Connect with us

Educação

Unesco reconhece homeschooling como direito; Brasil resiste

Published

on

Unesco reconhece homeschooling como direito; Brasil resiste


O homeschooling pode proporcionar educação de qualidade, desde que atenda aos padrões estabelecidos pelo Estado, em alinhamento com conceitos internacionais de direitos humanos. O importante é que o modelo siga padrões que garantam disponibilidade, acessibilidade e adaptabilidade, com ênfase especial em conteúdo culturalmente apropriado, currículos relevantes e a capacidade de atender às diversas necessidades dos alunos.

Estas são as principais conclusões do mais recente relatório sobre o tema, produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco. Publicado no final de setembro, o documento mapeia o histórico da prática no mundo, avalia os diferentes formatos possíveis, as motivações das famílias que aderem e estratégias para os governos garantirem que a atividade alcance os melhores resultados.  

Ainda que no Brasil o ensino domiciliar não seja regulamentado por lei federal, e portanto não reconhecido como forma legítima de educação, a Unesco entende que este é um modelo que vem ganhando novos adeptos no mundo inteiro, e se mostra mais preocupada em contribuir com análises e recomendações do que em questionar sua validade.  

“À medida que o homeschooling continua a evoluir, adotar uma abordagem baseada em direitos se torna crucial, equilibrando a liberdade de escolha com a necessidade de educação de qualidade (por meio de padrões mínimos de educação estabelecidos) e responsabilidade”, afirma o documento, em tradução livre para o português. O relatório “Homeschooling through a Human Rights Lens” (Homeschooling sob a ótica dos Direitos Humanos) faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo, que teve início em 2023.

O documento foi publicado dois meses depois de a relatora especial da ONU, Farida Shaheed, divulgar uma análise sobre direito à segurança na educação, em que também menciona a educação domiciliar como parte da liberdade educacional, praticado por famílias que desejam assegurar a educação das crianças em casa. 

Precedente histórico do homeschooling

Carlos Vinícius Reis, presidente da Associação Nacional de Educação Domiciliar no Brasil (Aned), aponta que esse relatório – disponível em português, na íntegra, em tradução produzida pela entidade – está inserido num contexto iniciado em 1948. “A Alemanha de Hitler proibiu a educação domiciliar, um direito que a ONU restituiu. Proibir o ensino conduzido pelas famílias é uma atividade típica de regimes totalitários, e toda uma vasta tradição internacional atesta este fato. Atualmente, 85% dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mantêm a prática protegida por regulamentação”.  

Atualmente, mais de 10 milhões de alunos no mundo são educados seguindo este modelo, que segue, como apontou Reis, uma tradição inaugurada pelo artigo 26, parágrafo 3, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma: “Os pais têm prioridade de direito na escolha do tipo de educação que será fornecida a seus filhos”. O formato, aliás, é muito mais antigo do que o próprio surgimento das escolas. “A formação domiciliar é o modelo mais tradicional de educação e tradicionalmente é muito bem-sucedido”, relembra ele. 

“Com este documento, a Unesco atesta o homeschooling como opção educativa legítima, que traz vários benefícios, incluindo a possibilidade de proporcionar uma educação extremamente personalizada, aproveitando ao máximo os talentos de cada criança”, avalia a advogada Andrea Hoffmann Formiga, presidente do Instituto Isabel, ONG voltada à defesa dos valores fundamentais.  

“Com a devida preparação e o suporte adequado, as famílias educadoras fazem um trabalho muito sério e conseguem extrair de seus filhos, de uma forma muito natural, não só o desenvolvimento cognitivo, mas também o melhor em relação a música, arte e esportes”, ela afirma. “O grande benefício é que as potencialidades de cada criança são muito mais bem aproveitadas do que numa escola comum, em que as turmas são maiores, os professores não conseguem conhecer tão bem cada uma das crianças e encaminhar”. 

No relatório, a Unesco define educação doméstica da seguinte forma: “Educação dirigida pelos pais (ou responsáveis legais ou cuidadores) para crianças em idade escolar obrigatória e, possivelmente, crianças de outras famílias, realizada em casa na maior parte do tempo. Isso substitui frequência em tempo integral em uma escola física, pelo menos por um determinado período”. 

A instituição aponta a ascensão do ensino virtual como uma ferramenta de suporte às famílias e aponta que o modelo pode, sim, levar em conta o aspecto da socialização das crianças: “Embora muitas atividades ocorram em casa, os pais que praticam o ensino doméstico podem usar recursos e ambientes comunitários, bem como instalações públicas, para enriquecer o aprendizado das crianças”. E atesta: “As crianças que estudam em casa não são consideradas crianças fora da escola”. 

Necessidade de acompanhamento 

A análise da Unesco também relembra o contexto em que o modelo surgiu. “Desde o final da década de 1960, muitos têm criticado a escola como uma instituição altamente estruturada com consequências negativas – desde a reprodução das desigualdades sociais até a ineficiência em termos de resultados de aprendizagem até a geração de várias experiências sociais negativas para as crianças. A crítica inicial às escolas esteve na origem do atual movimento de educação domiciliar nos Estados Unidos”. 

A análise ainda detalha um conceito internacionalmente reconhecido, o do direito que as famílias têm de escolher o modelo de educação mais adequado às crianças. E mapeia as diferentes razões pelas quais os pais fazem a escola pelo formato domiciliar. “Muitas vezes, as motivações têm origem em crenças religiosas. Em outros casos, a opção pelo ensino doméstico se dá porque os responsáveis acreditam que o sistema educacional não prepara adequadamente seus filhos para a vida no século 21, ou estão convencidos de que as escolas não oferecem ensino de qualidade”. 

Por fim, a Unesco reforça a necessidade de que o homeschooling seja alinhado com o currículo estabelecido pelo Estado e aponta para a necessidade de o setor público estabelecer formas de acompanhar as crianças.

“Igualmente importante é a necessidade de estabelecer diretrizes claras e acessíveis para que os pais e responsáveis estejam cientes de seus deveres e responsabilidades”, aponta o texto. “Além disso, os pais devem ter acesso a materiais didáticos e de aprendizagem de qualidade, o que pode ser facilitado por meio de recursos educacionais de acesso aberto. Com funcionários públicos treinados e orientações claras, todas as partes interessadas (comunidades, associações, instituições de ensino superior) podem garantir uma maior responsabilização”. 

Projeto no Senado 

Andrea Hoffmann Formiga lembra que, no Brasil, a pauta do homeschooling esbarra em um amplo movimento de resistência, de base ideológica. “Existe um grupo ligado à esquerda progressista que parece ter como objetivo fazer com que essas crianças tenham um ensino mais massificado, e dentro de algumas doutrinas mais marxistas que eles defendem. O homeschooling faria que se formasse um vasto grupo de pessoas que não é influenciada por tipo de doutrina identitária ensinada nas escolas”, diz ela.

Neste contexto, não parece haver clima político, em sua avaliação, para o avanço do projeto de lei 1338/2022, aprovado pela Câmara dos Deputados e que tramita no Senado desde maio de 2022. Havia uma expectativa de que o texto avançasse com alguma celeridade – o que não aconteceu. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que a prática, ainda que não seja proibida por estar alinhada com os princípios da Constituição, demanda regulamentação por lei específica. 

“Há um movimento amplo de resistência, mas essa regulamentação precisa acontecer. Ele não pode ser proibido, nem criminalizado, mas há uma necessidade de proporcionar segurança jurídica para as famílias, que hoje são perseguidas por conselho tutelar, ministério público e até juízes que são adeptos das doutrinas marxistas veem o ensino domiciliar como uma grande ameaça”, analisa a presidente do Instituto Isabel. 

Reis, por seu lado, lembra que o tema está na pauta do Legislativo desde 1994. “Quando a Constituição de 1988 foi aprovada, a educação domiciliar vinha sendo pouco praticada, e o texto legal promoveu uma mudança importante no sentido de lançar a obrigação a respeito da formação das crianças exclusivamente sobre as escolas. Até então, o país seguia a linha de pensamento direcionada pela ONU desde 1948. Desde, então, há um limbo jurídico para as famílias que querem retomar as rédeas sobre o processo formativo”. 

Esta situação se agravou nos últimos anos, na medida em que o movimento de ensino domiciliar ganhou maior escala no país. “A cada ano que passa, mais famílias aderem a este modelo, mesmo se submetendo a perseguições. A educação não para, não podemos esperar o Legislativo. Seguimos atuando para proteger quem tem a coragem de assumir para si esse direito, reconhecido historicamente e internacionalmente”, afirma o presidente da Aned.

VEJA TAMBÉM:

  • Discurso ideológico que transfere poder dos pais ao Estado ganha força

  • Professor - Unesp - agressão

    Professor de universidade é chamado de fascista e agredido com socos por estudantes

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CMN amplia socorro a produtores afetados pelo clima
Economia6 minutos ago

CMN amplia socorro a produtores afetados pelo clima

Vazamento de gás paralisa plataforma da Petrobras na Bacia de Campos
Noticias51 minutos ago

Vazamento de gás paralisa plataforma da Petrobras na Bacia de Campos

Vale a pena esperar “pouco tempo” por acordo Mercosul–UE, diz Haddad
Economia1 hora ago

Vale a pena esperar “pouco tempo” por acordo Mercosul–UE, diz Haddad

Alerj derruba vetos e restabelece “gratificação faroeste”
Política1 hora ago

Alerj derruba vetos e restabelece “gratificação faroeste”

TikTok assina acordo para venda nos Estados Unidos, diz agência
Noticias2 horas ago

TikTok assina acordo para venda nos Estados Unidos, diz agência

STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
Noticias2 horas ago

STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país

Haddad: governo poderá promover reformas econômicas a partir de 2027
Economia2 horas ago

Haddad: governo poderá promover reformas econômicas a partir de 2027

Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Política2 horas ago

Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Milton Nascimento ganha mural de 300 m² no Rio de Janeiro
Noticias3 horas ago

Milton Nascimento ganha mural de 300 m² no Rio de Janeiro

Haddad confirma que pretende deixar governo em fevereiro
Economia3 horas ago

Haddad confirma que pretende deixar governo em fevereiro

Fraude no INSS: “Se tiver filho nisso, ele será investigado”, diz Lula
Política3 horas ago

Fraude no INSS: “Se tiver filho nisso, ele será investigado”, diz Lula

STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos
Noticias4 horas ago

STF mantém regras de isenção fiscal para agrotóxicos

Alta de 28,6% nas exportações para a China compensa tarifaço americano
Economia4 horas ago

Alta de 28,6% nas exportações para a China compensa tarifaço americano

É possível negociar sem guerra, diz Lula sobre EUA e Venezuela
Política4 horas ago

É possível negociar sem guerra, diz Lula sobre EUA e Venezuela

Definidos os adversários de Bahia e Botafogo na Pré-Libertadores
Esporte5 horas ago

Definidos os adversários de Bahia e Botafogo na Pré-Libertadores

STF mantém regra que reduz aposentadorias por invalidez
Noticias5 horas ago

STF mantém regra que reduz aposentadorias por invalidez

Congresso deve votar nesta sexta Projeto de Lei Orçamentária 2026
Economia5 horas ago

Congresso deve votar nesta sexta Projeto de Lei Orçamentária 2026

VÍDEO: cachorrinha cruza caminho do pai de Ana Castela e ganha um novo lar
Entretenimento5 horas ago

VÍDEO: cachorrinha cruza caminho do pai de Ana Castela e ganha um novo lar

Lula diz esperar que Senado vote indicação de Messias ao STF em 2026
Política5 horas ago

Lula diz esperar que Senado vote indicação de Messias ao STF em 2026

Lula descarta privatização dos Correios
Noticias6 horas ago

Lula descarta privatização dos Correios

Maiara & Maraisa lançam em janeiro o álbum ao vivo ‘Melhor que imaginei’
Entretenimento6 horas ago

Maiara & Maraisa lançam em janeiro o álbum ao vivo ‘Melhor que imaginei’

Lula sobre crise dos Correios: 'Não tenho interesse em ter uma estatal levando prejuízo'
Economia6 horas ago

Lula sobre crise dos Correios: 'Não tenho interesse em ter uma estatal levando prejuízo'

Lula diz esperar que Senado vote indicação de Messias ao STF em 2026
Política6 horas ago

Lula diz esperar que Senado vote indicação de Messias ao STF em 2026

Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
Noticias7 horas ago

Produção científica brasileira volta a crescer em 2024

Meloni diz que Itália apoiará acordo com o Mercosul após respostas ao setor agrícola
Economia7 horas ago

Meloni diz que Itália apoiará acordo com o Mercosul após respostas ao setor agrícola

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional5 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias5 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia5 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política5 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia5 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política5 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia5 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias5 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação6 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional2 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia4 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias6 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional5 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia5 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política5 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política6 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias6 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional5 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política6 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento5 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional5 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento5 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia5 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias5 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias5 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri