Published
6 dias agoon
By

Veja anúncio contra tarifas que enfureceu Trump e o fez cortar negociação com Canadá
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai aumentar em mais 10% as tarifas sobre produtos canadenses, “além do que eles estão pagando agora” neste sábado (25). A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters.
A decisão ocorre um dia após o rompimento das negociações comerciais com o governo do Canadá — representado pela capital, Ottawa — motivado, segundo Trump, por um anúncio publicitário considerado enganoso. (Assista acima)
Nesta sexta-feira (24), Trump criticou o Canadá por seu “jogo sujo”, após a província de Ontário exibir uma campanha publicitária nos Estados Unidos que questionava os impactos das tarifas.
O anúncio utilizava trechos de um discurso do ex-presidente americano Ronald Reagan e custou cerca de US$ 75 milhões (aproximadamente R$ 403 milhões), de acordo com a agência de notícias France Presse.
O material provocou a reação imediata de Trump, que disse não ter intenção de se reunir com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, após o episódio.
“O Canadá foi pego trapaceando com um comercial, podem acreditar?”, afirmou o presidente americano antes de embarcar para uma viagem à Ásia. Apesar de Ontário ter anunciado que retiraria o anúncio na segunda-feira, Trump classificou a ação como “jogo sujo” e enfatizou: “Mas eu posso jogar mais sujo que eles”.
A campanha gerou protestos de diversos setores, inclusive da Fundação Ronald Reagan, que disse que o anúncio deturpa as palavras do ex-presidente e que revisaria suas opções legais.
Trump também acusou autoridades canadenses de tentarem “interferir na decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos e de outros tribunais” sobre a legalidade de suas tarifas.
O aumento tarifário representa uma nova tensão em um contexto em que Canadá, Estados Unidos e México negociam a renovação do T-MEC, o tratado comercial que mantém cerca de 85% do comércio transfronteiriço livre de tarifas.
O governo canadense havia dado sinais de avanço nas negociações sobre aço, alumínio e energia, mas o episódio do anúncio publicitário interrompeu a aproximação, segundo a France Presse.
Apesar do clima tenso, Mark Carney disse que está preparado para retomar as negociações assim que os americanos quiserem.
Reportagem com informações das agências Reuters e France Presse.
Trump
Getty Images