Published
3 meses agoon
By
O instituto Quaest divulgou nesta sexta-feira (22) pesquisas da disputa ao governo de oito Estados. A pouco mais de um ano das eleições de 2026, foram entrevistados pela segunda vez nesse ano eleitores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.
Esses Estados representam alguns dos maiores e mais relevantes colégios eleitorais do país. Em ao menos cinco deles, os atuais governadores cogitam concorrer à Presidência da República, o que torna os cenários ainda bastante incertos. Entre os presidenciáveis estão Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Junior (PR) e Eduardo Leite (RS).
Além do potencial de voto dos pré-candidatos testados, a pesquisa Genial/Quaest também perguntou a opinião do eleitores sobre a atuação dos atuais governadores. As entrevistas foram realizadas entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro em São Paulo é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nos demais Estados é de 3 pontos. O nível de confiança é de 95%. Veja abaixo os principais resultados:
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mantém a liderança na preferência do eleitorado paulista na disputa pelo governo, com 43%. Em segundo lugar vem o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), com 21%.
Na sequência, com 8%, aparece a deputada federal Erika Hilton (Psol); o ex-prefeito de Santo André e presidente estadual do PSDB, Paulo Serra, teve 3%, e o cientista político Felipe D’Avila (Novo), 2%. Os indecisos somaram 7% e 16% declararam que não vão votar, vão anular ou votar em branco. A Quaest entrevistou 1.644 eleitores no Estado. Leia a reportagem completa sobre a pesquisa em São Paulo.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tem 35% das intenções de voto, 26 pontos percentuais a mais do segundo nome no rol, o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). A pesquisa entrevistou 1.404 pessoas.
Bacellar tem 9% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com o ex-prefeito de Duque de Caxias e ex-secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), que tem 5%. A vereadora Monica Benicio (Psol) tem 4% e o médico e influenciador Italo Marsili (Novo), 2%. Indecisos somam 15%, e o percentual dos entrevistados que responderam que não vão votar ou vão anular ou votar em branco é de 30%. Leia a reportagem completa sobre a pesquisa no Rio.
A atual senador Cleitinho (Republicanos), nome apoiado por Bolsonaro, aparece em primeiro lugar, com 28% das intenções, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (sem partido), com 16%. Foram ouvidos 1.482 eleitores no Estado.
O senador Rodrigo Pacheco (PSD), nome defendido por Lula, tem 9% das intenções de voto. O atual vice-governador e nome apoiado por Zema, Mateus Simões (Novo), aparece com 4%. Indecisos somam 17% e 26% afirmaram que não vão votar ou votarão branco ou nulo. Leia a reportagem completa sobre a pesquisa em Minas.
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), lidera a corrida para o governo do Estado em 2026 com 26% das intenções de votos e é seguido de perto pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que aparece com 22%. Depois aparecem o senador Wilder Morais (PL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 10%, a deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 8%, e do vereador Telêmaco Brandão (Novo), que aparece com 1%.
O levantamento mostra ainda um total de 14% de indecisos e 19% de brancos, nulos e não irão votar em 2026. O instituto ouviu 1.104 pessoas aptas a votar. Leia a reportagem completa sobre a pesquisa em Goiás.
O senador Sergio Moro (União) aparece na frente, com 38%, na corrida para o governo do Paraná. Ao todo, 1.104 eleitores foram entrevistados.
Na segunda colocação, o levantamento aponta um empate técnico dentro da margem de erro do levantamento. O atual vice-prefeito de Curitiba, Paulo Eduardo Martins (Novo), aparece com 8%, Ênio Verri (PT), atual diretor-geral da Itaipu Binacional, tem 7%, e o secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva (PSD), conta com 6% das intenções de voto. O levantamento aponta ainda 13% de indecisos e 28% de branco, nulo e pessoas que não irão às urnas. Leia a reportagem completa sobre a pesquisa no Paraná.
A disputa pelo governo do Rio Grande do Sul tem dois candidatos em situação de empate técnico: a ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT) tem 21% das intenções, seguida pelo deputado federal Coronel Zucco (PL), com 20%. Na sequência foram citados Edegar Pretto (PT), com 11%, Gabriel Souza (MDB), com 5%, e Felipe Camozzato (Novo), com 4%.
O “não voto” superou os resultados dos nomes testados. Responderam que ainda não sabem em quem votar 19% dos entrevistados, e chegou a 20% o percentual de quem pretende anular, votar em branco ou simplesmente não votar. Foram entrevistados 1.104 eleitores no Estado. Leia a reportagem completa sobre a pesquisa no Rio Grande do Sul.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) registrou queda nas intenções de voto e viu crescer a distância em relação ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). O governador tem 34% das intenções de voto, menos quatro pontos percentuais em relação a fevereiro, enquanto ACM Neto lidera a disputa com 41%, praticamente estável em comparação com a pesquisa anterior (42%).
O levantamento mostra o ex-deputado federal João Roma (PL) com 4% (ante 3% em fevereiro), Kleber Rosa (Psol), com 2% (era 1%), e José Aleluia (Novo), que surge com 1% na disputa. Votos em branco, nulos ou de quem não pretende votar somaram 14%, enquanto 4% dos eleitores permanecem indecisos. O instituto ouviu 1.200 pessoas aptas a votar. Leia a reportagem completa sobre a pesquisa na Bahia.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem 55% das intenções de voto para as eleições em Pernambuco, liderando a disputa contra a governadora Raquel Lyra (PSD). O ex-ministro Gilson Machado (PL) tem 6% e Eduardo Moura (Novo), 4%. Os indecisos somaram 4%, enquanto os brancos e nulos totalizaram 7%. Foram ouvidos 1.104 eleitores, de forma presencial. Leia a reportagem completa sobre a pesquisa em Pernambuco.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2022/K/X/A96Yu6QReaKsBWNqbcKg/lacracao-urnas-eletronicas-mcamgo-abr-210920221818-11.jpg)