Published
1 mês agoon
By
Uma pesquisa divulgada pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, indica que quase metade dos democratas querem que seu partido se mova mais para o centro.
Atualmente, 45% dos democratas e independentes com tendência à esquerda indicaram a preferência por um Partido Democrata mais moderado – o número sofreu um aumento de 11 pontos percentuais se comparado a 2021, última vez que a Gallup mediu as opiniões sobre essas questões.
No lado republicano, 43% querem que seu partido “permaneça o mesmo”, número que sofreu um aumento de 9% se comparado há quatro anos atrás. Entretanto, neste mesmo período, o número de republicanos que advogam para um partido mais conservador caiu de 40 para 28%.
Para Megan Brenan, editora sênior da Gallup, os números da nova pesquisa indicam que “as preferências de ambos os grupos partidários mudaram significativamente desde 2021, no início da presidência de Joe Biden”.
A pesquisa vem poucos dias após a empresa americana divulgar outra pesquisa mostrando que, entre dos cinco ex-presidentes americanos vivos, Barack Obama é o mais querido, enquanto o atual presidente Joe Biden é o menos.
Os números dão conta que 48% dos entrevistados tem uma opinião favorável sobre o ex-presidente Donald Trump e o ex-presidente Bill Clinton – embora o atual presidente americano sofra de mais rejeição. Doze porcento responderam que não tinham opinião sobre Clinton.
Os últimos dados da Gallup coincidem com a de uma terceira pesquisa divulgada em janeiro que indicam que “os partidários se tornaram mais polarizados ideologicamente nos últimos anos”. Essa pesquisa registrou números recordes entre republicanos e democratas que tem se identificando como conservadores e liberais.
Dos republicanos, 77% se identificaram como conservadores na pesquisa de janeiro, com 24% afirmando que eram muito conservadores, enquanto 55% dos democratas se identificaram como liberais e 19% muito liberais.