Connect with us

Internacional

Trump foi avisado pelo próprio governo que seu nome aparece em arquivos de Jeffrey Epstein, diz jornal

Published

on

Trump foi avisado pelo próprio governo que seu nome aparece em arquivos de Jeffrey Epstein, diz jornal


Governo dos EUA divulga imagens de câmera de prisão na noite em que Jeffrey Epstein morreu
O departamento de Justiça dos EUA avisou em maio o presidente, Donald Trump, que seu nome aparecia entre outros nos arquivos do milionário Jeffrey Epstein, acusado de abusar sexualmente de menores de idade. A informação foi publicada pelo jornal “Wall Street Journal” nesta quarta-feira.
O caso Epstein voltou à tona em julho deste ano depois que no último dia 7, quando o Departamento de Justiça emitiu uma nota corroborando a versão oficial da morte do empresário, dizendo ele havia cometido suicídio, e que não havia evidências de que ele mantinha uma “lista de clientes” que usaria para chantagens.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Jeffrey Epstein (1953-2019), multimilionário e próximo de figuras da elite política e financeira dos EUA, abusou de menores de idade pelo menos desde os anos 1990.
Jeffrey Epstein morreu por suicídio —e não há evidências de que o empresário, acusado de ter abusado de mais de 250 meninas menores de idade e de operar uma rede de exploração sexual, mantinha uma “lista de clientes” que usaria para chantagens, afirmou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos no último dia 7.
O comunicado oficial, que tem o carimbo do departamento e também do FBI, diz que, após uma “revisão exaustiva dos registros investigativos relacionados a Jeffrey Epstein” e buscas digitais e físicas conduzidas por agentes, os dois órgãos coletaram mais de 300 gigabytes de dados e evidências físicas, mas não encontraram a suposta lista cuja existência era defendida por teorias conspiratórias que circulam há anos nas redes sociais.
“Essa revisão sistemática não revelou nenhuma ‘lista de clientes’ incriminadora. Também não foram encontradas evidências credíveis de que Epstein tenha chantageado indivíduos influentes como parte de suas ações. Não descobrimos evidências que justificassem a abertura de investigação contra terceiros que não foram acusados”, afirma o texto.
Em fevereiro, o governo dos EUA divulgou uma série de arquivos sobre a investigação do caso e a procuradora-geral Pam Bondi, em entrevista, chegou a afirmar que uma lista de clientes estava em sua “mesa para ser revisada”.
Em junho, durante a briga pública que protagonizou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o bilionário Elon Musk afirmou que o ex-aliado estaria ligado ao escândalo sexual. Trump e Epstein foram amigos entre as décadas de 1990 e 2000, e o nome de Trump aparece em registros de voos ao lado do empresário em 1994.
Comunicado divulgado pelo Departamento de Justiça dos EUA sobre investigações sobre o caso Jeffrey Epstein
Divulgação
Jeffrey Epstein: quem foi, quais crimes cometeu e por que o caso foi envolvido na briga entre Trump e Musk
Jeffrey Epstein: bilionário comandou esquema de tráfico sexual e morreu na prisão; relembre
Ainda de acordo com o departamento, mais de 10 mil vídeos e imagens baixados de material ilegal de abuso sexual infantil e outras formas de pornografia” estão entre as evidências analisadas, confirmando que Epstein prejudicou mais de mil vítimas.
“Uma de nossas maiores prioridades é combater a exploração infantil e fazer justiça às vítimas. Propagar teorias infundadas sobre Epstein não contribui para nenhum desses objetivos. Nesse sentido, embora tenhamos nos empenhado em fornecer ao público o máximo de informações sobre Epstein e garantir a análise de todas as evidências em posse do governo, o Departamento de Justiça e o FBI determinaram que nenhuma divulgação adicional seria apropriada ou justificada”, afirma ainda o comunicado.
O documento desta segunda ainda garante que as teorias de que Epstein teria sido assassinado, e não cometido suicídio na prisão, são infundadas.
Diz que, além das investigações da época e o laudo da autópsia, o vídeo da câmera de segurança da área comum da Unidade de Habitação Especial (SHU), onde Epstein estava detido no momento de sua morte, confirma que:
Justiça de NY divulga nomes de possíveis envolvidos com bilionário Jeffrey Epstein
“Desde o momento em que ele foi trancado em sua cela por volta das 22h40 do dia 9 de agosto de 2019 até cerca de 6h30 da manhã seguinte, ninguém entrou em nenhum dos setores da SHU”.
As imagens da câmera da área comum da prisão foram divulgadas em um link junto com o comunicado. Na época da morte de Epstein, um relatório do Departamento de Justiça acusava os funcionários da prisão de não monitorarem direito cela solitária onde o magnata estava; as câmeras do local não estavam funcionando.
Quem foi Jeffrey Epstein?
Segundo as investigações, o empresário abusou de dezenas de meninas menores de idade no início dos anos 2000. Ele foi preso pelos crimes em 2019, mas tirou a própria vida dentro da prisão um mês após ser detido.
Epstein conviveu com milionários de Wall Street, membros da realeza e celebridades antes de se declarar culpado de exploração sexual de menores em 2008.
Veja nessa reportagem os seguintes pontos:
Como funcionava o esquema de Epstein?
Investigação e prisão
Quais nomes foram revelados?
Documentos divulgados em fevereiro de 2025
Jeffrey Epstein
Jornal Nacional/ Reprodução
Como funcionava o esquema?
Segundo a acusação, entre 2002 e 2005, Epstein pagava em dinheiro para que meninas fossem até imóveis dele e realizassem atos sexuais. As menores também eram contratadas para recrutar outras garotas para a mesma finalidade.
Dezenas de mulheres acusaram Epstein de forçá-las a prestar serviços sexuais a ele e a seus convidados em uma ilha particular no Caribe e nas casas que ele tinha em Nova York, na Flórida e no Novo México.
Segundo o governo dos Estados Unidos, o bilionário explorou sexualmente mais de 250 meninas menores de idade.
Volte ao índice.
Investigação e prisão
Epstein foi investigado pela primeira vez em 2005, após a polícia de Palm Beach, na Flórida, receber denúncias de abusos sexuais contra garotas menores de idade. Na época, ele alegou que os encontros foram consensuais e que acreditava que as vítimas tinham 18 anos.
Segundo a acusação, o bilionário abusou de menores ou recrutou garotas para atos sexuais entre 2002 e 2005. Em 2008, ele se declarou culpado do crime de exploração de menores e fechou um acordo para cumprir 13 meses de prisão e pagar indenizações às vítimas.
Em fevereiro de 2019, um juiz distrital da Flórida alegou que o acordo era ilegal. Em julho do mesmo ano, ele foi preso e criminalmente acusado por abuso de menores e por operar uma rede de exploração sexual.
À época, promotores federais argumentaram que Epstein deveria permanecer detido até o julgamento. Eles argumentaram que a “riqueza exorbitante” do empresário, além da posse de aviões privados e os laços internacionais que ele tinha, poderiam facilitar uma fuga.
Epstein foi encontrado morto na prisão em agosto de 2019. A autópsia concluiu que ele tirou a própria vida. Dois dias antes de morrer, o bilionário assinou um testamento deixando um patrimônio avaliado em mais de US$ 577 milhões.
Após a morte do empresário, as acusações contra ele foram retiradas. No entanto, os procuradores afirmaram que poderiam acusar outras pessoas envolvidas no esquema. Advogados das vítimas também prometeram buscar indenização nos tribunais.
Volte ao índice.
Quais nomes foram revelados?
O ex-presidente Bill Clinton em discurso na convenção democrata, em 21 de agosto de 2024
REUTERS/Kevin Wurm
Em 2024, o caso ganhou novas dimensões após a divulgação de documentos judiciais. À época, descobriu-se que mais de 150 nomes foram citados no processo.
Os arquivos revelados fazem parte de um processo de difamação movido por Virginia Giuffre, principal acusadora de Epstein, contra Ghislaine Maxwell, ex-namorada do bilionário. Ghislaine foi condenada por recrutar meninas menores de idade para a rede de exploração sexual do bilionário.
Entre os nomes citados no caso estão o de Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, e o do príncipe britânico Andrew.
Em depoimento de 2016, uma das vítimas relatou que Epstein mencionou que Clinton “gostava de jovens”. Um porta-voz do ex-presidente confirmou que ele viajou no avião particular de Epstein, mas negou qualquer envolvimento com os “crimes terríveis” do milionário.
Outra testemunha relatou que, em 2001, o príncipe Andrew colocou a mão em seu seio durante um encontro na casa de Epstein em Manhattan. O próprio Andrew negou qualquer envolvimento.
Apesar de não enfrentar acusações criminais, príncipe perdeu a maioria de seus títulos reais. Em 2023, ele fechou um acordo judicial com Virginia Giuffre por uma quantia não revelada e negou envolvimento no caso.
Volte ao índice.
Nome de Trump nas anotações
Arquivo mostra nome de Donald Trump em registro de voo ligado a Jeffrey Epstein
Reprodução/Departamento de Justiça dos EUA
Os documentos revelados em fevereiro deste ano somam cerca de 200 páginas e revelam registros de voos, uma lista de evidências e outros nomes ligados a Epstein.
Entre os registros de voo, aparecem os nomes de várias pessoas conhecidas, como famosos e empresários, incluindo anotações para “Donald Trump”.
Em duas delas, de maio de 1994, o nome de Trump aparece ao lado do de outras pessoas, como o de Marla Maples, ex-esposa do presidente, e o da filha Tiffany. O registro também mostra as iniciais “JE”, que seriam de “Jeffrey Epstein”, segundo a imprensa americana.
Nunca houve, ao longo das investigações, nenhuma evidência de que o presidente tenha envolvimentos em crimes ligados a Epstein. Inclusive, é de conhecimento público que os dois foram amigos entre as décadas de 1990 e 2000.
Já na lista de provas, por exemplo, estão dezenas de itens apreendidos pelas autoridades durante a investigação, como câmeras, computadores, fotos de mulheres, documentos e mídias eletrônicas.
Volte ao índice.
Vídeos em alta no g1

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente  
Política12 minutos ago

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente  

Evento 'Meu Eixão' leva oficinas, música e gastronomia à Asa Sul neste domingo
Noticias14 minutos ago

Evento 'Meu Eixão' leva oficinas, música e gastronomia à Asa Sul neste domingo

Maioria do armamento apreendido em MS seria levado para o RJ, diz PRF
Noticias16 minutos ago

Maioria do armamento apreendido em MS seria levado para o RJ, diz PRF

PRF apreende em MS maconha que era levada para SP em carreta
Noticias24 minutos ago

PRF apreende em MS maconha que era levada para SP em carreta

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário
Noticias25 minutos ago

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário

Kaká, Messi, Ronaldinho, Zidane: veja nomes que surgiram no Brasil após craques do futebol vencerem a Bola de Ouro
Economia26 minutos ago

Kaká, Messi, Ronaldinho, Zidane: veja nomes que surgiram no Brasil após craques do futebol vencerem a Bola de Ouro

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH
Noticias33 minutos ago

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região
Internacional42 minutos ago

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones
Política1 hora ago

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018
Noticias1 hora ago

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'
Noticias1 hora ago

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'

Brasil aplica 7 a 0 em Honduras na estreia do Mundial Sub-17 no Catar
Esporte1 hora ago

Brasil aplica 7 a 0 em Honduras na estreia do Mundial Sub-17 no Catar

Zé Ramalho lembra sucessos e ‘invoca’ Raul Seixas na Festa Junina de Sorocaba
Noticias1 hora ago

Zé Ramalho lembra sucessos e ‘invoca’ Raul Seixas na Festa Junina de Sorocaba

CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores
Noticias1 hora ago

CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores

Toyota retoma produção de veículos no país após paralisação de 40 dias
Economia1 hora ago

Toyota retoma produção de veículos no país após paralisação de 40 dias

Trinta e seis ônibus são incendiados em BH e Região Metropolitana de janeiro a julho, dizem empresas do transporte
Noticias2 horas ago

Trinta e seis ônibus são incendiados em BH e Região Metropolitana de janeiro a julho, dizem empresas do transporte

Classificar facções como terrorismo expõe Brasil à intervenção dos EUA
Internacional2 horas ago

Classificar facções como terrorismo expõe Brasil à intervenção dos EUA

Fiscalização nas redes sociais será desafio para eleições, avalia TRE-DF; leia entrevista
Noticias2 horas ago

Fiscalização nas redes sociais será desafio para eleições, avalia TRE-DF; leia entrevista

Mesmo com registro cassado no DF, Dr. Bumbum poderá atender se for solto
Noticias2 horas ago

Mesmo com registro cassado no DF, Dr. Bumbum poderá atender se for solto

Planetário do Rio inscreve para um dia de atividades nas férias
Noticias2 horas ago

Planetário do Rio inscreve para um dia de atividades nas férias

‘Não foi uma fatalidade’, diz viúva de homem morto em acidente no Beach Park
Noticias2 horas ago

‘Não foi uma fatalidade’, diz viúva de homem morto em acidente no Beach Park

Desempregado pedala 20 km e passa 12 horas em fila para concorrer a emprego no interior de SP
Noticias2 horas ago

Desempregado pedala 20 km e passa 12 horas em fila para concorrer a emprego no interior de SP

Inscrições para vestibular indígena da UnB terminam nesta sexta-feira
Noticias2 horas ago

Inscrições para vestibular indígena da UnB terminam nesta sexta-feira

Governo de MG recorre contra decisão que determina pagamento integral aos professores no 5º dia útil
Noticias3 horas ago

Governo de MG recorre contra decisão que determina pagamento integral aos professores no 5º dia útil

União Europeia afirma que poderá admitir novos membros até 2030
Internacional3 horas ago

União Europeia afirma que poderá admitir novos membros até 2030

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri