Published
4 semanas agoon
By
Uma boa pedida no final de semana, na capital paulista, é conhecer receitas de grandes restaurantes da capital paulista, cercadas de boa música, aulas de gastronomia e mais uma diversa feira de produtores. Tudo isso está no mesmo lugar, a Ilha Musical do Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste paulistana, que recebe neste sábado (11) e domingo (12), além dos próximos dias 17,18 e 19 mais uma edição do SP Gastronomia. Os ingressos para curtir a atração ainda estão disponíveis aqui.
Amanhã, Dia das Crianças, o evento terá um preço especial para as famílias. Para o domingo, o combo família tem 4 ingressos (2 adultos e 2 crianças e adolescentes de até 17 anos) por R$110. Vale lembrar que crianças de até 10 anos não pagam entrada. Não faltará divertimento para os grandes e os pequenos. Amanhã, o grupo Beatles para Crianças abre a festa às 14h. Logo depois, se apresenta a Banda dos Seguranças do Metrô, às 15h30, e Buchecha encerra as atividades às 19h. Neste sábado, a animação fica a cargo da Banda dos Seguranças do Metrô, às 15h30, Laura Simões às 17h e a cantora Paula Lima, às 20h.
Ontem, primeiro dia de atividades, foi a vez do Titãs abrir a festa. Os roqueiros apresentaram sucessos como “Tô cansado”, “Televisão” e “Pra dizer adeus”, entre outros da carreira de Tony Bellotto, Sérgio Britto e Branco Mello.
O divertimento para os grandes e pequenos ainda passa pelos quase 20 restaurantes confirmados no evento. As opções vão da comida brasileira do restaurante A Casa do Porco e do Capim Santo, passando pelos pratos asiáticos do Aizomê e do árabe no Make Hommus Not War. Há desde cuscuz palestino servido com kebab de carne, do restaurante árabe, até um curioso sorvete com carne suína na composição (da Casa do Porco, claro) e torresmo com goiabada picante.
Os fãs de carne também encontram opções suculentas. O Osso, por exemplo, terá um hamburger macio feito totalmente da parte dianteira do boi, além de seu queridinho arroz de tutano. Por outro lado, a Maturatta terá sua opção de disco de carne acompanhado de american cheese e mais maionese trufada, grelhado aos olhos do visitante.
Os vegetarianos, é claro, não vão ficar sem opções. Diversos cardápios apresentam versões sem proteína animal e o Quincho, celebrado restaurante na Vila Madalena, marca presença com um cardápio exclusivo de delícias vegetarianas a exemplo de canjiquinha cremosa de milho crioulo com queijo parmesão, cogumelos defumados e finalizado com pimenta-do-reino, stracciatella e queijo tulha. Há ainda a Fugazzetta, uma massa de pizza de fermentação natural com queijos muçarela e provolone, além de cebola tostada.
Na ala das pizzas a programação ainda terá a participação da Pizza da Mooca Shop, do premiado chef Fellipe Zanuto. Por lá, as pedidas são pizzas retangulares, à moda romana. Com massa bem generosa e macia, a fatia vai das opções tradicionais como marguerita e calabresa (com salame e cebola roxa) e a mais inventiva, chamada “rosso” que leva alho laminado, azeite e mais orégano fresco, sobre uma generosa camada de molho de tomate de sabor marcante, mas sem pesar.
Quem quiser fugir da lactose poderá se esbaldar no sorvete de goiaba da Frida & Mina, presente com opções de sorvete em massa (bem leve e cremosa), mas também novíssimas opções de picolé — de casquinha crocante — e mais sanduíches de sorvete, com biscoitos variados na casquinha.
No gramado do Parque Villa-Lobos, curtiam os primeiros minutos do evento o casal Camila Corazza, de 33 anos, e Ascânio Luiz, de 32 anos. Apaixonados por gastronomia, a dupla viu a oportunidade de assistir o show como uma chance de aproximar dois programas que adoram fazer na cidade, curtir restaurantes e ouvir boa música.
“Amamos diversidade na cozinha. Aqui no evento, tem a pegada brasileira, do oriente médio, gostamos de experimentar. Visitamos no ano passado, gostamos, e decidimos voltar. Já comemos hoje na Casa do Porco, Make Hommus. Not War e quero ainda ir ao Jiquitaia hoje. A intenção é ir comendo de pouquinho em pouquinho e, claro, ver o show”, conta Camila.
Mais animados com os Titãs estava o casal Adelaide e Mauricio Ferreira, de 54 e 55 anos. A dupla é tão fã da banda de rock que tem um filho chamado “Marvin”, com inspiração na música lançada pelos artistas em 1984. A decisão de batizar o menino com o nome da banda pegou até o escrivão do cartório de surpresa. Eles juram que o herdeiro amou a homenagem à canção.
“Estávamos procurando por um show para ir. Encontramos a oportunidade de ver aqui, junto com a chance de curtir a gastronomia. Sabíamos que seria bem-organizado, já tínhamos visitado outros show. Então decidimos ficar aqui. Com nossos filhos já criados, não vamos ficar em casa, vamos curtir!”, diverte-se Mauricio. “Por enquanto, pedimos um hamburger junto de um cupim desfiado, junto de macarrão com queijo, valeu muito a pena.”
O Ministério da Cultura e a Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, apresentam o SP Gastronomia. O evento conta com o Estado de São Paulo e a cidade de São Paulo como anfitriões; Patrocínio Master da Vivo, 99Food, Banco do Brasil e Elo; Patrocínio de Cerveja Petra e Maturatta; Apoio de Sabesp, Britânia, Garrafaria, Cielo, SulAmérica e Rede D’Or; Apoio institucional Metrô SP, Detran-SP, Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Visite SP, Abear; Participação de Granado, Águas Prata, Frescatto, Kalassi e Ceratti; Produção RKF e Lanikai; Assessoria de Imprensa InPress, Parceria de Mídia Eletromídia e Parceria de Sustentabilidade Planton. O SP Gastronomia conta, ainda, com Grand Hyatt São Paulo como Hotel Oficial e o Parque Villa-Lobos como Local Oficial. A realização é do GLOBO, CBN e Valor Econômico, através do Ministério da Cultura, Governo Federal.