Connect with us

Internacional

VÍDEO: repórter é atingida por bala de borracha durante entrada ao vivo nos protestos em Los Angeles

Published

on

VÍDEO: repórter é atingida por bala de borracha durante entrada ao vivo nos protestos em Los Angeles


Jornalista australiana do canal ‘9news’ foi atingida na perna e não ficou ferida, segundo a emissora. Protestos contra política anti-imigração do governo Trump eclodiram no final de semana na Califórnia. Repórter australiana é atingida por bala de borracha durante protestos em Los Angeles
Uma repórter australiana foi atingida por uma bala de borracha enquanto cobria os protestos de Los Angeles, nos Estados Unidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
AO VIVO: Acompanhe as últimas atualizações dos protestos em Los Angeles
No domingo (8), Lauren Tomasi fazia uma entrada ao vivo no canal australiano “9news” para reportar a situação dos protestos quando foi atingida na perna. Seu cinegrafista registrou o momento: ela estava de costas para um cordão de policiais, quando um dos agentes olhou para ela, apontou sua arma e disparou. (Veja no vídeo acima)
“Lauren e seu cinegrafista estão bem e continuarão seu trabalho essencial cobrindo esses eventos. Esse incidente é um lembrete claro dos perigos inerentes que os jornalistas podem enfrentar ao cobrir protestos na linha de frente, reforçando a importância do papel que desempenham ao fornecer informações vitais”, disse a emissora australiana em comunicado.
Protestos contra batidas de agentes de imigração do governo do presidente Donald Trump eclodiram em Los Angeles durante o final de semana. O protesto foi crescendo e a tensão aumentou após a chegada de homens da Guarda Nacional enviados por Trump. Los Angeles tem forte presença de comunidades latinas. (Leia mais abaixo)
LEIA TAMBÉM:
Violência em Los Angeles: tensão aumenta com presença da Guarda Nacional e novos confrontos
SANDRA COHEN: Trump atropela governador da Califórnia e manda, à sua revelia, tropas para Los Angeles
FOTOS: protestos em Los Angeles têm confrontos, fogo em carros e presos
Tensão em protestos em Los Angeles
Manifestantes são retirados de rodovia em Los Angeles pela Guarda Nacional
Há três dias, Los Angeles vive protestos contra medidas de Trump para expulsar imigrantes ilegais. A cidade tem forte presença de comunidades latinas.
No domingo, homens encapuzados queimaram carros e foram reprimidos pelas forças de segurança com gás e balas de borracha. Houve ao menos 27 prisões, segundo o jornal Los Angeles Times.
Em uma rede social, Trump disse que “multidões violentas” estão atacando agentes federais. “A ordem será restaurada e os ilegais serão expulsos”, disse o presidente.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou o envio das tropas federais. Ele foi contra o uso dessas forças e disse que o presidente comete abuso de poder e quer acirrar o conflito. Newsom é do Partido Democrata, de oposição.
“Todos os governadores democratas concordam: as tentativas de Donald Trump de militarizar a Califórnia são um alarmante abuso de poder”, disse.
Carros queimados e novos confrontos
Manifestantes ateiam fogo em carros durante protesto contra as políticas de imigração de Trump
REUTERS/Daniel Cole
Horas após a chegada da Força Nacional, o centro de Los Angeles voltou a ser ocupado por uma marcha em defesa dos imigrantes.
Houve confrontos e carros foram incendiados. As forças de segurança usaram gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Segundo a agência de notícias AP, o confronto começou quando centenas de pessoas protestavam em frente a uma prisão. Segundo a Reuters, as tropas enviadas por Trump foram posicionadas ao redor de prédios do governo federal.
A rodovia 101, que corta Los Angeles, chegou ser totalmente bloqueada. Carros autônomos da Waymo, empresa da Alphabet (dona do Google), foram queimados.
A polícia de Los Angeles declarou que os protestos são “reuniões ilegais” e disse que foi atacada com pedras e garrafas.
Los Angeles registra confrontos com chegada da Guarda Nacional
Não é a primeira vez que Trump aciona a Guarda Nacional contra manifestações. Em 2020, ele pediu a governadores o envio de tropas a Washington D.C. para conter protestos após a morte de George Floyd.
Desta vez, porém, Trump age em oposição direta ao governador Newsom, que detém o controle sobre a Guarda Nacional da Califórnia.
O presidente disse que a federalização das tropas é necessária para “enfrentar a ilegalidade”. Newsom rebateu dizendo que a medida é “deliberadamente provocativa e só servirá para aumentar as tensões”.
Manifestante ergue cartaz contra agentes do ICE, órgão responsável pelo controle da imigração nos EUA
Daniel Cole/Reuters
Los Angeles tem novos protestos contra deportação de imigrantes após Trump mandar Guarda Nacional
Daniel Cole/Reuters
Veja, a seguir, o que diz a lei americana sobre a mobilização de forças federais.
O que diz a lei
Como será a atuação das tropas
Mobilização de tropas na história dos EUA
O que Trump já disse sobre o uso de militares
Manifestantes chutam um veículo da Patrulha de Fronteira em protesto em Paramount, na Califórnia, neste sábado (7)
Eric Thayer/AP
O que diz a lei
Em geral, forças militares federais não podem executar funções de segurança pública contra cidadãos americanos, exceto em emergências.
A principal base legal para ativar militares ou a Guarda Nacional em casos de rebelião é a Lei de Insurreição, de 1807.
Trump, no entanto, não invocou essa lei no sábado. Em vez disso, usou outra lei federal semelhante, que permite a federalização da Guarda Nacional em certas circunstâncias.
🚨 A Guarda Nacional é uma força híbrida, com função estadual e federal. Normalmente opera sob comando dos estados, com financiamento das administrações locais. Às vezes, os soldados são enviados para missões federais, ainda sob comando estadual, mas com recursos federais.
A lei citada por Trump permite que a Guarda seja colocada sob comando federal em três situações:
se os EUA forem invadidos ou estiverem sob ameaça de invasão;
se houver rebelião ou ameaça de rebelião contra a autoridade do governo federal;
ou se o presidente estiver impedido de “executar as leis dos Estados Unidos” com forças regulares.
No entanto, a mesma lei também afirma que essas ordens devem ser emitidas “por meio dos governadores dos estados.” Não está claro se o presidente pode mobilizar tropas da Guarda Nacional sem a ordem do governador estadual.
Voltar ao início.
Como será a atuação das tropas
O decreto de Trump afirma que as tropas terão um papel de apoio, protegendo os agentes do ICE (Imigração e Alfândega) durante o cumprimento da lei, e não realizando diretamente atividades de policiamento.
O professor especializado em justiça militar e segurança nacional Steve Vladeck, da Faculdade de Direito da Universidade de Georgetown, disse que isso acontece porque as tropas da Guarda não podem atuar como força policial a menos que Trump invoque formalmente a Lei de Insurreição.
Vladeck alertou que isso aumenta o risco de que os soldados acabem usando força no papel de “proteção” e que o movimento pode ser o início de uma mobilização mais agressiva no futuro.
“Não há nada que essas tropas possam fazer que os próprios agentes do ICE, contra quem os protestos são dirigidos, não possam fazer”, escreveu Vladeck em seu site.
Voltar ao início.
Mobilização de tropas na história dos EUA
📜 A Lei de Insurreição e outras legislações semelhantes foram usadas na época dos direitos civis para proteger ativistas e estudantes que lutavam pela integração racial nas escolas.
O presidente Dwight Eisenhower enviou a 101ª Divisão Aerotransportada a Little Rock, em Arkansas, para proteger estudantes negros após o governador estadual mobilizar a Guarda Nacional para impedi-los de entrar na escola.
O presidente George H. W. Bush usou a mesma lei para responder aos distúrbios em Los Angeles em 1992, depois da absolvição dos policiais brancos que espancaram o motorista negro Rodney King, em um caso amplamente divulgado em vídeo.
A Guarda Nacional também já foi mobilizada em outras emergências, como a pandemia de Covid-19, furacões e desastres naturais. Mas, geralmente, essas mobilizações ocorreram com o consentimento dos governadores estaduais.
Voltar ao início.
O que Trump já disse sobre o uso de militares
➡️ Em 2020, Trump pediu que governadores enviassem tropas da Guarda Nacional a Washington D.C. para conter os protestos pela morte de George Floyd.
Naquela época, Trump chegou a ameaçar invocar a Lei de Insurreição, uma medida rara na história moderna dos EUA. Mas o então secretário de Defesa, Mark Esper, se opôs, dizendo que a lei deveria ser usada “apenas em situações extremamente urgentes e graves”.
Trump acabou não usando a lei durante seu primeiro mandato, mas, durante a campanha para o segundo mandato, indicou que faria diferente.
Em 2023, em Iowa, Trump afirmou que foi impedido de usar os militares para conter a violência nas cidades e disse que, se a situação se repetir, “não iria esperar.”
Trump também prometeu usar a Guarda Nacional para reforçar suas metas de imigração e seu principal assessor, Stephen Miller, explicou como isso funcionaria: tropas de estados governados por republicanos aliados enviariam reforços a estados vizinhos que se recusassem a cooperar.
Após o anúncio de Trump sobre a federalização da Guarda Nacional, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que outras medidas poderiam ser adotadas.
Em publicação na rede X, Hegseth disse que fuzileiros navais da ativa baseados em Camp Pendleton estavam em “alerta máximo” e também seriam mobilizados “se a violência continuar”.
Voltar ao início.
Manifestante é presa durante protestos contra as ações anti-imigração de Donald Trump
REUTERS/Mike Blake
Repórter australiana é atingida por bala de borracha durante entrada ao vivo nos protestos em Los Angeles em 8 de junho de 2025.
Reprodução/9news via Reuters

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fiscalização apreende 250 metros de redes de pesca irregulares no Rio Paraná, em Presidente Epitácio | Presidente Prudente e Região
Noticias48 segundos ago

Fiscalização apreende 250 metros de redes de pesca irregulares no Rio Paraná, em Presidente Epitácio | Presidente Prudente e Região

Advogado diz que Mauro Cid não tentou deixar o país | Política
Política3 minutos ago

Advogado diz que Mauro Cid não tentou deixar o país | Política

Irã passou dos limites e pagará caro, diz chanceler de Israel
Internacional7 minutos ago

Irã passou dos limites e pagará caro, diz chanceler de Israel

Inscrições para o Enem dos Professores começa em 14 de julho
Noticias14 minutos ago

Inscrições para o Enem dos Professores começa em 14 de julho

Bolsas de Nova York ficam no vermelho após ataques entre Israel e Irã; petroleiras disparam
Economia15 minutos ago

Bolsas de Nova York ficam no vermelho após ataques entre Israel e Irã; petroleiras disparam

COB anuncia primeiros embaixadores dos Jogos das Juventude
Esporte37 minutos ago

COB anuncia primeiros embaixadores dos Jogos das Juventude

Cúpula Brasil-Caribe firma adesões à Aliança Global contra a Fome
Noticias1 hora ago

Cúpula Brasil-Caribe firma adesões à Aliança Global contra a Fome

Itamaraty cita 'escalada das tensões' no Oriente Médio e recomenda a brasileiros que não viajem para Israel
Política1 hora ago

Itamaraty cita 'escalada das tensões' no Oriente Médio e recomenda a brasileiros que não viajem para Israel

Israel x Irã: como o conflito evoluiu até o ponto mais tenso; cronologia
Internacional1 hora ago

Israel x Irã: como o conflito evoluiu até o ponto mais tenso; cronologia

Mais de 488 mil aposentados já foram aos Correios contestar descontos
Noticias1 hora ago

Mais de 488 mil aposentados já foram aos Correios contestar descontos

Pesquisa: imposto para super-ricos resultaria em justiça social
Economia1 hora ago

Pesquisa: imposto para super-ricos resultaria em justiça social

Moraes nega recurso de Carla Zambelli contra execução da condenação
Noticias2 horas ago

Moraes nega recurso de Carla Zambelli contra execução da condenação

Ex-ministro da Defesa se desculpa em carta após ser rude com advogado em interrogatório no STF
Política2 horas ago

Ex-ministro da Defesa se desculpa em carta após ser rude com advogado em interrogatório no STF

É #FAKE que acidente aéreo na Coreia do Sul em 2024 ocorreu na decolagem; Boeing se chocou contra muro após pousar
Internacional2 horas ago

É #FAKE que acidente aéreo na Coreia do Sul em 2024 ocorreu na decolagem; Boeing se chocou contra muro após pousar

Israel fecha embaixada e consulado no Brasil após ataque ao Irã
Noticias2 horas ago

Israel fecha embaixada e consulado no Brasil após ataque ao Irã

Advogado diz que Mauro Cid não tentou deixar o país | Política
Economia2 horas ago

Ampliar faixa de isenção do IR sem tributar mais rico pode piorar distribuição de renda, diz governo

“Todos somos admiradores do regime chinês”
Entretenimento3 horas ago

“Todos somos admiradores do regime chinês”

Ceagesp recebe festa japonesa e entrega Torre do Relógio restaurada
Noticias3 horas ago

Ceagesp recebe festa japonesa e entrega Torre do Relógio restaurada

Moraes rejeita recurso da Defensoria contestando condenação de Carla Zambelli
Política3 horas ago

Moraes rejeita recurso da Defensoria contestando condenação de Carla Zambelli

Domo de Ferro, A Seta, Viga de Ferro, Patriota e Estilingue de David: conheça os 5 sistemas de defesa de Israel
Internacional3 horas ago

Domo de Ferro, A Seta, Viga de Ferro, Patriota e Estilingue de David: conheça os 5 sistemas de defesa de Israel

Instalações nucleares não devem ser atacadas, diz ONU sobre Irã
Noticias3 horas ago

Instalações nucleares não devem ser atacadas, diz ONU sobre Irã

Vietnã é anunciado como país parceiro do Brics
Economia3 horas ago

Vietnã é anunciado como país parceiro do Brics

Aiea defende solução negociada entre Israel e Irã
Noticias4 horas ago

Aiea defende solução negociada entre Israel e Irã

PF prende Gilson Machado, ex-ministro do Turismo no governo Bolsonaro
Política4 horas ago

PF prende Gilson Machado, ex-ministro do Turismo no governo Bolsonaro

Irã passou dos limites e pagará caro, diz chanceler de Israel
Internacional4 horas ago

Líder supremo do Irã promete retaliar Israel | Mundo

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO
Internacional9 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia
Internacional10 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?
Internacional10 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira
Entretenimento10 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho
Internacional10 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo
Internacional10 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had
Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023
Internacional9 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos
Política7 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto
Internacional9 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens
Internacional9 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo
Internacional9 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo
Entretenimento9 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores
Entretenimento9 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Internacional9 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores
Entretenimento9 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance
Internacional9 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional9 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'
Internacional9 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha
Esporte7 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela
Internacional9 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030
Economia5 meses ago

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors
Internacional8 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors