Published
39 segundos agoon
By

4 manifestantes são presos após jogarem bolo em vitrine de joias da coroa em Londres
Quatro pessoas foram presas neste sábado (6) após jogarem sobremesas contra uma vitrine que protege as joias da coroa britânica na Torre de Londres (Reino Unido), anunciou a polícia, em uma ação reivindicada por um grupo de desobediência civil.
“Quatro manifestantes foram detidos, suspeitos de danos criminais” na Torre de Londres na manhã deste sábado, indicou.
A polícia acrescentou que a famosa fortaleza foi fechada ao público enquanto são realizadas as investigações.
O grupo Take Back Power (“Retomar o poder”), pouco conhecido pelo público, divulgou um vídeo (veja acima) da ação no X e afirmou que seus militantes lançaram creme inglês e bolo contra a vitrine.
Eles reivindicam, entre outras coisas, a instauração de uma Assembleia Cidadã que poderia “impor impostos às grandes fortunas e reparar a Grã-Bretanha”.
A vitrine protege a coroa imperial, a mais famosa das joias da coroa britânica, adornada com milhares de pedras preciosas, em arminho e veludo púrpura. O monarca a reserva para ocasiões excepcionais.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Grupo Take Back Power segura faixa com os dizeres “A democracia desmoronou – Taxem os ricos”
TAKE BACK POWER / AFP
A polícia foi chamada ao local pouco antes das 10h00 (7h00 em Brasília) e disse que “duas pessoas deixaram o local” após a ação. Mas quatro pessoas foram detidas e presas, informou.
O vídeo do Take Back Power, que se apresenta como um grupo de desobediência civil não violento, mostra uma militante tirando de sua bolsa um recipiente com torta de maçã e o arremessando contra a vitrine da coroa, enquanto outro militante despejou o conteúdo de um recipiente com creme inglês.
Vestidos com camisetas com o nome do grupo, declararam que “a democracia desabou” e afirmaram que estavam ali para “retomar o poder”.
Seus métodos de ação lembram os de organizações como o Just Stop Oil, cujos militantes lançaram sopa contra Os Girassóis de Van Gogh na National Gallery. Esse grupo ecologista deixou de realizar ações espetaculares em março.
Veja mais:
Ativistas do clima colam mãos em pintura de Botticelli na Itália