Connect with us

Política

Você sente que o mundo e o Brasil estão mudando muito rápido? Historiadores têm uma explicação

Published

on

Você sente que o mundo e o Brasil estão mudando muito rápido? Historiadores têm uma explicação




Valdo: Trump não autorizou diálogo da Casa Branca com o Brasil
A impressão de que o mundo atravessa, simultaneamente, guerras, colapsos climáticos, revoluções tecnológicas e conflitos políticos não é apenas sensação: é o que historiadores definem como uma aceleração da história — um período em que múltiplos processos globais se desdobram de forma interligada, intensa e imprevisível.
➡️Alguns dos fenômenos que ajudam a explicar a sensação de que o mundo chegou a um ponto de virada:
Guerras comerciais patrocinadas pelos EUA e disputa com a China
Tensões dentro das democracias liberais ocidentais
Ascensão da extrema-direita e de líderes antissistema
Conflitos armados em diversas regiões, inclusive dentro da Europa
Polarização política intensa e globalizada
Disputas culturais e avanço de guerras ideológicas
Crise climática e aumento de eventos extremos
Revolução da inteligência artificial e seus impactos no mercado de trabalho
“É um cenário de incerteza em relação ao presente e mais ainda em relação ao futuro. Considero a sensação parecida com a vivida durante a Segunda Guerra Mundial. Múltiplos atores aparecem no jogo internacional, e não há clareza sobre o que será o dia de amanhã”, diz o historiador Carlos Vidigal, da Universidade de Brasília (UnB).
Essa percepção se fortalece pela dinâmica do mundo atual. Em um planeta globalizado, decisões econômicas, conflitos militares, avanços tecnológicos e lutas ideológicas se retroalimentam e reverberam simultaneamente, impactando a vida de bilhões de pessoas.
O fim da história?
Em 1991, após o colapso da União Soviética, o historiador americano Francis Fukuyama formulou uma ideia que marcou época: a vitória da democracia liberal ocidental significaria o “fim da história” — não no sentido literal, mas como o ponto final das grandes disputas ideológicas globais.
➡️Três décadas passadas, a realidade mostra o oposto. A queda da URSS criou novos polos de instabilidade, reacendeu disputas de influência e produziu um mundo mais fragmentado. Hoje, a ideia de Fukuyama é reavaliada à luz de conflitos como a invasão da Ucrânia pela Rússia, o surgimento de potências autocratas como China e Rússia e o desgaste da democracia liberal em vários países.
Além de anunciar ‘tarifaço’ para Canadá e México, Trump afirmou que ainda está estudando medida semelhante para a China.
Getty Images via BBC
➡️Em 2022, o próprio Fukuyama voltou ao debate com o livro “Liberalism and Its Discontents” (Liberalismo e seus descontentes, em tradução livre), no qual faz uma revisão crítica de suas ideias anteriores.
Inspirando-se no ensaio de Freud “O mal-estar na civilização”, o autor reconhece que o liberalismo falhou, nas últimas décadas, em atender às expectativas de justiça social — o que contribuiu tanto para o avanço de líderes populistas à direita quanto para o descontentamento crescente entre setores da esquerda.
O cientista político Murilo Medeiros afirma que as sociedades carregam cada vez mais o “sentimento de exclusão e insatisfação” em relação às instituições democráticas.
Segundo o especialista, esta emoção é transformada em apoio por alguns grupos por meio de ento de exclusão e insatisfação” sobre as instituições democráticas frequentemente é usado para “retóricas emocionais, como medo, a raiva, a criação do inimigo externo”.
“Com o descrédito das elites, a polarização ganhou terreno entre diferentes grupos ideológicos. E tal cenário alimentado por sentimentos de exclusão e por uma busca maior de controle popular sobre as decisões políticas”, afirma Murilo Medeiros.

Guerras e militarização
O uso da força voltou ao centro da política internacional. A invasão da Ucrânia pela Rússia, os conflitos no Oriente Médio e o aumento das tensões no mar do Sul da China refletem uma nova era de expansão militar, muitas vezes comandada por líderes populistas com discurso nacionalista.
“Vamos assistir a uma nova corrida por armas e tecnologias militares. A preparação para a guerra se tornou explícita”, afirma o historiador Antônio Barbosa, da UnB.
Em 2025, segundo a Academia de Genebra, universidade suíça, havia 110 conflitos armados ativos no mundo — com maior incidência no Oriente Médio e na África. Um dos episódios mais recentes foi o ataque de Israel ao Irã, em junho, sob a justificativa de neutralizar uma ameaça nuclear.
Guerra da Ucrania
GETTY IMAGES
Blocos econômicos e disputas comerciais
Em paralelo aos conflitos, disputas comerciais e tecnológicas também remodelam a ordem global. Os Estados Unidos, sob a presidência de Donald Trump, têm adotado tarifas e sanções unilaterais como estratégia de contenção ao avanço chinês e para reafirmar sua hegemonia.
“A globalização interconecta todos os fatores”, explica o cientista político Joscimar Silva, também da UnB. “Um exemplo claro são os blocos econômicos, que atuam de forma coordenada para defender interesses comuns e redesenham o cenário geopolítico”, analisa o professor.
Ao mesmo tempo, alianças econômicas no Sul Global se fortalecem – países em desenvolvimento se organizam em blocos, como o Brics. Isso enfraquece cada vez mais a posição hemegônica dos Estados Unidos e estimulam uma ordem multipolar no mundo.
O Brasil, por exemplo, negocia acordos com União Europeia, China e países africanos, tentando ampliar sua margem de manobra geopolítica.
“O que os EUA fazem é conter a ascensão da China. Mas a potência asiática já desenvolveu tecnologias que superam as ocidentais e conquista mercados com rapidez”, diz Antônio Barbosa.
A força da China e a resposta russa
A China cresceu 5,2% no segundo trimestre de 2025, mesmo em meio à guerra comercial com os Estados Unidos. Em parceria com a Rússia, Pequim propõe um modelo alternativo à democracia liberal ocidental.
“Putin e Xi Jinping promovem a ideia de que regimes autocráticos garantem maior eficiência e coesão. Essa será uma disputa ideológica central nas próximas décadas”, avalia Felipe Loureiro, professor de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.
Putin, por exemplo, age para restabelecer o prestígio russo com base em narrativas históricas, expansionismo territorial e no fortalecimento da própria figura como líder absoluto. A anexação da Crimeia, a invasão da Ucrânia e a atuação militar em países vizinhos fazem parte desse projeto.
Brasil e China firmam parceria que prevê ferrovia ligando Atlântico e Pacífico
Polarização, identidade e disputa cultural
No plano interno dos países, o avanço de lideranças autoritárias, a polarização nas redes e o crescimento de movimentos identitários reconfiguram o ambiente político.
“Movimentos sociais surgem buscando direitos, mas também são capturados por discursos de guerra cultural por parte da extrema direita”, afirma Antônio Barbosa.
A disputa gira entre uma agenda de costumes conservadora e demandas progressistas por igualdade e diversidade — o que intensifica o clima de confronto em países como Brasil, Argentina, Estados Unidos, Hungria e Itália.
“A liderança populista surfa na onda do medo, da desinformação e da nostalgia de um passado hierárquico. As redes sociais reforçam as bolhas e simplificam debates profundos”, analisa o antropólogo Ismael Silva, da UnB.
Revolução tecnológica e o futuro do trabalho
A inteligência artificial (IA) e a automação impõem um novo salto civilizacional. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2030, 92 milhões de empregos podem desaparecer, mas 170 milhões de novas vagas devem surgir — exigindo maior qualificação e reestruturação do mercado de trabalho.
Segundo o historiador Carlos Vidigal, da UnB, o acesso desigual à tecnologia pode ampliar abismos sociais. E a regulação da IA, se vier, terá de ser construída em colaboração com os setores produtivos e os governos — sob risco de ampliar ainda mais a instabilidade global.
“Esse padrão se repete desde a Primeira Revolução Industrial. Mas agora, a desigualdade pode se aprofundar ainda mais”, alerta Vidigal.
Um novo ponto de inflexão
O “fim da história” previsto por Fukuyama não se concretizou. Em vez disso, o mundo assiste a uma nova disputa por poder, tecnologia, recursos e narrativas.
Democracias passam por crises de identidade e autocracias se fortalecem, entre o Ocidente e modelos alternativos, entre o passado que resiste e um futuro em redefinição.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Piloto acusado de agredir jovem no DF ficará preso em sala especial
Noticias4 minutos ago

Piloto acusado de agredir jovem no DF ficará preso em sala especial

UE mira novos acordos comerciais diante das tarifas de Trump
Economia20 minutos ago

UE mira novos acordos comerciais diante das tarifas de Trump

Saiba como melhorar a qualidade do sono
Noticias1 hora ago

Saiba como melhorar a qualidade do sono

Latinos eleitores de Trump se dizem desiludidos: ‘Preços não caíram’
Economia1 hora ago

Latinos eleitores de Trump se dizem desiludidos: ‘Preços não caíram’

Moltbook: a rede social de agentes de IA que humanos só podem observar
Noticias2 horas ago

Moltbook: a rede social de agentes de IA que humanos só podem observar

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição
Noticias2 horas ago

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição

Turismo rural encanta quem é da cidade e gera renda no campo
Economia2 horas ago

Turismo rural encanta quem é da cidade e gera renda no campo

Brasil e Argentina decidem Copa América de Futsal neste domingo
Esporte3 horas ago

Brasil e Argentina decidem Copa América de Futsal neste domingo

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões
Noticias3 horas ago

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 130 milhões

Laranja: chuvas derrubam qualidade das frutas e esfriam mercado paulista em janeiro, analisa USP
Economia3 horas ago

Laranja: chuvas derrubam qualidade das frutas e esfriam mercado paulista em janeiro, analisa USP

Empreendedora vende macarrão e nhoque nas areias de Praia Grande, SP
Noticias4 horas ago

Empreendedora vende macarrão e nhoque nas areias de Praia Grande, SP

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco
Economia4 horas ago

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Coordenador da Defesa Civil será o novo secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública de SP, decide Tarcísio
Noticias5 horas ago

Coordenador da Defesa Civil será o novo secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública de SP, decide Tarcísio

Plantas aromáticas são cultivadas para produção de óleos essenciais
Economia5 horas ago

Plantas aromáticas são cultivadas para produção de óleos essenciais

Corinthians e Arsenal jogam em Londres pelo sonho do título mundial
Esporte6 horas ago

Corinthians e Arsenal jogam em Londres pelo sonho do título mundial

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de fevereiro de 2026
Noticias6 horas ago

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de fevereiro de 2026

Maria Bethânia pode fazer história hoje e se tornar a primeira cantora de MPB com estatueta do Grammy na estante
Entretenimento6 horas ago

Maria Bethânia pode fazer história hoje e se tornar a primeira cantora de MPB com estatueta do Grammy na estante

Garoto apaixonado por cavalos coleciona premiações em provas de laço
Economia6 horas ago

Garoto apaixonado por cavalos coleciona premiações em provas de laço

Litoral de São Paulo esconde paraíso inexplorado com 'skincare natural', praia paradisíaca e ruínas históricas; conheça
Noticias7 horas ago

Litoral de São Paulo esconde paraíso inexplorado com 'skincare natural', praia paradisíaca e ruínas históricas; conheça

Os destinos do pênis bovino: do prato afrodisíaco na China a petiscos para pets no Brasil
Economia7 horas ago

Os destinos do pênis bovino: do prato afrodisíaco na China a petiscos para pets no Brasil

Extrema lança roteiros padronizados que valorizam natureza, cultura e sabores
Noticias8 horas ago

Extrema lança roteiros padronizados que valorizam natureza, cultura e sabores

Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros — e serão 11 em fevereiro
Economia8 horas ago

Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros — e serão 11 em fevereiro

Rio Tietê tem água escura e espuma em trecho turístico em Salto
Noticias9 horas ago

Rio Tietê tem água escura e espuma em trecho turístico em Salto

Brasil tem mais de 2 mil profissões com afastamentos por transtornos mentais; veja se a sua está na lista
Economia9 horas ago

Brasil tem mais de 2 mil profissões com afastamentos por transtornos mentais; veja se a sua está na lista

Grammy 2026: veja os artistas indicados, onde assistir e quais os shows do evento
Entretenimento10 horas ago

Grammy 2026: veja os artistas indicados, onde assistir e quais os shows do evento

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política7 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias7 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia6 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri