Connect with us

Economia

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Published

on

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%




Presidente americano havia antecipado que os EUA enviariam cartas a seus parceiros, especificando os valores de taxas que esses países teriam de pagar caso não negociassem acordos. Segundo a Casa Branca, pelo menos 14 países receberão cartas sobre comércio. Trump reacende guerra tarifária com ameaças a 14 países e a nações que se aproximarem do Brics
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta segunda-feira (7) uma série de cartas para diferentes parceiros comerciais. O republicano estabeleceu alíquotas mínimas sobre produtos importados que vão de 25% a 40% e têm vigência a partir de 1º de agosto.
Veja abaixo alguns dos países que vão receber as cartas e as tarifas anunciadas por Trump:
África do Sul: 30%
Bangladesh: 35%
Bósnia e Herzegovina: 30%
Cambodja: 36%
Cazaquistão: 25%
Coreia do Sul: 25%
Indonésia: 32%
Japão: 25%
Laos: 40%
Malásia: 25%
Myanmar: 40%
Sérvia: 35%
Tailândia: 36%
Tunísia: 25%
A decisão foi anunciada por meio de cartas enviadas aos líderes das nações e publicadas pelo republicano em seu perfil na rede Truth Social. (veja a carta na íntegra abaixo)
Trump já havia antecipado neste domingo (6) que os EUA enviariam cartas a seus parceiros comerciais, especificando os valores de taxas que esses países teriam de pagar caso não negociassem acordos com a maior economia do mundo.
As cartas enviadas aos países seguem um padrão semelhante: Trump afirma que o gesto representa uma demonstração da “força e do compromisso” dos EUA com seus parceiros e destaca o interesse em manter as negociações, apesar do déficit comercial significativo.
“A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Japão uma tarifa de apenas 25% sobre todos os produtos japoneses enviados aos Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais”, informa a carta enviada ao primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru.
“Entenda que os 25% são muito menos do que o necessário para eliminar a disparidade do déficit comercial que temos com seu país. Como é do seu conhecimento, não haverá tarifa se o Japão, ou empresas de seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos”, continua a carta, destacando que os EUA se comprometem a obter as aprovações necessárias de forma rápida.
“Se, por qualquer motivo, vocês decidirem aumentar suas tarifas, qualquer valor que escolherem será adicionado aos 25% que cobramos”, acrescenta Trump no texto.
As cartas enviadas aos demais líderes repetem integralmente o conteúdo da mensagem destinada ao primeiro-ministro japonês — com tarifas mínimas sobre produtos importados específicas para cada país.
Presidente dos EUA, Donald Trump, envia carta ao primeiro-ministro do Japão impondo tarifas de 25% sobre produtos importados do país
Reprodução/Truth Social
Presidente dos EUA, Donald Trump, envia carta ao primeiro-ministro do Japão impondo tarifas de 25% sobre produtos importados do país
Reprodução/Truth Social
Trégua tarifária é prorrogada
O envio das cartas com a nova data de 1º de agosto confirma a prorrogação da suspensão das chamadas “tarifas recíprocas”, concedendo mais três semanas para a negociação de acordos bilaterais que evitem o tarifaço anunciado em abril.
A suspensão de 90 dias das tarifas impostas pelo republicano estava prestes a expirar em 9 de julho. Até o momento, Washington firmou apenas acordos limitados com o Reino Unido e o Vietnã. A maioria dos países ainda tenta evitar as tarifas anunciadas, que podem variar entre 10% e 50%.
A União Europeia tenta evitar sobretaxas em áreas como agricultura, tecnologia e aviação, mas ainda enfrenta entraves nas negociações com os EUA. Segundo a Reuters, a expectativa é que o bloco não receba uma carta dos EUA estabelecendo tarifas mais altas.
Japão, Índia, Coreia do Sul, Indonésia, Tailândia e Suíça também correm contra o tempo para apresentar concessões de última hora.
Trump também aumentou a ofensiva contra o Brics, grupo de países emergentes que inclui o Brasil, a Rússia, a China, a Índia, a África do Sul, os Emirados Árabes Unidos, o Egito, a Arábia Saudita, a Etiópia, a Indonésia e o Irã.
Também no domingo (6), o republicano afirmou que vai impor uma tarifa adicional de 10% a “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics”.
“Não haverá exceções a essa política”, acrescentou.
Ainda não há informações sobre quais países serão taxados. Trump também não esclareceu o que considera “políticas antiamericanas” em sua publicação. Autoridades do governo americano dizem que não há um decreto sendo escrito e tudo depende dos próximos passos do bloco.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que “o uso de tarifas não serve a ninguém” e declarou que “se opõe ao uso de tarifas como ferramenta para coagir outros países”.
A Rússia também respondeu às declarações de Trump. “Vimos, de fato, essas declarações do presidente Trump, mas é muito importante destacar que a singularidade de um grupo como o Brics está no fato de que ele reúne países com abordagens e visões de mundo comuns sobre como cooperar com base em seus próprios interesses”, disse o porta-voz Dmitry Peskov.
Ele acrescentou que “essa cooperação dentro do Brics nunca foi e nunca será dirigida contra terceiros”.
A África do Sul seguiu a mesma linha. Para o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Chrispin Phiri, o Brics deve ser visto como um movimento em prol de um “multilateralismo reformado, nada mais”.
Segundo ele, “os objetivos do Brics são, principalmente, criar uma ordem global mais equilibrada e inclusiva, que reflita melhor as realidades econômicas e políticas do século 21”.
O Brasil ainda não se manifestou oficialmente.
Veja a carta na íntegra
Prezado Senhor Primeiro-Ministro:
É uma grande honra para mim enviar-lhe esta carta, pois ela demonstra a força e o compromisso de nosso relacionamento comercial, bem como o fato de que os Estados Unidos da América concordaram em continuar trabalhando com o Japão, apesar de terem um déficit comercial significativo com seu grande país. No entanto, decidimos seguir em frente com vocês, mas apenas com um comércio mais equilibrado e justo. Portanto, convidamos vocês a participar da extraordinária economia dos Estados Unidos, o maior mercado do mundo, de longe.
Tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Japão e concluímos que devemos nos afastar desses déficits comerciais de longo prazo e muito persistentes, causados pelas políticas tarifárias e não tarifárias e pelas barreiras comerciais do Japão. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser recíproco.
A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Japão uma tarifa de apenas 25% sobre todos os produtos japoneses enviados aos Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais. Produtos transbordados para evitar uma tarifa mais alta estarão sujeitos à tarifa mais elevada. Por favor, entenda que os 25% são muito menos do que o necessário para eliminar a disparidade do déficit comercial que temos com seu país. Como é do seu conhecimento, não haverá tarifa se o Japão ou empresas dentro do seu país decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos — e, de fato, faremos todo o possível para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira — ou seja, em questão de semanas.
Se, por qualquer motivo, vocês decidirem aumentar suas tarifas, qualquer valor que escolherem será adicionado aos 25% que cobramos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir muitos anos de políticas tarifárias e não tarifárias e barreiras comerciais do Japão, que causaram esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!
Estamos ansiosos para trabalhar com você como nosso parceiro comercial por muitos anos. Se desejar abrir seus mercados comerciais, até agora fechados, para os Estados Unidos e eliminar suas políticas tarifárias, não tarifárias e barreiras comerciais, poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta. Essas tarifas poderão ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do nosso relacionamento com seu país. Você nunca se decepcionará com os Estados Unidos da América.
Agradeço sua atenção a este assunto!
Com os melhores votos, subscrevo-me,
Atenciosamente,
Donald J. Trump.
Presidente dos EUA, Donald Trump, envia carta ao presidente da Coreia do Sul impondo tarifas de 25% sobre produtos importados do país
Reprodução/Truth Social
Presidente dos EUA, Donald Trump, envia carta ao presidente da Coreia do Sul impondo tarifas de 25% sobre produtos importados do país
Reprodução/Truth Social
Donald Trump em pronunciamento na Casa Branca
Carlos Barria/Reuters

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explosão em supermercado no México mata ao menos 23 pessoas
Internacional3 minutos ago

Explosão em supermercado no México mata ao menos 23 pessoas

Fim de semana do Dia de Finados deve levar 600 mil a cemitérios do DF
Noticias40 minutos ago

Fim de semana do Dia de Finados deve levar 600 mil a cemitérios do DF

Polícia do Reino Unido diz que ataque com faca em trem não foi um ato terrorista; dois britânicos foram presos
Noticias46 minutos ago

Polícia do Reino Unido diz que ataque com faca em trem não foi um ato terrorista; dois britânicos foram presos

Brasil derrota Argentina e é campeão do Torneio Quatro Nações
Esporte2 horas ago

Brasil derrota Argentina e é campeão do Torneio Quatro Nações

Marisa Monte saboreia a grandeza e a permanência do cancioneiro autoral na radiante sinfonia pop do show ‘Phonica’
Entretenimento2 horas ago

Marisa Monte saboreia a grandeza e a permanência do cancioneiro autoral na radiante sinfonia pop do show ‘Phonica’

Exposição no CCBB RJ destaca importância e riqueza dos manguezais
Noticias2 horas ago

Exposição no CCBB RJ destaca importância e riqueza dos manguezais

Quaest: Aprovação de Lula fica inalterada e de Cláudio Castro sobe 10 pontos após megaoperação policial | Política
Noticias2 horas ago

Quaest: Aprovação de Lula fica inalterada e de Cláudio Castro sobe 10 pontos após megaoperação policial | Política

Museu do Ipiranga lança podcast com olhar crítico sobre sua história
Noticias3 horas ago

Museu do Ipiranga lança podcast com olhar crítico sobre sua história

Como as crises internacionais ajudam os autoritários
Noticias3 horas ago

Como as crises internacionais ajudam os autoritários

Minas é campeão do Troféu José Finkel de natação
Esporte3 horas ago

Minas é campeão do Troféu José Finkel de natação

Liderança jovem da COP quer justiça climática no centro da conferência
Noticias4 horas ago

Liderança jovem da COP quer justiça climática no centro da conferência

Produtores de alcachofra aproveitam a safra para lucrar com turismo
Economia4 horas ago

Produtores de alcachofra aproveitam a safra para lucrar com turismo

AGENDA DE POLÍTICA: Após megaoperação no Rio, Câmara dedica pauta a projetos de segurança
Noticias4 horas ago

AGENDA DE POLÍTICA: Após megaoperação no Rio, Câmara dedica pauta a projetos de segurança

Estiagem derruba produção de batata-doce no Oeste Paulista
Noticias5 horas ago

Estiagem derruba produção de batata-doce no Oeste Paulista

Começa a sangria nos seringais de SP
Economia5 horas ago

Começa a sangria nos seringais de SP

Família no trabalho? Geração Z leva os pais para o escritório e em entrevistas de emprego | Carreira
Noticias5 horas ago

Família no trabalho? Geração Z leva os pais para o escritório e em entrevistas de emprego | Carreira

Absolvido de participar do 'maior assalto do mundo' vira influenciador após prisão: 'Discriminado até hoje'
Noticias6 horas ago

Absolvido de participar do 'maior assalto do mundo' vira influenciador após prisão: 'Discriminado até hoje'

Presidente da Síria deve visitar Washington, diz enviado dos EUA | Mundo
Noticias6 horas ago

Presidente da Síria deve visitar Washington, diz enviado dos EUA | Mundo

6,1 mil estudantes fazem prova na região de Ribeirão Preto
Noticias7 horas ago

6,1 mil estudantes fazem prova na região de Ribeirão Preto

Berkshire, de Buffett, atinge US$ 382 bilhões em caixa no 3º tri e lucros disparam | Finanças
Noticias7 horas ago

Berkshire, de Buffett, atinge US$ 382 bilhões em caixa no 3º tri e lucros disparam | Finanças

líder de partido que derrotou extrema-direita na Holanda é noivo de ídolo argentino do hóquei
Entretenimento7 horas ago

líder de partido que derrotou extrema-direita na Holanda é noivo de ídolo argentino do hóquei

Neo: quanto custa robô que pode lavar, dobrar e passar suas roupas
Noticias8 horas ago

Neo: quanto custa robô que pode lavar, dobrar e passar suas roupas

saiba como celebração pagã virou tradição na Igreja Católica
Noticias8 horas ago

saiba como celebração pagã virou tradição na Igreja Católica

Testamos o GWM Tank 300: SUV híbrido com consumo de moto e força de jipe
Economia8 horas ago

Testamos o GWM Tank 300: SUV híbrido com consumo de moto e força de jipe

‘Temos que ter esforço ainda maior para cuidar do que a COP permitiu fazer neste Estado’, diz Lula no Pará | Brasil
Noticias8 horas ago

‘Temos que ter esforço ainda maior para cuidar do que a COP permitiu fazer neste Estado’, diz Lula no Pará | Brasil

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais