Published
5 dias agoon
By
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu uma “solução rapidamente” sobre o tarifaço de 40% imposto ao Brasil, hoje ao responder a jornalistas ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes de começarem a primeira reunião presencial entre eles.
Indagado se poderia suspender as tarifas, Trump respondeu que “dentro de 15 minutos saberemos”.
Perguntado se estava convencido de que os motivos para aplicar tarifas sobre o Brasil eram justos, respondeu que “sim”, mas logo quis adular Lula: “É uma grande honra estar com o presidente do Brasil. O Brasil é um grande país, um país lindo, e acho que eles estão indo muito bem até onde eu sei. Acho que nós podemos fazer bons acordos para ambos os países.”
Sobre Jair Bolsonaro, primeiro ele respondeu a uma repórter: “Não é de sua conta”. Depois, em pergunta idêntica, disse: “Sempre gostei dele, sinto pelo que aconteceu com ele, sempre achei que era uma pessoa honesta”. O julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe foi citado por Trump como uma das razões para o tarifaço aplicado sobre produtos brasileiros.
Lula praticamente interrompeu as questões dos jornalistas e sugeriu que as perguntas fossem feitas depois, porque o tempo estava passando e ele tinha uma agenda para discutir com Trump. Disse que inclusive tinha levado a pauta por escrito, já em inglês. “É uma pauta longa, não sei se teremos tempo”, explicou.
Trump está acompanhado pelo secretário de Tesouro, Scott Bessent, pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo chefe do USRT, a agência de representação comercial americana, Jamieson Greer.
Do lado brasileiro, Lula está acompanhado pelo chanceler Mauro Vieira, pelo vice-ministro do MDIC, Marcio Rosa ,e pelo assessor internacional Audo Faleiros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/B/Z/9spa5wQhaUxXkX0DKFLw/lula-trump-reuters.png)