Connect with us

Entretenimento

'Resident evil requiem' traz dois estilos de jogo diferentes em um só game para trazer dose certa de sustos e ação; g1 jogou

Published

on

'Resident evil requiem' traz dois estilos de jogo diferentes em um só game para trazer dose certa de sustos e ação; g1 jogou


‘Resident evil requiem’ chega para consoles e PC em 27 de fevereiro
“Resident evil”, que definiu o gênero de horror de sobrevivência (“survival horror”) há 30 anos, tem uma missão ingrata sempre que um novo jogo da série é lançado. Como é possível ser ainda mais assustador, ter inimigos mais bizarros, trazer quebra-cabeças melhores e combates mais intensos do que no jogo anterior? Essas são as perguntas que “Resident evil requiem” terá que responder quando chegar aos videogames e PC em 27 de fevereiro.
Ao longo de três décadas, a série foi mudando para trazer a inovação e aumentar o medo. Saiu de câmeras fixas e um ritmo mais lento, dos primeiros jogos, para uma câmera atrás do ombro do personagem principal e muito mais ação, como foi visto a partir de “Resident evil 4”. Mais recentemente, surpreendeu ao seguir para um estilo de câmera em primeira pessoa, como foi visto em “Resident evil 7”.
Para o nono título da série principal, o game tenta unir todos estes elementos. O jogador vai ter momentos de muita tensão, sustos e enigmas para resolver quanto vai ter momentos de muita ação e tiros para eliminar muitos zumbis. E, ainda, é possível alternar livremente entre as câmeras em primeira e terceira pessoa a qualquer momento.
O g1 jogou algumas horas de “Resident evil requiem”, ou “Resident evil 9”, que permitiu ver as mudanças que o título vai quase ser dois jogos distintos em um só.
Leon Keneddy retorna à franquia de terror em ‘Resident evil requiem’
Divulgação/Capcom
Um jogo, dois personagens e estilos diferentes
O novo “Resident evil” marca o retorno da franquia à cidade de Racoon City, onde tudo começou em 1996 no PlayStation original. O local destruído após uma explosão nuclear para conter a ameaça de zumbis traz muitos mistérios para serem desvendados pelo jogador e novas ameaças.
É neste cenário que conhecemos Grace Ashcroft, uma agente do FBI cuja a vida está ligada aos acontecimentos passados da franquia. A personagem inédita é filha de Alyssa Ashcroft, de “Resident evil outbreak”, um spin-ff da série para PlayStation 2. Grace é designada para um caso envolvendo uma série de infecções e mortes sem explicação. O incidente mais recente ocorreu no mesmo local onde sua mãe foi morta oito anos antes.
O game a coloca como uma profissional em início de carreira, sem muita experiência de campo. Assim, seu estilo de jogo é mais como os “Resident evil” clássicos, com menos ação, foco em resolver quebra-cabeças para avançar, investigar os mistérios que permeiam a história e, de vez em quando, atirar nos zumbis que aparecem pela frente.
Com Grace Ashcroft, o estilo de jogo de ‘Resident evil requiem’ é mais voltado para a furtividade e solução de enigmas
Divulgação/Capcom
A inexperiência de Grace faz com que o jogador vá desbravando a ambientação de “Resident evil requiem” com mais cuidado. Ela sabe atirar, mas talvez não tão bem quando agentes melhor treinados e o medo ao ver as criaturas bizarras em sua frente fazem suas mãos tremerem, deixando a mira mais difícil. A munição é bastante escassa, fazendo com que atacar seja sempre a última opção.
A melhor opção é passar sem que Grace seja vista. No cenário do teste, uma espécie de mansão-laboratório, ela deve andar agachada por detrás de móveis e armários, apagar luzes (ela pode usar uma lanterna para os ambientes escuros) e esperar o momento certo para cruzar corredores estreitos e salas com zumbis.
Quando o confronto se torna a única opção, a agente pode usar pistolas que encontra pelo caminho e até pequenos itens que podem ferir os monstros, antes de sair correndo. Ela ainda pode usar compostos químicos e sangue coletado de inimigos mortos para criar um químico que, ao ser colocado nos zumbis, faz com que eles explodam em sangue. Essa é uma vantagem que, pelo menos durante o teste, terá que ser usada apenas em momentos onde não há outra opção a não ser o combate direto.
Ao jogar com Leon Kennedy, a experiência de jogo muda completamente. Em vez de ter que se esconder e poupar sua munição e recursos, com ele é tiro para todo o lado. O policial inexperiente de “Resident evil 2” que se tornou o agente durão de “Resident evil 4” (considerado até hoje um dos melhores da série) retorna no novo jogo para ajudar Grace e enfrentar essa nova ameaça.
Leon utiliza uma gama enorme de armas, de pistolas a espingardas, para acabar com qualquer ameaça zumbi que encontrar pela frente. Ele também tem golpes que podem esmagar as cabeças dos mortos-vivos quando não há outra opção. Neste game, o personagem chega equipado com uma machadinha para que, quando as balas acabarem, ele poder cortar quem ou o que estiver pela frente. Convenientemente, ele carrega um afiador para deixar a lâmina desta arma extremamente afiada quando necessário.
Leon traz ação para ‘Resident evil requiem’
Divulgação/Capcom
Uma das novidades de “Resident evil requiem” é a possibilidade de poder trocar o estilo da câmera de jogo a qualquer momento. Jogadores podem optar por jogar em primeira pessoa, do ponto de vista do personagem, ou em terceira pessoa, com a câmera vista pelas costas do herói. A troca pode acontecer em qualquer momento da partida.
No teste, o padrão foi jogar em primeira pessoa com Grace, para sentir mais a tensão e os momentos assustadores que jogar com a moça traz, e em terceira pessoa com Leon, para poder visualizar todos os zumbis que estão ao redor. A escolha foi acertada. Contudo, quem quiser jogar o game inteiramente com qualquer uma das câmeras, vai poder decidir qual o melhor estilo.
‘Resident evil requiem’ pode ser jogado tanto em câmera em primeira pessoa quanto em terceira pessoa
Divulgação/Capcom
‘Novos’ zumbis
Os inimigos de “Resident evil requiem” são os tradicionais zumbis que enfrentamos ao longo desses 30 anos. Mas eles chegam com um tempero a mais. Essa nova infecção transforma as pessoas em mortos-vivos, mas mantém algumas características que elas tinham em vida.
Um cozinheiro que aparece no game segue tentando cozinhar refeições e cortar legumes com uma faca afiada. Se ele vir um dos dois personagens, vai atacar para fazer picadinho. Um médico segue querendo usar seu bisturi para realizar cirurgias (ou cortar o jogador). Uma faxineira segue limpando o banheiro e se cortando com os cacos do espelho e uma cantora segue com sua cantoria e pode deixar o jogador surdo e tonto por instantes.
Essas novas características aumentam a tensão de todo o jogo e trazem uma camada a mais de “inteligência” aos monstros, aumentando o desafio de tentar passar por eles sem ser visto ou combatê-los.
Novos zumbis de ‘Resident evil requiem’ guardam memórias de sua vida e repetem ações que realizavam
Divulgação/Capcom
Alguns podem usar elementos que estão pelo cenário como serras-elétricas. Mas, claro, caso o jogador consiga fazer com que eles derrubem este objeto, é possível usá-los ao seu favor. Este foi um dos exemplos dados durantes os testes: inimigos com serras-elétricas atacam Leon e é possível atirar em suas mãos para largar o item, que fica ligado, rodando pelo chão. Tentar pegar a moto-serra ligada pode causar ferimentos, mas, do jeito certo, é possível empunhá-la e usá-la para o ataque. A cena de combate acaba se tornando grotesca por conta da quantidade de sangue e vísceras que aparecem pela tela.
Como curiosidade, vale ressaltar que, inimigos com a serra ligada, ao serem atingidos nas pernas, podem cair e serem arrastados pelo objeto em direção ao jogador (também causando dano de vida). Ou eles ainda podem apenas jogar a serra para cima, deixando o jogador à própria sorte de ser atingido ou não.
Entre os montros, há um gigantesco que apareceu em um momento que dá um baita de um susto no jogador. De tão grande, ele não passa pelas portas. Grande engano. Ele consegue destruir algumas paredes pelo caminho para caçar Leon e Grace e ainda fica andando pelos corredores para atrapalhar ainda mais a locomoção.
Jogo tem visual assustador
Divulgação/Capcom
Vai dar certo?
As novidades que “Resident evil requiem” traz tentam trazer vigor à série. Dar possibilidade ao jogador de escolher a câmera muda a experiência, mas não chega um grande diferencial. O contrário pode ser dito da tentativa de colocar dois personagens com estilos de jogo opostos, que funciona muito bem para trazer doses diferentes de tensão, medo e ação.
Mas, acima disso tudo, o que prende os jogadores na série “Resident evil” é a história e o mistério em torno dos acontecimentos de Raccon City e da epidemia zumbi (e em como solucionar todos eles). E isso, “Requiem” parece ter bastante. O término do teste deixou aquele gosto de querer saber mais, para onde esse enredo vai levar e quais cenários terão que ser explorados.
Resta saber como a versão final do jogo vai conseguir dosar estes elementos para fazer de “Resident evil requiem” a celebração de 30 anos da franquia de zumbis mais popular dos videogames.
LEIA MAIS
‘Resident Evil 4’: Remake buscou ‘expandir qualidades’ do original ao invés de mudá-las, diz produtor

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em carta aberta, Kanye West pede desculpas por apologia ao nazismo: ‘Perdi contato com a realidade’
Entretenimento3 segundos ago

Em carta aberta, Kanye West pede desculpas por apologia ao nazismo: ‘Perdi contato com a realidade’

INSS: pagamento de benefícios de janeiro começa nesta segunda-feira
Noticias11 minutos ago

INSS: pagamento de benefícios de janeiro começa nesta segunda-feira

'Resident evil requiem' traz dois estilos de jogo diferentes em um só game para trazer dose certa de sustos e ação; g1 jogou
Entretenimento29 minutos ago

'Resident evil requiem' traz dois estilos de jogo diferentes em um só game para trazer dose certa de sustos e ação; g1 jogou

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% para distribuidoras
Economia42 minutos ago

Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% para distribuidoras

Martins suaviza a pulsão ‘música, letra e dança’ de ‘Fullgás’ em álbum ao vivo programado para 27 de fevereiro
Entretenimento1 hora ago

Martins suaviza a pulsão ‘música, letra e dança’ de ‘Fullgás’ em álbum ao vivo programado para 27 de fevereiro

No Supremo, PF colhe depoimentos no caso da compra do Master pelo BRB
Noticias1 hora ago

No Supremo, PF colhe depoimentos no caso da compra do Master pelo BRB

Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias
Esporte2 horas ago

Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

Direção de elenco vira trunfo brasileiro em campanha de 'O Agente Secreto' no Oscar
Entretenimento2 horas ago

Direção de elenco vira trunfo brasileiro em campanha de 'O Agente Secreto' no Oscar

Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026
Economia2 horas ago

Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026

Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias
Esporte2 horas ago

Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

Fãs do BTS disputam ingressos para primeira turnê dos astros do K-pop desde serviço militar
Entretenimento2 horas ago

Fãs do BTS disputam ingressos para primeira turnê dos astros do K-pop desde serviço militar

CNU 2: começa prazo para contestar nota preliminar da prova discursiva
Noticias2 horas ago

CNU 2: começa prazo para contestar nota preliminar da prova discursiva

Gastos de brasileiros no exterior atingem maior índice em 11 anos; dólar recuou e IOF subiu em 2025
Economia3 horas ago

Gastos de brasileiros no exterior atingem maior índice em 11 anos; dólar recuou e IOF subiu em 2025

Deputados franceses votam proibição de redes sociais para adolescentes
Noticias3 horas ago

Deputados franceses votam proibição de redes sociais para adolescentes

“Basta de ordens de Washington”, diz presidente interina da Venezuela
Internacional3 horas ago

“Basta de ordens de Washington”, diz presidente interina da Venezuela

São Paulo tem 13ª morte causada pela chuva
Noticias3 horas ago

São Paulo tem 13ª morte causada pela chuva

Dólar inicia o dia em queda com cautela sobre Fed e tensões geopolíticas
Economia4 horas ago

Dólar inicia o dia em queda com cautela sobre Fed e tensões geopolíticas

Egito quer restringir acesso de crianças a redes sociais para combater 'caos digital'
Noticias4 horas ago

Egito quer restringir acesso de crianças a redes sociais para combater 'caos digital'

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana
Noticias4 horas ago

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

Ouro supera US$ 5.100 e atinge o maior valor da história
Economia5 horas ago

Ouro supera US$ 5.100 e atinge o maior valor da história

União Europeia abre investigação sobre X por imagens sexualizadas no Grok, diz parlamentar
Noticias5 horas ago

União Europeia abre investigação sobre X por imagens sexualizadas no Grok, diz parlamentar

Torcedor atropelado por caminhão da Tropa de Choque da PM no estádio do Corinthians morreu no local
Noticias5 horas ago

Torcedor atropelado por caminhão da Tropa de Choque da PM no estádio do Corinthians morreu no local

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
Economia6 horas ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Banco é condenado após idosa ter nome sujo por dívida em sequestro
Noticias6 horas ago

Banco é condenado após idosa ter nome sujo por dívida em sequestro

China diz que acordos com Canadá ‘não têm terceiros como alvo’
Economia7 horas ago

China diz que acordos com Canadá ‘não têm terceiros como alvo’

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política6 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias6 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia5 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri