Conecte-se Conosco
 

Educação

Universidades se mobilizam para ajudar na recuperação dos Poderes

Publicado

em


As autoridades ainda calculam o prejuízo dos ataques aos Três Poderes que aconteceram em Brasília no último domingo, 8 de janeiro. A reconstrução deve acontecer aos poucos e com a ajuda de várias entidades. Algumas universidades públicas estão se movimentando e oferecendo ajuda para a reconstrução das sedes dos Poderes: Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a contribuição das universidades públicas vai de ajuda técnica a intelectual. A ideia é o fortalecimento das instituições democráticas.

Como as universidades estão ajudando a reconstruir os Três Poderes em Brasília?

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das instituições de ensino que se prontificou a ajudar o governo federal. O Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor), órgão complementar da Escola de Belas Artes da universidade, colocou uma equipe à disposição do Planalto.

De forma intencional, conforme apurado pela Folha, eles avaliarão os estragos nas obras de arte. Vale lembrar que muitas delas foram depredadas. Um destaque especial vai para a tela “Mulatas”, de Di Cavalcanti, que foi furada com um objeto pontiagudo.

A Universidade de Brasília (UnB) também se apresentou para ajudar o governo federal. Professores e ex-alunos, em parceria com o Instituto Federal de Brasília, trabalharão para elaborar um plano de ajuda aos Três Poderes.

Também se colocaram à disposição para ajudar a reconstruir Brasília a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ambos devem auxiliar, principalmente, no que tange ao diagnóstico do que foi depredado e nos próximos passos para restaurar as sedes dos Poderes.

Acadêmicos estudarão parte jurídica

À Folha, Celso Fernandes, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)pontuado que as ações que aconteceram em Brasília obrigaram a movimentar cursos de direito em todo o país.

“Acho que algumas coisas podem ser feitas. Claro que com restrições, pois essa eventual ajuda da universidade acaba tendo, às vezes, um caráter mais político-militante do que propriamente escolar. Então, é preciso tomar cuidado”disse.



Source link

Continue Lendo

Educação

Aplicativo promete revolucionar a saúde bucal

Publicado

em

Por

Foto: Miguel Carvalho

Dispositivo tem a capacidade de identificar precocemente a existência de cáries

Estudantes do curso de Ciência da Computação da UNINASSAU Rio de Janeiro estão alcançando progressos notáveis na área da saúde bucal por meio do desenvolvimento de um protótipo inovador de escova de dentes inteligente. Esse dispositivo tem a capacidade de identificar precocemente a existência de possíveis cáries dentárias, representando um avanço significativo no campo da Odontologia. O projeto, atualmente em fase de testes, promete transformar a forma como as pessoas cuidam de seu bem-estar bucal, oferecendo alertas instantâneos e a opção de marcar consultas com cirurgiões-dentistas quando necessário.

O grupo de pesquisa, especializado em Internet das Coisas, se dedicou à criação de uma escova dental equipada com uma tecnologia avançada. Esta inovação está na capacidade do objeto de identificar manchas nos dentes, indicando potenciais cáries incipientes, graças à incorporação de uma câmera no cabo do instrumento. “Iniciativas como essa são de muita importância para impulsionar a pesquisa interdisciplinar, pois conseguem estreitar a ligação entre ciência e saúde.

De acordo com Miguel Carvalho, coordenador do curso de Ciência da Computação na unidade, a operação do dispositivo é simples e eficaz. Quando a escova detecta manchas suspeitas nos dentes, ela envia um alerta para um aplicativo no smartphone do usuário. Ele oferece a possibilidade de agendar uma consulta com um dentista próximo, priorizando a atenção odontológica preventiva para evitar complicações futuras. Miguel destaca que essa abordagem reflete o propósito da educação tecnológica: formar profissionais capacitados para transformar vidas e a sociedade.

Cássio Luiz ressaltou a importância dessa ideia. “Estamos entusiasmados com os resultados iniciais do nosso protótipo e acreditamos que no potencial dele de revolucionar os cuidados bucais, melhorando a saúde dos pacientes. A integração com a Inteligência Artificial pode transformar a prevenção odontológica, o que é emocionante para uma melhora na qualidade de vida”. Matheus Parreira, também aluno, já participou de outras idealizações e enxerga a potencialidade dessa iniciativa. “Já tive experiência com um projeto para ajudar animais e estou bastante empolgado com esse novo avanço.

Michele Melo, coordenadora acadêmica da unidade, afirma que o plano da escova de dentes inteligente é um exemplo notável de como a UNINASSAU está comprometida em promover inovações que impactam positivamente a sociedade, unindo o conhecimento acadêmico com avanços tecnológicos. “A equipe de cientistas está firmemente empenhada em aperfeiçoar continuamente o projeto, trazer uma solução eficaz para o mercado e tornar a detecção precoce de cáries dentárias mais acessível e conveniente para todos”.

Via: Leticia Porat

Continue Lendo

Educação

Acafe divulgou as obras literárias do Vestibular de Inverno 2024

Publicado

em

Por


A Acafe, responsável pelos processos seletivos de Santa Catarina, liberou a lista de obras obrigatórias para o Vestibular de Inverno 2024.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no mês de abril, por meio do site da Instituição. As provas serão realizadas no mês de junho.

Acafe Obras Literárias Vestibular de Inverno 2024

-O exercício da incerteza: Memórias – Drauzio Varella: Uma viagem pelas reflexões de um dos maiores médicos do Brasil.

-Insubmissas Lágrimas de Mulheres – Conceição Evaristo: A força da literatura afro-brasileira em contos emocionantes.

-Fazenda Modelo – Chico Buarque: Uma crítica social envolta em uma trama envolvente.

-O vendedor de passados – Jose Agualusa: Uma história que tece passado e presente em uma narrativa única.

-Pauliciéia desvairada – Mario de Andrade: A vanguarda modernista brasileira em um poema inovador.

Calendário Vestibular de Inverno Acafe 2024

Confira abaixo as datas do Vestibular de Inverno Acafe 2024:

  • Inscrições: 1º a 29/04/2024;
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 30/04/2024;
  • Locais de prova: a partir de 22/05/2024;
  • Provas: 09/06/2024;
  • Resultado: até 26/06/2024.





Continue Lendo

Educação

Educação de jovens e adultos está à mercê das variações econômicas, diz especialista – Notícias

Publicado

em

Por


O censo escolar de 2023 divulgou, nesta quinta-feira (22), um aumento de 5% no número de alunos matriculados na rede de ensino particular. Enquanto isso, mais de 500 mil deixaram a rede pública. A queda também foi registrada no Ensino de Jovens e Adultos, que perdeu 7% dos cadastrados no programa. Segundo Rafael Parente, PhD em educação e diretor-executivo do Instituto Salto, a situação econômica do país determina o acesso dessa fatia da população à educação, pois a evasão pode ocorrer tanto em momentos de prosperidade do mercado de trabalho quanto nos períodos de crise econômica.



Continue Lendo

Educação

‘Jovens estão questionando a relevância da educação. Isso é muito sério’, diz especialista – Notícias

Publicado

em

Por


Em entrevista realizada nesta quinta-feira (22), com Rafael Parente, PhD em educação, foi abordada a questão da evasão escolar. Segundo o censo escolar de 2023, as escolas públicas perdem cerca de 500 mil estudantes por ano, e, cada vez mais, os alunos vêm se mostrando desinteressados. De acordo com Rafael, o motivo do abandono seria o avanço tecnológico. “Por conta das novas tecnologias, da complexidade do mundo hoje, cada vez mais os jovens e adultos têm se questionado sobre a relevância da escola. Se o jovem ou adulto chega à conclusão de que é melhor ele estar fora da escola, aprendendo em outros lugares, ele vai deixar de frequentar.”, concluiu. 



Continue Lendo

Educação

Jovem aprendiz: formato de inclusão que une educação profissional e experiência prática cresce cada vez mais – Notícias

Publicado

em

Por


Mais de meio milhão de jovens aprendizes viveram a experiência do primeiro emprego no ano passado. Foi a maior adesão dos últimos 20 anos. O programa, que faz uma ponte entre a escola e o mercado de trabalho, tem crescido cada vez mais no Brasil.



Continue Lendo

Educação

Escola pública perde 500 mil alunos em 2023; rede privada ganha 423 mil – Notícias

Publicado

em

Por


De acordo com o Censo Escolar 2023, a rede pública de ensino perdeu mais de meio milhão de estudantes em um ano, enquanto as escolas privadas ganharam 400 mil alunos. O Censo apontou ainda que 68 milhões de pessoas com 18 anos ou mais não concluíram a educação básica nem frequentam a escola atualmente.



Continue Lendo

LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS – TEL.11 9.8721-7939

Mais Acessados