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Lecar Tático terá versões 4×2 e 4×4
divulgação/Lecar
A Lecar apresentou nesta quinta-feira (20), no Salão do Automóvel 2025, o Tático, um conceito de jipe híbrido flex que a marca pretende fabricar no Espírito Santo. Segundo a Lecar, ele terá 1 mil quilômetros de autonomia.
A proposta combina um visual quadrado — inspirado nos clássicos — com tecnologia híbrida elétrica flex da categoria Range Extender (EREV), sistema em que o motor a combustão não traciona o carro: ele funciona apenas para alimentar o gerador e manter o motor elétrico sempre ativo.
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O Tático foi projetado, segundo a Lecar, para uso misto, atendendo tanto ao ambiente urbano quanto ao fora de estrada, e terá versões 4×2 e 4×4. O motor elétrico HEPU Power entrega 165 cv, enquanto o conjunto híbrido é abastecido pelo gerador WEG movido a etanol.
É a mesma proposta encontrada no híbrido da Leapmotor, o C10, que tem um motor à combustão que só trabalha para alimentar o motor elétrico e a bateria. Com isso, a promessa é ambiciosa: autonomia de até 1.000 km usando só 30 litros de etanol, sem necessidade de recarga externa.
Lecar Tático será híbrido, com motor que vai abastecer apenas a bateria e o motor elétrico, sem a função de dar tração para o veículo
divulgação/Lecar
Segundo o CEO da Lecar, Flávio Figueiredo Assis, o Tático será um carro para o consumidor que quer encontrar várias soluções em um único veículo.
“Tradição de um jipão, eficiência energética e redução de emissões, sem a complexidade mecânica dos sistemas híbridos mais convencionais.”
Apesar de ainda ser um conceito, a Lecar garante que o projeto traz reforços estruturais, suspensão preparada para trilhas e um interior amplo e funcional.
A Lecar posiciona o Tático acima dos SUVs compactos, mirando o segmento dos utilitários médios — como Jeep Compass e Volkswagen Taos —, faixa super explorada pela indústria brasileira nos últimos anos.
Lecar Tático vai disputar mercado com Jeep Compass, segundo a marca
divulgação/Lecar
Novo cronograma da fábrica da Lecar no Espírito Santo
A apresentação do Tático veio acompanhada de novidades sobre o complexo industrial da Lecar em Sooretama (ES). A empresa ajustou seu cronograma e confirmou que as obras começam no primeiro trimestre de 2026, com início da produção no segundo semestre de 2027.
Em entrevista ao g1, Figueiredo Assis havia prometido os protótipos da Lecar rodando já no primeiro semestre de 2025, com as primeiras unidades entregues em agosto de 2026.
A revisão do calendário ocorreu por exigências legais e técnicas do processo de homologação da fábrica — segundo a empresa, uma medida necessária para garantir conformidade regulatória e solidez da operação desde o início.
Lecar Tático design de carro Jipão da Mercedes, com linhas bastante quadradas
divulgação/Lecar
O projeto prevê:
120 mil veículos por ano de capacidade produtiva;
1.300 empregos diretos e indiretos;
90 mil m² de área construída em um terreno de 420 mil m²;
330 mil m² preservados como área verde;
uso de energia solar, reuso de água e certificações internacionais de sustentabilidade.
O mock-up do Lecar 459 já está pronto e o protótipo deve ser testado no fim do primeiro semestre
Divulgação | Lecar
A fábrica dará vida aos primeiros modelos da marca: o sedan Lecar 459 e a picape Lecar Campo, ambos com o mesmo sistema híbrido flex de autonomia estendida. O Tático, apesar de apresentado como conceito, também integra o roadmap industrial da marca.
Durante o evento, a Lecar confirmou ainda que estuda um acordo de transferência tecnológica com uma das maiores fabricantes automotivas da China, o que pode acelerar o desenvolvimento da plataforma elétrica e atrair investimentos adicionais ao projeto.
Lecar venderá carros com vendedores independentes
Picape Campo está nos planos da Lecar e o modelo vai compartilhar a mesma plataforma e conjunto motriz do SUV híbrido 459
Divulgação | Lecar
Além de veículos e fábrica, a Lecar apresentou um dos pilares mais ousados da estratégia: um modelo de vendas híbrido, que mistura loja física, estrutura digital e representantes independentes.
E a meta é ousada: a empresa pretende instalar mais de 150 concessionárias até 2026, com inaugurações já em andamento.
As primeiras unidades estão em São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, São Paulo (Zona Leste), Marília (SP) e Vitória (ES). Segundo a montadoras, outras 90 estão em negociação avançada.
O destaque é o formato de entrada de parceiros: a rede será formada principalmente por lojistas de seminovos multimarcas, que poderão vender carros da Lecar sem abandonar suas operações atuais. O investimento inicial pode ser de até R$ 150 mil, aproveitando estruturas já existentes.
Lecar Campo terá tamanho entre as Fiat Strada e Toro, segundo executivo da montadora
Divulgação | Lecar
Esses parceiros passam a comercializar os veículos da marca por meio da modalidade Compra Programada, um sistema de aquisição sem juros e com previsibilidade de parcelas. Os prazos são de 48, 60 ou 72 meses, com pagamentos a partir de R$ 2.212,50, e preço único para os dois primeiros modelos: R$ 159.300 para 459 e Campo.
A picape apareceu também como mock-up, ou seja, apenas um esboço do produto, não-funcional. Na cor azul, a cor é a mesma utilizada no 459. Muitas partes do carro foram forjadas em isopor.
Lecar Campo
André Fogaça/g1
Além disso, a Lecar criou o Programa Executivos Lecar, uma rede de representantes comerciais independentes conectados diretamente à fábrica.
Eles cuidam do relacionamento com o cliente, enquanto o fechamento da venda ocorre nas concessionárias — seguindo a Lei Ferrari, que regulamenta o comércio de veículos no Brasil. O programa já tem 20 profissionais ativos e mais de 200 em treinamento online.
Para manutenção, a empresa planeja uma rede própria de oficinas especializadas, separada das revendas.
Primeira picape híbrda da Lecar poderá ser chamada de “Campo” ou “Cyber Campo”
Divulgação | Lecar
Salão do Automóvel 2025
Após um hiato de sete anos, o Salão do Automóvel de São Paulo volta ao Anhembi, na zona norte da capital, para a sua 31ª edição. A mostra estará aberta ao público entre 21 e 30 de novembro e deve receber mais de 700 mil visitantes, segundo a organizadora RX.
A abertura oficial do evento acontecerá em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, voltado a um público restrito. Para essa data, o ingresso custa R$ 1.000 e dá acesso antecipado às atrações e apresentações musicais.
Depois, o Salão funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
O Distrito Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, na zona norte de São Paulo.
A grande novidade é a Drive Experience, pista montada especialmente para o evento, ocupará 14 mil m² e contará com veículos das marcas BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault.
O circuito terá uma reta de 160 metros e permitirá testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4, com exercícios de slalom (prova de habilidade na qual o carro passa por um circuito de cones em zigue-zague) e frenagem.
Segundo a RX, cerca de 40 modelos estarão disponíveis para os testes, e até mil visitantes poderão participar por dia, em voltas de até 10 minutos.
Veja todos os detalhes na reportagem abaixo.
Salão do Automóvel 2025: tudo o que você precisa saber sobre o evento