Published
4 meses agoon
By

     Chuvas torrenciais foram registradas em estado vizinho ao Texas, que registrou mais de 100 mortes por enchentes desde sexta (4). Enchentes também deixaram rastro de destruição no Novo México. Time-lapse mostra aumento recorde do nível de rio no Novo México em 8 de julho de 2025.
Serviço Geológico dos Estados Unidos
O nível da água de um rio no Novo México subiu para um nível recorde em questão de minutos na terça-feira (8), o que causou uma enchente repentina no estado americano que matou três pessoas. Uma filmagem em time-lapse revelada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) mostra o rápido aumento.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Autoridades climáticas americanas alertavam sobre condições climáticas perigosas no estado e declararam estado de emergência para a possibilidade de enchentes repentinas. As inundações no Novo México ocorrem enquanto o estado vizinho Texas ainda procura mais de 100 desaparecidos em enchentes que mataram mais de 100 pessoas.
O flagra do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) ocorreu por meio de uma câmera de monitoramento voltada para o Rio Ruidoso. As imagens mostram uma forte correnteza de água barrenta chegando rapidamente e inundando a área por volta das 17h no horário de Brasília, 14h no horário local. (Veja acima)
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) informou que um trecho do Rio Ruidoso atingiu um pico provisório de 6,16 metros (20,24 pés), o que será um recorde histórico se confirmado.
Casa é arrastada por enchente no Novo México
O NWS também relatou que um pai e dois filhos foram arrastados pelas enchentes repentinas no Novo México e que equipes de resgate estavam em busca deles.
O aumento do nível do rio foi causado por chuvas torrenciais no estado. Os três mortos confirmados até o momento são duas crianças pequenas e um adulto. Dezenas de pessoas ficaram presas em casa, e veículos na vila turística de Ruidoso foram arrastados pela força da água, segundo autoridades locais.
As crianças, de quatro e sete anos, e um homem foram arrastados pela correnteza e depois encontrados mortos, informou a vila de Ruidoso em seu site na noite de terça-feira, acrescentando que as operações de resgate estavam em andamento.
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna e Gestão de Emergências do Novo México, Danielle Silva, afirmou que o nível do Rio Ruidoso subiu rapidamente e atingindo um nível recorde de 6,2 metros no auge da enchente. À medida que as águas começaram a recuar no fim do dia, as autoridades iniciaram buscas por sobreviventes entre os destroços.
Vídeos divulgados nas redes sociais e em diversos veículos de imprensa mostraram uma casa inteira, arrancada de suas fundações, sendo levada pela correnteza através das águas barrentas e turvas do transbordado Rio Ruidoso e batendo em árvores ao longo do caminho. “Eu vi o vídeo. Não sabemos se havia alguém dentro da casa”, disse Danielle Silva. (Veja acima)
Equipes de emergência organizadas pelas autoridades locais e pela Guarda Nacional realizaram pelo menos 85 resgates em águas rápidas em Ruidoso e arredores, muitos deles envolvendo pessoas presas em carros e casas devido ao nível elevado das águas, segundo Silva.
No Novo México, Silva explicou que a gravidade do fluxo de detritos foi agravada por uma paisagem queimada por incêndios florestais e desprovida de vegetação, o que foi seguido por inundações que erodiram o solo.
Ruidoso, um refúgio popular de verão e também uma estação de esqui localizada na cordilheira Sierra Blanca, no sul-central do Novo México, fica a cerca de 185 km ao sul de Albuquerque, a maior cidade do estado.
Casa inteira é arrastada por enchente no Novo México em 8 de julho de 2025.
Kaitlyn Carpenter/via REUTERS