Connect with us

Internacional

Vencedora? Os pontos que Kamala não respondeu no debate

Published

on

A ausência em entrevistas ao longo da campanha presidencial parece ter sido uma estratégia de Kamala Harris para ganhar tempo de preparação para o debate com Donald Trump, na noite desta terça-feira (10), na ABC News. Enquanto a democrata e seu vice, Tim Walz, deram apenas sete entrevistas, Trump e J.D. Vance se expuseram 44 vezes a jornalistas no contexto das eleições.

Vance, inclusive, criticou Harris por fugir da imprensa. A substituta de Biden na corrida eleitoral ainda não realizou uma entrevista coletiva formal com jornalistas, optando por encontros rápidos, de poucos minutos, e entrevistas reservadas com repórteres em seu avião de campanha.

Apesar do tempo se preparando para ser confrontada, Harris não conseguiu esclarecer os eleitores americanos sobre seus compromissos acerca de temas fundamentais, como economia, imigração e guerras em andamento. Segundo o jornal New York Times, Harris gastou quase metade do tempo de seu discurso atacando o adversário político, sem adentrar profundamente em sua agenda política.

Boa parte da imprensa atribuiu uma vitória à Harris, enquanto membros do Partido Republicano criticaram os moderadores do debate por uma alegada parcialidade com o ex-presidente, um dos motivos pelos quais Trump disse nesta quarta-feira (11) estar “menos disposto” a participar de um novo embate antes das eleições, marcadas para acontecer em menos de dois meses.

Economia

O tema considerado de maior relevância para o eleitor americano é a economia, de acordo com as pesquisas eleitorais divulgadas até o momento.

Uma das sondagens, feitas pela emissora CBS, mostrou que oito em cada 10 adultos consideram a economia um fator importante em sua escolha nas urnas, superando outras questões importantes como aborto e mudanças climáticas.

Neste quesito, Harris não dedicou muito tempo para apresentar sua agenda, tocando apenas na superfície do que pretende fazer: cortar impostos, ajudar a classe média e trabalhadora, além de construir moradias mais acessíveis.

“Sabemos que temos escassez de casas e moradias, e o custo da moradia é muito caro para as pessoas. Sabemos que famílias jovens precisam de apoio para criar seus filhos, […] pretendo estender um corte de impostos para essas famílias de US$ 6 mil, que é o maior crédito tributário infantil que demos em muito tempo […]”, afirmou.

Para compensar esse corte de impostos para uma parcela da população, no entanto, ela informou que aumentará os impostos corporativos.

Harris ainda se esquivou de responder se a vida financeira dos americanos está melhor durante a gestão Biden.

Dentro da temática, Trump aproveitou seu tempo para atacar as políticas econômicas defendidas por Harris, dizendo que ela não tem um plano real para o país e que apenas copiou as ideias do presidente Biden.

“Ela não tem um plano. Copiou o plano de Biden, e é como quatro frases que dizem: ‘Oh, vamos tentar reduzir impostos’. Isso não é um plano”, ironizou Trump.

No fim de semana, uma pesquisa do New York Times com o Siena College revelou que 60% dos prováveis ​​eleitores dos EUA (onde o voto não é obrigatório) disseram acreditar que o país estava indo na direção errada e não sabiam o suficiente sobre a posição de Harris em questões importantes. Uma delas é a economia.

Crise migratória

A imigração é outro tema fundamental que tem afetado a vida dos americanos, tornando-se um ponto a ser levado em conta na hora de escolher o candidato para a presidência.

“[Biden e Harris] permitiram a entrada de milhões de criminosos, traficantes de drogas, que agora estão nos Estados Unidos. […] O crime está caindo na Venezuela e em outros países. Sabe por quê? Porque os criminosos saíram de lá e vieram para o nosso país. Este é um dos maiores erros da história, essa permissão, e eles fizeram isso achando que vão ganhar votos, […] estão destruindo o tecido que constrói a nossa sociedade”, criticou Trump.

Responsável pelas políticas migratórias na gestão Biden, Kamala Harris – a quem Trump chama de “Czar da fronteira” por esse motivo – não apresentou propostas para o problema, mas preferiu criticar o adversário. Segundo a democrata, Trump é responsável por intervir para anular um projeto bipartidário destinado a combater o caos na fronteira sul. “Donald Trump pegou no telefone, ligou para seus deputados amigos e falou: ‘não votem nessa lei, matem essa lei’, porque ele preferiu levar esse problema à frente do que terminar com ele”.

Entre os pontos tratados no projeto de lei estão restrições permanentes de asilo e a autorização para o presidente do país decretar a deportação imediata de estrangeiros quando a fronteira sofresse com recorde de travessias ilegais.

No entanto, durante a campanha, a candidata expressou apoio a um plano para conceder cidadania para imigrantes sem documento que estão no país.

A democrata tem tentado se distanciar de uma agenda mais progressista neste tema, diferentemente do que defendia nas eleições de 2020. Na ocasião, ela promoveu pautas favoráveis a imigrantes ilegais que atravessam a fronteira, como a possibilidade de descriminalizar a entrada irregular o país e reformulação do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

Política externa

Quando o assunto é política externa, em especial as guerras em curso no Oriente Médio e na Ucrânia, os dois candidatos partiram para o ataque pessoal. Trump alegou que, se eleita, Harris conseguiria fazer Israel deixar de existir em dois anos. A democrata admitiu que “Israel tem o direito de se defender”, mas acrescentou que “muitos palestinos inocentes foram mortos”.

A candidata se comprometeu com uma solução de dois estados no Oriente Médio e com o apoio à Ucrânia contra a longa invasão russa. Contudo, não aprofundou como pretende atingir essa finalidade. “O que sabemos é que esta guerra [em Gaza] deve acabar. Deve terminar imediatamente […] continuaremos a trabalhar sem parar nisso”, disse Harris.

A vice-presidente também empenhou seu tempo nesta pauta para atacar o oponente, afirmando que, se dependesse do ex-presidente Donald Trump, o ditador da Rússia, Vladimir Putin, já teria tomado a capital da Ucrânia.

“Se Donald Trump fosse presidente, Putin estaria em Kiev neste momento”, disse ela em resposta a perguntas sobre a guerra na Ucrânia. A democrata acrescentou que a “agenda de Putin não se limita apenas à Ucrânia” e que, se dependesse de Trump, Putin estaria também “de olho no resto da Europa, começando pela Polônia”.

A argumentação de Kamala Harris se dirigiu diretamente aos eleitores poloneses-americanos, que estão particularmente preocupados com a guerra na Ucrânia e que têm um peso significativo no estado da Pensilvânia, onde o debate foi realizado e que é um dos que podem decidir o pleito por não ter uma preferência clara por um dos dois grandes partidos americanos.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política2 minutos ago

Partidos negociam alianças para 2026 em busca de sobrevida, verbas e preservação de ideologias | Política

Internacional4 minutos ago

Governo Lula quer ampliar parcerias na Ásia e mira equilíbrio na guerra comercial entre China e EUA | Política

Noticias13 minutos ago

'STF teve que esperar um filme fazer sucesso para desengavetar ações sobre a lei da Anistia', diz Marcelo Rubens Paiva em evento na USP pela Democracia

Noticias36 minutos ago

Ausência em eleições pode fazer 38,9 mil terem título cancelado na região de Piracicaba; saiba como regularizar

Política1 hora ago

Congresso aprova regras para emendas, mas mantém brecha que oculta padrinho de verbas | Política

Internacional1 hora ago

Incêndio em boate deixa mortos na Macedônia do Norte | Mundo

Noticias1 hora ago

Abdias Nascimento: ativista foi precursor da criminalização do racismo e do feriado da Consciência Negra

Noticias2 horas ago

93,5 mil eleitores da região de Campinas podem ter título cancelado por ausência; veja consequências e como regularizar | Campinas e Região

Política2 horas ago

PT detecta apoio de Centrão a projeto de lei da Anistia e alerta Palácio do Planalto para agir | Blog da Julia Duailibi

Internacional2 horas ago

Por telefone, Rússia pede para que EUA suspendam ataques aos Houthis

Noticias2 horas ago

Motociclista de 27 anos morre em acidente na rodovia das Estâncias em Itatiba

Noticias3 horas ago

Agentes fiscalizam quase 50 fazendas de citricultura ameaçadas por pragas no interior de SP

Política3 horas ago

Novas regras para emendas parlamentares: veja como votaram os deputados e senadores

Internacional3 horas ago

Casa Branca divulga fotos de Trump acompanhando bombardeio contra os Houthis

Noticias3 horas ago

Casal é preso suspeito de matar recepcionista que desapareceu em 2019 no interior de SP

Noticias4 horas ago

Mais de 260 kg de peixes pescados em área proibida são doados para entidades filantrópicas da região de Icém | São José do Rio Preto e Araçatuba

Política4 horas ago

Novas regras para emendas parlamentares: veja como votaram os senadores

Internacional4 horas ago

Ameaça ao tráfego de navios e pressão no Irã: o que Trump justifica para atacar os Houthis | Mundo

Noticias4 horas ago

Homem é preso suspeito de furtar 312 garrafas de cerveja de caminhão na Dutra, em Caçapava

Noticias5 horas ago

São Paulo quebra hegemonia do Corinthians e fatura Supercopa Feminina

Entretenimento5 horas ago

Demissão de músicos durante show e prêmios guardados na casinha do cachorro: biógrafo revela bastidores sobre Elis Regina | Rio Grande do Sul

Política5 horas ago

Senado aprova projeto para equiparar à tortura crimes praticados de forma reiterada contra mulheres

Internacional5 horas ago

‘Todo mundo está com medo de sair de casa’: deportados detalham a tensão nos EUA | Minas Gerais

Noticias5 horas ago

Prodígio de 11 anos inspira crianças com palestras sobre preservação de abelhas no interior de SP | Ribeirão Preto e Franca

Noticias6 horas ago

VÍDEO: incêndio atinge fábrica de papéis em Limeira e mobiliza Corpo de Bombeiros

Internacional6 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento7 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional7 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional7 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política4 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional6 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional6 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional6 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional6 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento6 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Entretenimento6 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Entretenimento6 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional6 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional6 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional6 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional6 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional6 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Esporte4 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Economia3 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Política2 meses ago

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU