Connect with us

Economia

Reforma administrativa: coordenador de grupo de trabalho apresenta pacote de propostas na Câmara; veja principais pontos

Published

on

Reforma administrativa: coordenador de grupo de trabalho apresenta pacote de propostas na Câmara; veja principais pontos




Coordenador da reforma administrativa fala sobre os próximos passos na Câmara
Coordenador do grupo de trabalho na Câmara, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) apresentou nesta quinta-feira (2) um conjunto de propostas para modernizar e conter gastos do Estado brasileiro.
📄O pacote contempla três tipos de matérias legislativas:
uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC);
um projeto de lei complementar;
um projeto de lei.
🖊️Os textos ainda não foram formalmente protocolados na Câmara — Pedro Paulo colhe assinaturas para registrar a PEC no sistema da Casa.
A reforma administrativa é uma das prioridades definidas pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discussão em 2025.
Motta tem defendido que a proposta é necessária para adequar a administração pública à responsabilidade fiscal e tornar o Estado “mais ágil”.
O pacote proposto por Pedro Paulo prevê a criação de uma revisão anual de gastos pelo Poder Executivo, inspirado no chamado “spending review” dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
💰Embora não enterre de vez os “supersalários”, a proposta do parlamentar tenta fechar o cerco contra os “penduricalhos”, definindo critérios para a concessão dos benefícios. Pedro Paulo propõe, no entanto, abrir caminho para criação de bônus por resultado na administração pública.
💻Também prevê novas regras para a realização de concursos públicos, limitar o trabalho remoto e restringir outros privilégios do funcionalismo, como as férias de 60 dias.
Nos municípios, a proposta cria limites para a criação de secretarias e para aumentos de salários de prefeitos e para gastos com o Legislativo local.
Para os estados, haverá um teto de gastos com o Judiciário e Legislativo, que será influenciado pela variação da inflação.
👨🏻‍⚖️Além disso, o pacote acaba com a aposentadoria compulsória para magistrados e membros do Ministério Público que são condenados por infrações disciplinares. Hoje, juízes e promotores são penalizados com aposentadoria e continuam recebendo salários.
Os textos apresentados por Pedro Paulo pegaram de surpresa membros do grupo de trabalho, que afirmaram não terem sido convocados para reuniões e não terem participado do processo de discussão do teor final das propostas.
📢Sindicatos e entidades ligadas à defesa de servidores públicos também criticam o pacote e afirmam que a reforma pode colocar em risco as entregas feitas à população.
Veja a seguir os principais pontos do pacote apresentado por Pedro Paulo (clique no link para seguir ao conteúdo):
revisão anual de gastos
planejamento estratégico
supersalários
bônus de resultado
fim da aposentadoria compulsória
teto de gastos para estados e municípios
limite de secretarias e salários municipais
cargos por indicação
concursos
tabela remuneratória única
teletrabalho
fim das férias de 60 dias
outros pontos
Coordenador apresenta texto da reforma administrativa; veja principais pontos
Revisão anual de gastos
A proposta divulgada por Pedro Paulo propõe inserir na Constituição que o Poder Executivo terá de realizar uma revisão de gastos contínua.
No caso do governo federal, a medida será feita anualmente e encaminhada ao Congresso junto da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Na análise de despesas, o governo terá de avaliar se políticas públicas foram efetivas e se os recursos alocados atenderam aos objetivos definidos previamente.
Em caso de ineficiência do gasto público, valores poderão ser realocados para outras áreas.
A iniciativa é inspirada em um projeto aprovado pelo Senado em 2018. O modelo se baseia no chamado “spending review”, adotado por países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Voltar ao início.
Planejamento estratégico
O grupo de trabalho da reforma tributária sugere criar uma obrigação para que prefeitos, governadores e presidente da República desenvolvam e divulguem um planejamento estratégico para os quatro anos de mandato.
📆O documento, segundo a minuta de Pedro Paulo, deverá ser apresentado em até 180 dias após a posse do mandatário. O texto terá de abordar metas, objetivos e resultados esperados para a administração pública.
Voltar ao início.
Supersalários
💸O texto de Pedro Paulo tenta combater as chamadas verbas indenizatórias, conhecidas como “penduricalhos”, que inflam os salários do funcionalismo público acima do limite constitucional — equivalente ao vencimento mensal de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A proposta não acaba com os “penduricalhos”, mas estabelece que eles somente poderão ser concedidos se atenderem a dois critérios:
ter natureza reparatória, sendo destinadas à compensação de despesas;
e ter natureza episódica, de modo que o pagamento não se torne rotineiro e permanente.
📈Haverá um teto para o crescimento de despesas com as verbas indenizatórias. Segundo a proposta, os gastos com “penduricalhos” não poderão ser superiores aos registrados no ano anterior mais a variação da inflação.
A proposta também estabelece regras para o pagamento retroativo deste tipo de verba. Segundo a proposta, isso somente poderá ocorrer depois de decisão judicial definitiva.
Auxílios para alimentação, saúde e transporte não estarão sujeitos à regra.
Os benefícios, no entanto, terão um teto de crescimento: se o servidor receber salário 90% equivalente ou superior ao de um ministro do STF, o total desses auxílios não vão poder ultrapassar 10% do vencimento mensal.
Voltar ao início.
Bônus de resultado
🏆Embora tente combater os “penduricalhos”, Pedro Paulo propõe a criação de um outro mecanismo para premiar servidores. O texto do parlamentar autoriza a implementação de bônus por resultado.
As condições para o pagamento do bônus terão de ser definidas em um plano estratégico. O benefício poderá ser pago aos funcionários públicos que atingirem individualmente suas metas ou fizerem parte de órgão que atingiu os objetivos estabelecidos pela administração pública.
O bônus, assim como os atuais “penduricalhos”, não será contabilizado no teto de remuneração da administração pública.
O valor vai variar e pode chegar, anualmente, a até dois salários mensais do servidor ou a até quatro vencimentos para pessoas que estão em cargos de confiança.
Voltar ao início.
Fim da aposentadoria compulsória
O deputado Pedro Paulo propõe acabar com a aposentadoria compulsória para juízes e membros do Ministério Público que são condenados em processos disciplinares.
🚫Pelo texto, em caso de falta grave, deverá ser aplicada a perda do cargo ou demissão.
Atualmente, magistrados e promotores podem ser condenados à aposentadoria por infrações disciplinares. A penalização, no entanto, mantém o pagamento de salários aos infratores.
Voltar ao início.
Teto de gastos para estados e municípios
A minuta propõe criar um teto de gastos nos Poderes Legislativo e Judiciário dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O limite será implementado, segundo o texto, a partir de 2027. O mecanismo estabelece que as despesas com o Judiciário e o Legislativo locais não poderá ultrapassar o total gasto no ano anterior mais:
o reajuste da inflação no período, caso a receita do município ou estado tenha registrado variação abaixo da inflação;
ou o reajuste da inflação e uma parcela adicional, quando houver alta nas receitas.
Além do teto global, o texto também prevê que os gastos nas assembleias estaduais não poderão ultrapassar 75% do limite mensal da Câmara dos Deputados. No caso das câmaras de vereadores, as despesas mensais não poderão ser superiores às respectivas assembleias estaduais.
Voltar ao início.
Limite de secretarias e salários municipais
Em outra medida para conter gastos nos municípios, a proposta cria um limite de secretarias para as prefeituras que registraram seguidos déficits nas contas. As capitais não serão submetidas à regra.
O teto vai variar de acordo com o tamanho da população:
municípios com até 10 mil habitantes: cinco secretarias ou órgãos equivalentes;
municípios com população entre 10.001 e 50 mil habitantes: seis secretarias ou órgãos equivalentes;
municípios com população entre 50.001 e 100 mil habitantes: sete secretarias ou órgãos equivalentes;
municípios com população entre 100.001 e 300 mil habitantes: oito secretarias ou órgãos equivalentes;
municípios com população entre 300.001 e 500 mil habitantes: nove secretarias ou órgãos equivalentes;
municípios com mais de 500 mil habitantes: 10 secretarias ou órgãos equivalentes.
De forma semelhante, o projeto também cria um teto salarial para prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais vinculado ao tamanho da população:
municípios com até 10 mil habitantes: até 30% do salário do governador;
municípios com população entre 10.001 e 50 mil habitantes: até 40% do salário do governador;
municípios com população entre 50.001 e 100 mil habitantes: até 50% do salário do governador;
municípios com população entre 100.001 e 300 mil habitantes: até 60% do salário do governador;
municípios com população entre 300.001 e 500 mil habitantes: até 70% do salário do governador;
municípios com mais de 500 mil habitantes: até 80% do salário do governador.
Voltar ao início.
Cargos por indicação
O deputado Pedro Paulo propõe criar um limite de vagas que podem ser preenchidas por indicação do gestor público, os chamados cargos comissionados.
Segundo o texto, o teto geral será de 5% do total de cargos na União, no estado ou no município. O percentual poderá subir para até 10% em municípios que tenham até 10 mil habitantes.
Os indicados a esses cargos terão de passar por avaliações periódicas de desempenho. Uma lei futura definirá o máximo de cargos comissionados em empresas públicas.
Voltar ao início.
Concursos
Uma das propostas de Pedro Paulo estabelece que concursos públicos somente poderão ser realizados quando houver comprovação de necessidade. O texto diz que deverão ser priorizadas carreiras transversais.
Além disso, a proposta abre caminho para que estados e municípios utilizem certames aplicados pela União, como o Concurso Nacional Unificado (CNU), para a seleção de pessoal.
União, estados e municípios poderão também, de acordo com a proposta, realizar concursos para ingresso direto em cargos altos, que demandam maior especialização e experiência. Segundo o texto, até 5% das vagas dos concursos poderão ser destinadas a ocupar vagas deste tipo.
Voltar ao início.
Tabela remuneratória única
A proposta estabelece a criação, em até dez anos, de uma tabela remuneratória única em cada ente da federação, que será válida para todos os poderes e órgãos autônomos.
O texto propõe que o piso vai corresponder ao salário mínimo e o teto será o limite constitucional. Hoje as remunerações seguem tabelas diferentes de progressão, a depender da carreira.
Para que qualquer reajuste na tabela seja realizado será necessária a edição de lei específica, a não ser nos casos de reajuste do nível inicial para acompanhar a variação do salário mínimo.
Voltar ao início.
Teletrabalho
🖥️O texto estabelece ainda que o servidor público poderá trabalhar remotamente apenas um dia na semana, não podendo haver mais de 20% dos servidores em trabalho remoto.
A proposta também prevê regras impedindo que o servidor em regime de teletrabalho resida fora do seu local de lotação.
Voltar ao início.
Fim das férias de 60 dias
A proposta acaba com uma série de benefícios hoje existentes. Entre elas está o fim da possibilidade de férias superiores a 30 dias, com exceção de professores e profissionais de saúde que trabalham com fatores de risco.
Além disso, o texto veda a concessão de adicional de férias superior a 1/3 da remuneração, pagamento de adicional de periculosidade e insalubridade para quem não trabalha com efetiva exposição a fatores de risco e folgas para compensar “excesso de trabalho”.
Voltar ao início.
Outros pontos
As propostas de Pedro Paulo também tratam de:
progressão máxima com 20 níveis
Reforma estabelece 20 níveis de progressão estabelecendo carreiras mais longas. O salário inicial será limitado a 50% do salário final. Também será extinta a progressão de carreira por tempo de serviço.
redução do número de carreiras
Incentivo a mobilidade entre carreiras, permitindo que servidores possam transitar entre órgãos e não existam mais carreiras engessadas.
estágio probatório
Continuará existindo, mas exigindo maior estruturação: será demandado um processo efetivo de avaliação do novo servidor.
advocacia pública
Atualmente, os honorários de sucumbência recebidos nas ações em que a administração pública é parte são destinados a uma entidade privada (Conselho Curador). Agora, passarão a ser considerados receita pública.
teto para estatais
Os funcionários públicos não estatutários estarão sujeitos ao teto remuneratório. Atualmente, empresas estatais não dependentes (economia mista e públicas) não possuem teto para empregados públicos.
Voltar ao início.
Esplanada dos Ministérios
Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pantanal é o bioma mais atingido pelo aumento da temperatura no país
Noticias1 minuto ago

Pantanal é o bioma mais atingido pelo aumento da temperatura no país

Gestão do seguro-defeso passa oficialmente ao Ministério do Trabalho
Economia4 minutos ago

Gestão do seguro-defeso passa oficialmente ao Ministério do Trabalho

Presença de guarda-vidas em piscinas de uso coletivo passa a ser obrigatória em BH
Noticias10 minutos ago

Presença de guarda-vidas em piscinas de uso coletivo passa a ser obrigatória em BH

Calderano e Bruna Takahashi vencem estreia no WTT Champions Frankfurt
Esporte17 minutos ago

Calderano e Bruna Takahashi vencem estreia no WTT Champions Frankfurt

Comissão do Senado aprova isenção do IR para quem ganha até RS 5 mil
Política49 minutos ago

Comissão do Senado aprova isenção do IR para quem ganha até RS 5 mil

Motoristas do Uber fazem carreata no DF para protestar contra projeto que regulamenta serviço | Distrito Federal
Noticias53 minutos ago

Motoristas do Uber fazem carreata no DF para protestar contra projeto que regulamenta serviço | Distrito Federal

Bloco Me Enterra na Quarta homenageia Hermeto e Dominguinhos em festa julina
Noticias57 minutos ago

Bloco Me Enterra na Quarta homenageia Hermeto e Dominguinhos em festa julina

Mulheres descobrem talento musical em coral na prisão e tentam refazer a vida fora dela por meio da música
Noticias59 minutos ago

Mulheres descobrem talento musical em coral na prisão e tentam refazer a vida fora dela por meio da música

Projeto qualifica mototaxistas de favelas do Rio para atuar no turismo
Noticias1 hora ago

Projeto qualifica mototaxistas de favelas do Rio para atuar no turismo

Isenção do IR: Senado vota projeto que eleva faixa para R$ 5 mil
Economia1 hora ago

Isenção do IR: Senado vota projeto que eleva faixa para R$ 5 mil

Show de Edson e Hudson e festival gastronômico são atrações no Triângulo e Alto Paranaíba
Noticias1 hora ago

Show de Edson e Hudson e festival gastronômico são atrações no Triângulo e Alto Paranaíba

Lula vai à Colômbia para participar da reunião de Cúpula da Celac-UE
Política2 horas ago

Lula vai à Colômbia para participar da reunião de Cúpula da Celac-UE

Qualidade de rodovias concedidas ao setor privado piorou, aponta estudo da CNT
Noticias2 horas ago

Qualidade de rodovias concedidas ao setor privado piorou, aponta estudo da CNT

Instrutor de voo livre salta de parapente com vira-lata para chamar a atenção sobre animais abandonados
Noticias2 horas ago

Instrutor de voo livre salta de parapente com vira-lata para chamar a atenção sobre animais abandonados

PATs na região de Itapetininga divulgam mais de 200 vagas de emprego
Noticias2 horas ago

PATs na região de Itapetininga divulgam mais de 200 vagas de emprego

GDF pede a Moraes laudo médico antes de eventual prisão de Bolsonaro
Noticias2 horas ago

GDF pede a Moraes laudo médico antes de eventual prisão de Bolsonaro

Comissão do Senado aprova isenção do IR para até R$ 5 mil
Economia2 horas ago

Comissão do Senado aprova isenção do IR para até R$ 5 mil

'Estamos chocados', diz diretor sobre morte de motorista de clínica esfaqueado por usuário de drogas
Noticias2 horas ago

'Estamos chocados', diz diretor sobre morte de motorista de clínica esfaqueado por usuário de drogas

Presidente mexicana é vítima de assédio nas ruas da Cidade do México
Internacional2 horas ago

Presidente mexicana é vítima de assédio nas ruas da Cidade do México

Pesquisa indica mulheres jovens mais progressistas que homens
Política3 horas ago

Pesquisa indica mulheres jovens mais progressistas que homens

Os obstáculos das IAs para criar imagens de pessoas com deficiência
Noticias3 horas ago

Os obstáculos das IAs para criar imagens de pessoas com deficiência

TJ-DF revoga autorização para deputado presidiário trabalhar na Câmara
Noticias3 horas ago

TJ-DF revoga autorização para deputado presidiário trabalhar na Câmara

The Voice Brasil: Ivete, Teló, Lulu e Brown contam curiosidades musicais em VÍDEO
Noticias3 horas ago

The Voice Brasil: Ivete, Teló, Lulu e Brown contam curiosidades musicais em VÍDEO

Emprega São Paulo oferece 520 oportunidades em Sorocaba e região
Noticias3 horas ago

Emprega São Paulo oferece 520 oportunidades em Sorocaba e região

Juiz absolve dez réus da contaminação de cervejas Backer
Noticias3 horas ago

Juiz absolve dez réus da contaminação de cervejas Backer

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais