Connect with us

Entretenimento

'Vitória' tem Fernanda Montenegro poderosa em história real de idosa que filmou traficantes; g1 já viu

Published

on


Filme é sobre mulher que levou a prisão de criminosos e PMs. Drama dirigido por Andrucha Waddington, que assumiu projeto após morte de Breno Silveira, estreia nesta quinta (13). “Vitória” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (13) com diversos bons motivos para ser visto. Mas, entre eles, o melhor e o mais poderoso tem nome e sobrenome: Fernanda Montenegro. A atriz, aos 95 anos, mostra que ainda tem uma vontade e fôlego para não só atuar, como entregar grandes performances.
O filme se inspira no caso real de uma mulher que ajudou a desmontar um esquema criminoso na Zona Sul do Rio de Janeiro. “Vitória”, segundo filme Original Globoplay, é bem construído, conta com uma boa reconstituição de época e muitos momentos de tensão. Mas sua principal qualidade está na ótima construção de sua protagonista, não só por Fernanda, mas pelo roteiro.
Ela interpreta Nina, uma massagista veterana que vive num apartamento em Copacabana. Da janela de sua sala, ela começa a testemunhar crimes cometidos por bandidos que agem no local e tiram a sua paz e de outros moradores. Cada vez mais incomodada pela criminalidade, Nina resolve registrar as atividades criminosas gravando vídeos.
Assista ao trailer do filme “Vitória”
Ao levar suas fitas numa delegacia, ela inicialmente não é levada a sério pela polícia. Mas as coisas mudam depois que o repórter Flávio Godoy (Alan Rocha) se interessa pelo material e convence Nina a levar adiante sua denúncia. Mesmo com suas vidas em risco, eles não desistem de levar os bandidos à Justiça.
Uma estranha no ninho
Além da magnética atuação de Fernanda Montenegro, “Vitória” conta com um bom roteiro, escrito por Paula Fiuza. O projeto ainda tem a colaboração de Breno Silveira, a quem o filme é dedicado. O diretor de “2 Filhos de Francisco” estava no comando da produção quando morreu após um ataque cardíaco.
O texto, inspirado no livro “Dona Vitória Joana da Paz”, de Fábio Gusmão, acerta em ressaltar a coragem da protagonista. A personagem tem suas atitudes justificadas pela sensação de que não consegue se adequar ao ambiente cada vez mais dominado pela criminalidade.
A protagonista também é construída a partir de seu apego a Marcinho (Thawan Lucas), um menino de rua que a ajuda em algumas tarefas. Ele é o único que costuma frequentar seu apartamento, mesmo sendo visto com desconfiança por outros moradores.
Fernanda Montenegro e Thawan Lucas numa cena de ‘Vitória’, inspirado numa história real
Divulgação
Vale destacar ainda a boa direção de arte que reconstitui o Rio de 2005. Ela resgata objetos e equipamentos utilizados há cerca de 20 anos, como TVs de tubo e câmeras de vídeo de VHS. Esse cuidado faz o público ser transportado para a história com mais facilidade.
Outro acerto da produção é o uso de cenas externas, que ajudam na caracterização de Copacabana e vão além das imagens de cartão postal de suas praias. No longa, o bairro aparece com suas ruas cheias de veículos, suas várias galerias comerciais e muitas pessoas nas calçadas. Isso ajuda a dar mais veracidade à “geografia” do bairro, mesmo que algumas locações sejam em outros lugares do Rio. As cenas que no apartamento de Nina são feitas em estúdio, mas o cenário é bastante realista.
A direção de Andrucha Waddington, que assumiu o cargo após a morte de Breno Silveira, é boa, porém trivial. Ele não traz grandes inovações e se mostra mais preocupado em entregar um trabalho eficiente, mas pouco marcante. No entanto, uma sequência envolvendo Nina e os traficantes da região onde mora consegue ser acima da média pela sua conclusão inusitada, graças à boa condução do cineasta, que também é genro da estrela do filme.
A glória de Vitória
Quem já conhecia a história que inspirou a realização de “Vitória” pode ter estranhado a escalação de Fernanda Montenegro para viver a personagem baseada em Joana da Paz, a mulher que realizou a denúncia contra bandidos e até policiais corruptos. Isso se deve ao fato de Joana ser negra.
Nina (Fernanda Montenegro) mostra ao Flávio (Alan Rocha) onde está o perigo no filme ‘Vitória’
Divulgação
Mas o fato é que, quando a atriz indicada ao Oscar por “Central do Brasil” foi escalada para o papel, ninguém sabia como ela realmente era, pois Joana estava no programa de proteção a testemunhas. Sua verdadeira identidade só foi revelada após sua morte em 2023. Ao assistir ao filme, é possível que essa questão seja esquecida ou fique em segundo plano. Como ser contra a escalação de uma protagonista com atuação tão irretocável?
Presente em cerca de 90% das cenas, é impressionante como Fernanda Montenegro rouba todo o filme para si. A sensação é a de que todos do elenco estão ali para serem “escada” da atriz. Mas a coisa boa é que todos parecem se sentir bem estando nessa posição.
A começar por Alan Rocha, que interpreta o alter ego de Fábio Gusmão (que também teve sua etnia trocada no filme). Ele consegue transmitir empatia e preocupação com a protagonista. A performance mostra de forma orgânica os riscos que a dupla tem que enfrentar.
Linn da Quebrada, que vive Bibiana, vizinha da corajosa massagista, tem bons momentos do filme, como a cena em que ela e Nina dançam e se divertem num bingo clandestino. Em parceria comovente, as duas convencem quando precisam mostrar como nasce a amizade das duas.
Já o menino Thawan Lucas, visto em “Mussum – O Filmis”, chama a atenção porque precisa dar conta de uma grande transição dramática em seu personagem. Inicialmente, ele tem com a protagonista uma relação de amizade que pode até lembrar a que foi estabelecida em “Central do Brasil”, por exemplo. Mas aos poucos, as coisas vão mudando e chegam a um ponto que até surpreende pelas situações que começam a surgir entre eles. Essa transição só funciona porque Fernanda e Thawan entendem a complexidade das escolhas que ambos tomam.
Depois da consagração de Fernanda Torres e “Ainda estou aqui” (com a marcante participação de Fernandona), que culminou com o Oscar de Melhor Filme Internacional, o cinema brasileiro vive uma empolgação natural com as duas Fernandas. “Vitória” se beneficia disso. Ao final, uma certeza deve vir à mente de quem assistir: somos sortudos por termos esta atriz entre nós.
Cartela resenha crítica g1
g1

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias8 minutos ago

Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

Entretenimento28 minutos ago

Atriz belga Emilie Dequenne morre aos 43 anos vítima de um tipo raro de câncer | Pop & Arte

Noticias31 minutos ago

Trio é detido após roubar veículo de família e fazer mulher refém em Campinas | Campinas e Região

Entretenimento57 minutos ago

No dia dos 80 anos de Elis Regina, eis 80 gravações que atestam a grandeza da cantora, eterna saudade do Brasil | Blog do Mauro Ferreira

Internacional1 hora ago

Por que Trump deportou centenas de venezuelanos apesar de Justiça ter proibido

Noticias1 hora ago

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Entretenimento1 hora ago

Garota do momento hoje (17): veja o resumo desta segunda

Noticias2 horas ago

Imposto de Renda 2025: Receita espera mais de 400 mil declarações no Alto Tietê; veja dicas

Entretenimento2 horas ago

Mania de Você hoje (17): veja o resumo desta segunda

Noticias2 horas ago

Suspeito de envolvimento no desaparecimento de empresário é preso no litoral de SP | Santos e Região

Entretenimento2 horas ago

Volta por cima hoje (17): veja o resumo desta segunda

Noticias3 horas ago

Jovem finge ser gringo para vender balas e se diverte com reações dos clientes no litoral de SP; ASSISTA | Santos e Região

Política3 horas ago

Câmara entra em semana decisiva para definição das comissões temáticas; veja quais são as mais cobiçadas por partidos

Noticias3 horas ago

Prefeito de Ribeirão Pires nomeia pai, mãe e irmão como secretários e presidente de fundo; STF vai decidir se nepotismo abrange cargos políticos | São Paulo

Noticias4 horas ago

Como será maior unidade de biogás do país a partir de resíduos da produção de suco de laranja | Estação Agro

Entretenimento4 horas ago

‘Vale Tudo’: compare elenco da versão de 1988 com o atual | TV e Séries

Política4 horas ago

Governo deve apresentar ao Congresso nesta terça-feira projeto para isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil | Política

Noticias4 horas ago

Birigui realiza mutirão de vacinação gratuita contra raiva; veja como funciona o serviço

Entretenimento4 horas ago

Vivemos o auge das músicas de amor de mulheres para mulheres? Para cantora atração do Lolla, sim…

Noticias5 horas ago

Cidade mais rural do estado de SP tem 450km de estradas de terra e fica até 1 mês sem registrar mortes; entenda | Campinas e Região

Política5 horas ago

Lula diz a Alcolumbre e Motta que quer ter boa relação e, por isso, colocou 'mulher bonita' na articulação política

Internacional5 horas ago

Trump afirma que vai conversar com Putin na terça: ‘queremos ver se podemos acabar com essa guerra’ | Mundo

Noticias5 horas ago

Mulher é encontrada morta com sangramento no nariz no litoral de SP

Noticias6 horas ago

Homem é encontrado morto em cachoeira de Franca, SP

Política6 horas ago

Bolsonaro, irritado com movimento para rifá-lo, marca território e manda recado ao sugerir reeleição de Tarcísio

Internacional6 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional7 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento7 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional7 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política4 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional6 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional6 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional6 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional6 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento6 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Entretenimento6 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Entretenimento6 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional6 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional6 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional6 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional6 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional6 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Esporte4 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Economia3 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Política2 meses ago

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU