grupo selecionado antes de ficar disponível para todos.
Os administradores poderão definir os preços das assinaturas por conteúdo exclusivo nos canais. O pagamento será feito nas lojas de aplicativos do Google e da Apple, que cobram comissão por transações.
“Administradores estão expandindo seus canais e pensam neles como um negócio”, disse Cathcart. “Queremos oferecer mais ferramentas e, para alguns criadores de canais, a assinatura paga fará sentido”.
O WhatsApp tem regras contra conteúdo ilegal em canais. Com as assinaturas pagas, o aplicativo precisará evitar se tornar uma fonte de renda para quem compartilha esse tipo de material.
Segundo o chefe global do WhatsApp, a plataforma terá processos para garantir que administradores estejam de acordo com suas políticas. “Trabalharemos arduamente para tentar impedir que alguém faça uso indevido do sistema”, afirmou.
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