Published
2 meses agoon
By
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou cerca de 20 executivos das gigantes de tecnologia e empresas ligadas à inteligência artificial (IA) para um jantar na Casa Branca nesta quinta-feira (04). Porém, Elon Musk, dono da Tesla e até então aliado do republicano, não foi convidado.
O jantar deve acontecer após o evento sobre o uso de IA nas escolas, promovido pela primeira-dama, Melania Trump, e marcará a reinauguração do roseiral da Casa Branca, que até então passava por reformas.
A lista de convidados conta com nomes como os diretores-presidentes Tim Cook, da Apple, Mark Zuckerberg, da Meta, e Sam Altman, da OpenAI. Também esperados os CEOs do Google, Sundar Pichai, e da Microsoft, Satya Nadella, e os fundadores da Microsoft, Bill Gates, e da Sacle AI, Alexandr Wang.
Segundo a “Business Insider”, representantes da fabricante de semicondutores Advanced Micro Devices e da empresa astronáutica Blue Origin também devem comparecer ao evento.
Desde o início do seu segundo mandato, Trump está se esforçando para criar uma boa relação com as “big techs”, criando legislações que favorecem as companhias. Em contrapartida, as empresas de tecnologia estão se alinhando a ideologias do governo americano, revertendo problemas de diversidade, por exemplo.
O motivo pelo qual Musk não foi convidado para o jantar não foi divulgada, mas a sua relação com Trump está abalada há alguns meses.
Os dois discutiram publicamente nas redes sociais em junho, o que criou um distanciamento entre os aliados. Antes disso, o dono da Tesla declarou seu apoio à Trump durante as eleições e chegou a liderar o Departamento de Eficiência Governamental dos EUA (Doge) no começo ano.