Connect with us

Política

Tarifaço de Trump: taxas de 50% contra o Brasil entram em vigor nesta quarta-feira

Published

on

Tarifaço de Trump: taxas de 50% contra o Brasil entram em vigor nesta quarta-feira




Trump assina decreto e oficializa tarifaço de 50% contra o Brasil
Entram em vigor nesta quarta-feira (6) as tarifas de importação de 50% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quarta-feira (30) um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. A medida, no entanto, prevê uma longa lista de exceções como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Segundo a Casa Branca, o decreto foi adotado em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”. (veja abaixo a íntegra do texto)
O anúncio oficializou o percentual mencionado pelo republicano em carta enviada a Lula neste mês e afirma que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia do país.
A Casa Branca cita “perseguição política, intimidação, assédio, censura e processos judiciais” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, classificando essas ações como “graves abusos de direitos humanos” e um enfraquecimento do Estado de Direito no Brasil.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, é citado no texto como responsável por “ameaçar, perseguir e intimidar milhares de seus opositores políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências, frequentemente em coordenação com outros membros do STF”.
“Quando empresas americanas se recusaram a cumprir essas ordens, ele impôs multas substanciais, ordenou a exclusão dessas empresas do mercado de redes sociais no Brasil, ameaçou seus executivos com processos criminais e, em um caso, congelou os ativos de uma empresa americana no Brasil para forçar o cumprimento”, diz o comunicado.
Além disso, a Casa Branca também cita o caso do blogueiro Paulo Figueiredo, residente nos EUA e alvo de processo criminal no Brasil por declarações feitas em território americano, como exemplo de violação à liberdade de expressão.
“O presidente Trump está defendendo empresas americanas contra extorsão, protegendo cidadãos americanos contra perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana contra censura e protegendo a economia americana de ser sujeita a decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico”, afirma a Casa Branca.
Além das tarifas, o comunicado justifica o bloqueio de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal, por serem considerados responsáveis por “censurar a liberdade de expressão protegida nos EUA”.
No dia 18, os EUA revogaram os vistos americanos dos ministros Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também foi sancionado.
Ficaram fora da lista os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux.
Segundo a Casa Branca, preservar e proteger os direitos de liberdade de expressão de todos os americanos e defender empresas americanas contra “censura forçada” continuará sendo prioridade na estratégia de política externa de Trump.
“O presidente Trump ordenou ao secretário Rubio que revogasse os vistos pertencentes ao ministro Moraes, seus aliados no Tribunal e seus familiares imediatos por seu papel em permitir as violações de direitos humanos contra brasileiros e violações de liberdade de expressão contra americanos”, diz o texto.
Longa lista de exceções
A lista de quase 700 produtos que não serão sobretaxados foi divulgada juntamente com o decreto oficial assinado por Trump e inclui suco de laranja, combustíveis, veículos, aeronaves civis e determinados tipos de metais e madeira. VEJA OS DESTAQUES AQUI.
Infográfico – Lista de isenções ao tarifaço de Trump
Arte/g1

Negociações travadas
As negociações entre Brasil e EUA para tentar reverter a tarifa de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros seguem travadas. Apesar de Trump ter dito na última sexta-feira (1º) que o presidente brasileiro pode ligar para ele “quando quiser”.
Nesta terça-feira (5), Lula afirmou que o Brasil continua disposto a negociar, mas vê pouco espaço para algum recuo americano.
“Eu não vou ligar para o Trump para comercializar porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para a COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática”, afirmou o presidente durante um evento no Palácio Itamaraty.
Lula também informou que o governo está finalizando um plano de contingência para ajudar empresas brasileiras afetadas.
Mesmo com a pressão pela abertura de um canal direto com Trump, auxiliares de Lula afirmam que o Planalto só quer uma ligação entre os dois presidentes quando estiver claro o que pode ser negociado. A preocupação é evitar um contato mal planejado que possa encerrar de vez o diálogo com os americanos.
As expectativas para uma negociação diminuíram ainda mais no domingo (3), após o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, declarar que é “improvável” que qualquer acordo com outros países seja firmado nos próximos dias.
Apesar disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que terá uma reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, ao longo desta semana. No entanto, o encontro ainda não foi agendado.
A ideia, segundo o ministro, é de que a conversa sirva como uma preparação para um possível encontro entre Lula e Trump.
Veja o comunicado da Casa Branca na íntegra
ENFRENTANDO UMA EMERGÊNCIA NACIONAL: Hoje, o Presidente Donald J. Trump assinou uma Ordem Executiva implementando uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, elevando o total da tarifa para 50%, para lidar com políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos.
A Ordem declara uma nova emergência nacional usando a autoridade do Presidente sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional de 1977 (IEEPA) e estabelece uma tarifa adicional de 40% para enfrentar as políticas e ações incomuns e extraordinárias do Governo do Brasil que prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos, a política externa dos EUA e a economia americana.
A Ordem conclui que a perseguição política, intimidação, assédio, censura e processos judiciais contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores constituem graves abusos de direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil.
USANDO INFLUÊNCIA PARA PROTEGER NOSSOS INTERESSES: O Presidente Trump reafirmou consistentemente seu compromisso de defender a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra ameaças estrangeiras, incluindo a proteção da liberdade de expressão, a defesa de empresas americanas contra coerção censória ilegal e a responsabilização de violadores de direitos humanos por seu comportamento fora da lei.
Recentemente, membros do Governo do Brasil tomaram ações sem precedentes para coagir de forma tirânica e arbitrária empresas americanas a censurar discurso político, remover usuários de plataformas, entregar dados sensíveis de usuários americanos ou alterar suas políticas de moderação de conteúdo sob pena de multas extraordinárias, processos criminais, congelamento de ativos ou exclusão total do mercado brasileiro. Isso compromete não apenas a viabilidade das operações comerciais de empresas americanas no Brasil, mas também a política dos Estados Unidos de promover eleições livres e justas e proteger direitos humanos fundamentais dentro e fora do país.
Por exemplo, desde 2019, o Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, tem abusado de sua autoridade judicial para ameaçar, perseguir e intimidar milhares de seus opositores políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências, frequentemente em coordenação com outros membros do STF, em prejuízo de empresas americanas que operam no Brasil.
— O Ministro Moraes emitiu unilateralmente centenas de ordens para censurar secretamente seus críticos políticos. Quando empresas americanas se recusaram a cumprir essas ordens, ele impôs multas substanciais, ordenou a exclusão dessas empresas do mercado de redes sociais no Brasil, ameaçou seus executivos com processos criminais e, em um caso, congelou os ativos de uma empresa americana no Brasil para forçar o cumprimento.
— De fato, além de prender indivíduos sem julgamento por postagens em redes sociais, o Ministro Moraes está atualmente supervisionando o processo criminal do Governo do Brasil contra Paulo Figueiredo, residente nos EUA, por declarações feitas em solo americano, e apoiou investigações criminais contra outros cidadãos americanos após eles denunciarem suas graves violações de direitos humanos e corrupção.
O Presidente Trump está defendendo empresas americanas contra extorsão, protegendo cidadãos americanos contra perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana contra censura e protegendo a economia americana de ser sujeita a decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico.
COLOCANDO A AMÉRICA EM PRIMEIRO LUGAR: Ao impor essas tarifas para enfrentar as ações imprudentes do Governo do Brasil, o Presidente Trump está protegendo a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra uma ameaça estrangeira. Em linha com seu mandato eleitoral, o Presidente Trump também tomou outras medidas para alcançar a paz por meio da força e garantir que a política externa reflita os valores, a soberania e a segurança dos EUA.
No primeiro dia de mandato, o Presidente Trump assinou uma “Diretiva de Política América Primeiro” ao Secretário de Estado, declarando que a política externa dos Estados Unidos deve sempre priorizar os interesses da América e de seus cidadãos.
Em conformidade com essa diretiva, em 28 de maio de 2025, o Secretário Rubio anunciou uma política de restrição de vistos direcionada a estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos.
De acordo com essa política, em 18 de julho, o Presidente Trump ordenou ao Secretário Rubio que revogasse os vistos pertencentes ao Ministro Moraes, seus aliados no Tribunal e seus familiares imediatos por seu papel em permitir as violações de direitos humanos contra brasileiros e violações de liberdade de expressão contra americanos.
Preservar e proteger os direitos de liberdade de expressão de todos os americanos e defender empresas americanas contra censura forçada continuará sendo prioridade na estratégia de política externa América Primeiro do Presidente Trump.
O Presidente Trump já utilizou tarifas com sucesso no passado para promover os interesses da América e enfrentar outras ameaças urgentes à segurança nacional, e está fazendo isso novamente hoje.
Veja o comunicado da Casa Branca que formaliza a tarifa de 50% ao Brasil
Reprodução
Trump olha para membros da imprensa no Aeroporto Internacional de Lehigh Valley, em Allentown, na Pensilvânia, nos EUA, em 3 de agosto de 2025.
REUTERS/Ken Cedeno

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Levantamento contou com mais de 200 jornalistas de todas as redações do G1
Noticias4 minutos ago

Levantamento contou com mais de 200 jornalistas de todas as redações do G1

Goiânia tem 605,3 mil carros e possui a 6ª maior frota do país, aponta estudo
Noticias6 minutos ago

Goiânia tem 605,3 mil carros e possui a 6ª maior frota do país, aponta estudo

Recém-nascida encontrada com suspeitos de matar grávida para roubar bebê tem estado estável | Rio de Janeiro
Noticias7 minutos ago

Recém-nascida encontrada com suspeitos de matar grávida para roubar bebê tem estado estável | Rio de Janeiro

Padre Fábio de Melo visita crianças com câncer no GACC em São José
Noticias12 minutos ago

Padre Fábio de Melo visita crianças com câncer no GACC em São José

Lula comemora aprovação da ampliação da faixa de isenção do IR: 'Justiça tributária'
Economia14 minutos ago

Lula comemora aprovação da ampliação da faixa de isenção do IR: 'Justiça tributária'

Falha geológica pode ter causado tremor em Poços de Caldas, segundo UnB
Noticias23 minutos ago

Falha geológica pode ter causado tremor em Poços de Caldas, segundo UnB

Justiça tributária: Lula celebra isenção para quem ganha até R$ 5 mil
Política59 minutos ago

Justiça tributária: Lula celebra isenção para quem ganha até R$ 5 mil

Juiz do DF mantém trabalho externo para deputado presidiário | Política
Noticias1 hora ago

Juiz do DF mantém trabalho externo para deputado presidiário | Política

Empresária presa na Operação Ressonância da PF em Juiz de Fora é libertada
Noticias1 hora ago

Empresária presa na Operação Ressonância da PF em Juiz de Fora é libertada

Cachorro 'corintiano' adotado após ser resgatado de córrego na Zona Norte de SP faz sucesso na internet
Noticias1 hora ago

Cachorro 'corintiano' adotado após ser resgatado de córrego na Zona Norte de SP faz sucesso na internet

MP Eleitoral denuncia Pablo Marçal por injúria e difamação contra Datena
Noticias1 hora ago

MP Eleitoral denuncia Pablo Marçal por injúria e difamação contra Datena

Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões nesta quinta-feira
Economia1 hora ago

Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões nesta quinta-feira

Suspeito de estelionato, sertanejo Eduardo Costa presta depoimento em Belo Horizonte
Noticias1 hora ago

Suspeito de estelionato, sertanejo Eduardo Costa presta depoimento em Belo Horizonte

Ministério Público do DF pede prisão preventiva de motoristas acusados por acidente na L4 Sul | Distrito Federal
Noticias2 horas ago

Ministério Público do DF pede prisão preventiva de motoristas acusados por acidente na L4 Sul | Distrito Federal

Câmara aprova MP que liberou R$ 1,2 bilhão para intervenção no Rio de Janeiro
Noticias2 horas ago

Câmara aprova MP que liberou R$ 1,2 bilhão para intervenção no Rio de Janeiro

Turista morre ao cair de brinquedo no Beach Park, na Grande Fortaleza
Noticias2 horas ago

Turista morre ao cair de brinquedo no Beach Park, na Grande Fortaleza

'Barbie humana': polícia investiga se influencer teve morte natural, acidental ou foi vítima de crime
Noticias2 horas ago

'Barbie humana': polícia investiga se influencer teve morte natural, acidental ou foi vítima de crime

Black Friday: madrugada é horário preferido dos golpistas, diz Serasa
Economia2 horas ago

Black Friday: madrugada é horário preferido dos golpistas, diz Serasa

Adolescente desaparece depois de ser agredida por ex-namorado em BH
Noticias2 horas ago

Adolescente desaparece depois de ser agredida por ex-namorado em BH

Brasileiro: São Paulo arranca empate e impede Fla de assumir liderança
Esporte2 horas ago

Brasileiro: São Paulo arranca empate e impede Fla de assumir liderança

Marina Iris grava álbum em 2026 com músicas de Wilson Moreira para festejar os 90 anos do compositor carioca
Entretenimento2 horas ago

Marina Iris grava álbum em 2026 com músicas de Wilson Moreira para festejar os 90 anos do compositor carioca

Estudantes do DF embarcam para mundial de profissões técnicas nos Emirados Árabes | Distrito Federal
Noticias3 horas ago

Estudantes do DF embarcam para mundial de profissões técnicas nos Emirados Árabes | Distrito Federal

Bandas que tocaram no carnaval esperam cachê da Prefeitura do Rio há cinco meses
Noticias3 horas ago

Bandas que tocaram no carnaval esperam cachê da Prefeitura do Rio há cinco meses

Veja 13 concursos previstos para o estado de SP este ano; total de vagas chega a quase 22 mil
Noticias3 horas ago

Veja 13 concursos previstos para o estado de SP este ano; total de vagas chega a quase 22 mil

Caminhão cai de ponte na capital paulista e deixa quatro feridos
Noticias3 horas ago

Caminhão cai de ponte na capital paulista e deixa quatro feridos

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política4 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional1 mês ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri