Connect with us

Economia

Reuniões de madrugada e só 2 horas de sono: quem é a nova premiê 'workaholic' que assusta japoneses

Published

on

Reuniões de madrugada e só 2 horas de sono: quem é a nova premiê 'workaholic' que assusta japoneses




Quem é Sanae Takaichi, primeira mulher a ocupar cargo de premiê no Japão
A primeira-ministra do Japão , Sanae Takaichi , já externou, mais de uma vez, a admiração que possui por Margaret Thatcher.
A ex-premiê britânica, que ocupou o cargo durante vários anos, foi uma conservadora convicta com opiniões fortes sobre política econômica, segurança nacional, imigração e várias outras posições de centro-direta que hoje são compartilhadas por Takaichi.
Thatcher também construiu uma reputação em torno do seu espírito workaholic. A britânica costumava dizer que só precisava de quatro horas de sono por noite.
De forma parecida, Takaichi tem externado o mesmo desdém pelo descanso e já indicou que espera o mesmo nível de comprometimento de seus ministros e da própria população japonesa. A atitude, no entanto, tem feito soar alarmes em alguns setores do país.
Após ter sido nomeada como primeira-ministra em outubro, Takaichi afirmou que pretendia descartar “equilibrio entre vida profissional e pessoal” para si mesma. “Vou trabalhar, trabalhar, trabalhar e trabalhar”, declarou a japonesa na ocasião.
Primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi.
REUTERS/Kim Kyung-Hoon/File Photo
Reuniões na madrugada
A premiê japonesa manteve a palavra. No início deste mês, a premiê convocou uma reunião às 3h da manhã no seu gabinete, antes de outra reunião, da comissão do Orçamento, que começaria às 9h da manhã daquele dia.
Ela admitiu que dorme “cerca de duas horas por noite agora, quatro horas no máximo”. “Provavelmente é ruim para a minha pele”, brincou.
Takaichi também solicitou ao ministro do Trabalho que analisasse a possibilidade de flexibilizar as restrições a horas extras – fixadas em um máximo de 720 horas por ano –, a fim de incentivar o crescimento econômico.
Tomoko Yoshino, primeira mulher a chefiar o Rengo, o maior sindicato do Japão, destacou que o número já está próximo do limite que aumenta o risco de karoshi, termo japonês que significa morte por excesso de trabalho.
Japão registrou um recorde de 1.304 casos de mortes e problemas de saúde relacionados ao excesso de trabalho em 2024
Yoshikazu Tsuno/AFP
Jornadas excessivas
“Não podemos permitir que o limite máximo seja flexibilizado”, disse Yoshino a repórteres em Tóquio.
“Ainda estamos apenas na metade do caminho para reduzir o karoshi a zero e promover reformas no estilo de trabalho”, afirmou a sindicalista.
Um grupo de advogados que representam as famílias de pessoas que morreram de karoshi externou uma posição na mesma linha. O grupo emitiu uma declaração afirmando que os comentários da primeira-ministra “não ajudam” em um país que há muito tempo é famoso por sua cultura de jornadas de trabalho excessivas.
A declaração do Conselho Nacional de Defesa das Vítimas de Karoshi apelou a Takaichi para que suspendesse os esforços para reverter os recentes progressos na criação de um equilíbrio mais saudável entre a vida profissional e pessoal e para que parasse com os comentários mais “exaltados”.
De acordo com estatísticas do governo japonês, um recorde de 1.304 casos de mortes e problemas de saúde relacionados ao excesso de trabalho foram registrados no ano fiscal de 2024 no Japão – um aumento de 196 casos em relação ao ano anterior.
Do total, 1.057 foram de distúrbios de saúde mental relacionados ao trabalho, incluindo “abuso de poder por parte de superiores ou outras pessoas” e “assédio por parte de clientes”.
Cultura de trabalho tóxica
A preocupação chegou até mesmo a ser compartilhada por alguns membros do governo de Takaichi. O ministro da Saúde, Takamaro Fukuoka, afirmou que a pasta “acredita que perder a vida ou a saúde devido ao excesso de trabalho não deve acontecer”.
O problema também é uma questão de direitos humanos, destacou Teppei Kasai, representante da Human Rights Watch em Tóquio.
“Não acredito que esse seja um fenômeno particularmente japonês. Existem locais de trabalho com culturas e regras tóxicas em vários outros países”, disse ele.
“Dito isso, a cultura corporativa japonesa tende a enfatizar excessivamente a presença em vez da produtividade, o que pode levar os trabalhadores a se sentirem obrigados a comparecer ao trabalho mesmo que estejam doentes ou saibam que não serão produtivos por algum outro motivo”, disse Kasai à DW.
Embora tenha havido alguns progressos na cultura de trabalho no Japão desde a pandemia de covid-19 em 2020, há preocupações de que as pressões sobre os trabalhadores possam aumentar mais uma vez, levando a um novo aumento nos casos de karoshi, depressão ou suicídios relacionados à carga excessiva.
Regras internacionais
Segundo Kasai, o Japão deveria seguir as diretrizes de 2016 da ONU sobre condições de trabalho. Essas regras definem que os Estados devem “estabelecer padrões mínimos que precisam ser respeitados e não podem ser negados ou reduzidos com base em argumentos econômicos ou de produtividade”.
“É importante ter em mente que todos têm direito a descansar todas as semanas como parte de condições de trabalho justas e favoráveis, o que significa que nenhum trabalhador deve poder ‘escolher’ trabalhar 90 horas por semana”, destacou Kasai.
“Também é fundamental compreender que a flexibilização do horário de trabalho pode aumentar o risco de exploração laboral para as pessoas em determinados setores.”
A primeira-ministra Takaichi colocou novamente em destaque as longas jornadas de trabalho no Japão, mas o debate ficou ainda mais urgente depois que vários profissionais compartilharam jornadas de trabalho de 18 horas nas redes sociais.
Hiro é o autor do canal japonês “Typical Salaryman” (Funcionário comum, em tradução livre) no YouTube e Instagram. Ele faz publicações como “Sem dinheiro antes do dia do pagamento”, “Uma semana de desespero corporativo” e “Semanas de 65 horas no Japão”.
Num video publicado no YouTube com o título “Every Day is Hell” (todo dia é um inferno), Hiro descreve como se sente solitário e exausto por trabalhar na cidade japonesa de Osaka e como encontra consolo na comida. Comentários de perfis de todo o mundo no vídeo são reveladores.
“Espero que um dia você consiga um emprego melhor e continue com saúde por muito tempo”, diz um deles. Outro espectador afirma: “Você é um sujeito incrível. Estou assistindo aos seus vídeos desde ontem. Desejo tudo de bom para você. Continue produzindo seu conteúdo e deixe essa vida”.
Jornadas excessivas
Issei, de 27 anos, esperava encontrar um emprego estável logo após se formar. Em vez disso, passou por uma série de empresas que exigiam muitas horas extras e onde a cultura era “desafiadora” para quem esperava um equilíbrio razoável entre vida profissional e pessoal.
“São as chamadas ‘Black kigyō’ e era muito difícil”, diz Issei, que trabalhou no setor de vendas e pediu para não revelar seu sobrenome, pois atualmente está desempregado e se candidatando para novas vagas.
“Eu acumulei algumas dívidas depois da faculdade e era difícil sobreviver, mesmo trabalhando em tempo integral”, explica. “Havia dias em que eu ficava muito deprimido, mas eu li sobre pessoas que morriam de karoshi por trabalharem demais ou que cometiam suicídio.”
“Para mim, nunca foi tão ruim assim, porque eu iria preferir desistir, mas consigo entender como algumas pessoas não sentem que podem fazer isso e simplesmente continuam até que seja tarde demais.”
Outros, no entanto, são cautelosamente a favor de permitir que qualquer pessoa que queira trabalhar horas extras o faça sem infringir a lei, especialmente em um momento de desafios econômicos.
“A questão é complicada”, afirma Makoto Watanabe, professor de Comunicação e Mídia. “Algumas pessoas querem trabalhar muitas horas porque podem ganhar um bom salário e existe legislação para proteger aqueles que não querem fazer horas extras ilimitadas. Existe um problema com suicídios, doenças e karoshi relacionados ao excesso de trabalho, mas acho que as coisas melhoraram nos últimos anos.”
“Acredito que, se as leis não forem flexibilizadas a ponto de os empregadores poderem abusar delas, as pessoas deveriam poder trabalhar o quanto quiserem”, argumenta Watanabe.
Quais são as atualizações da NR-1, que apresenta diretrizes de saúde no trabalho

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reuniões de madrugada e só 2 horas de sono: quem é a nova premiê 'workaholic' que assusta japoneses
Economia4 minutos ago

Reuniões de madrugada e só 2 horas de sono: quem é a nova premiê 'workaholic' que assusta japoneses

Empresário planta girassóis em condomínio em Miguelópolis, SP, e transforma lugar em ponto turístico
Noticias15 minutos ago

Empresário planta girassóis em condomínio em Miguelópolis, SP, e transforma lugar em ponto turístico

O cientista que trocou a USP pela Amazônia para criar fazendas de gado
Economia1 hora ago

O cientista que trocou a USP pela Amazônia para criar fazendas de gado

Armazém 7 do Porto de Santos ganha revitalização histórica com centro tecnológico e educacional
Noticias1 hora ago

Armazém 7 do Porto de Santos ganha revitalização histórica com centro tecnológico e educacional

Grifes, lojas da Rolex e concessionária da Ferrari: vestido de presidente revela 'ilha' de luxo na Venezuela
Economia2 horas ago

Grifes, lojas da Rolex e concessionária da Ferrari: vestido de presidente revela 'ilha' de luxo na Venezuela

Médico que matou outros dois médicos em SP teria cometido crime após briga por contratos na área da saúde, diz polícia
Noticias2 horas ago

Médico que matou outros dois médicos em SP teria cometido crime após briga por contratos na área da saúde, diz polícia

União Europeia marca reunião de emergência após Trump usar tarifa para pressionar por compra da Groenlândia
Economia3 horas ago

União Europeia marca reunião de emergência após Trump usar tarifa para pressionar por compra da Groenlândia

Passagem de ônibus aumenta 5% em Suzano a partir deste domingo
Noticias3 horas ago

Passagem de ônibus aumenta 5% em Suzano a partir deste domingo

Como o agro brasileiro deve se beneficiar do acordo UE-Mercosul
Economia4 horas ago

Como o agro brasileiro deve se beneficiar do acordo UE-Mercosul

Tarifa de ônibus em Franca, SP, passa a custar R$ 4
Noticias4 horas ago

Tarifa de ônibus em Franca, SP, passa a custar R$ 4

Caso Banco Master: saiba como reaver seu dinheiro pelo FGC
Economia6 horas ago

Caso Banco Master: saiba como reaver seu dinheiro pelo FGC

Com atendimentos por picada de escorpião em alta na região de Campinas, saiba o que é mito e o que funciona para prevenir
Noticias7 horas ago

Com atendimentos por picada de escorpião em alta na região de Campinas, saiba o que é mito e o que funciona para prevenir

Mega-Sena, concurso 2.961: veja os números sorteados
Economia7 horas ago

Mega-Sena, concurso 2.961: veja os números sorteados

Mutirão de combate à dengue mobiliza Rio Preto após duas epidemias consecutivas
Noticias8 horas ago

Mutirão de combate à dengue mobiliza Rio Preto após duas epidemias consecutivas

UE e Mercosul firmam acordo de livre comércio após 25 anos
Economia8 horas ago

UE e Mercosul firmam acordo de livre comércio após 25 anos

Trump quer tarifar países europeus contrários à compra da Groenlândia
Internacional9 horas ago

Trump quer tarifar países europeus contrários à compra da Groenlândia

Cidades do CE e MG iniciam vacinação contra dengue com dose única
Noticias9 horas ago

Cidades do CE e MG iniciam vacinação contra dengue com dose única

Acordo entre Mercosul e União Europeia é assinado no Paraguai
Economia9 horas ago

Acordo entre Mercosul e União Europeia é assinado no Paraguai

Riotur divulga programação dos dez megablocos no Circuito Preta Gil
Noticias10 horas ago

Riotur divulga programação dos dez megablocos no Circuito Preta Gil

Champagne, gorgonzola, queijo Canastra: produtos ficam protegidos contra imitação após acordo UE-Mercosul; veja lista
Economia10 horas ago

Champagne, gorgonzola, queijo Canastra: produtos ficam protegidos contra imitação após acordo UE-Mercosul; veja lista

Mercosul está aberto a acordos com outros blocos e países, diz Peña
Internacional11 horas ago

Mercosul está aberto a acordos com outros blocos e países, diz Peña

TV Brasil exibe produção independente Essencial – Equipes de Saúde
Noticias11 horas ago

TV Brasil exibe produção independente Essencial – Equipes de Saúde

Calderano disputa semifinal do Star Contender de Doha neste domingo
Esporte11 horas ago

Calderano disputa semifinal do Star Contender de Doha neste domingo

Governo: Acordo Mercosul-UE impulsiona estratégia comercial do Brasil
Economia11 horas ago

Governo: Acordo Mercosul-UE impulsiona estratégia comercial do Brasil

Helicóptero cai na zona oeste do Rio e deixa três pessoas mortas
Noticias12 horas ago

Helicóptero cai na zona oeste do Rio e deixa três pessoas mortas

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional6 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias6 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia6 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política6 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia6 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia6 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias6 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional3 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia5 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional6 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política6 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia6 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional6 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento6 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional6 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento6 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia6 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias6 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias6 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri