Connect with us

Internacional

Políticos e personalidades lamentam a morte de Silvio Santos

Published

on

Políticos e personalidades lamentam a morte de Silvio Santos


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do empresário e apresentador Silvio Santos, neste sábado (17), aos 93 anos, em São Paulo. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que Silvio foi “a maior personalidade da história da televisão brasileira e um dos grandes comunicadores do país”.

Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Senor Abravanel, seu nome de batismo, passou de um jovem vendedor ambulante a empresário de sucesso em vários setores e fundador de uma das maiores empresas de mídia do país, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). “Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas ‘colegas de trabalho’, como carinhosamente chamava as telespectadoras”, escreveu Lula, em referência ao programa apresentado por Silvio.

“Com seu talento e carisma lançou e deu apoio a muitos talentos da televisão, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país. Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país”, acrescentou o presidente, manifestando suas condolências à família, amigos, funcionários e fãs.

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o Brasil “não perdeu apenas um de seus maiores comunicadores, mas ‘alguém de casa’”. “Quando ligávamos a televisão ele estava sempre lá, como se fosse parte de nossas famílias”, escreveu nas redes sociais. “Com uma voz inconfundível, uma simplicidade cativante e um microfone na lapela, Silvio Santos trouxe alegria para milhões de lares brasileiros. Ao longo das décadas, pudemos testemunhar o fascínio da plateia com sua presença”, lembrou.

O presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, também manifestou pesar pelo falecimento do “nome maior da televisão brasileira”. “A magnitude alcançada pelo carisma, pela versatilidade e pelo talento de Silvio Santos o tornou imprescindível como um dos maiores comunicadores do entretenimento do nosso país”, escreveu, em nota.

Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou que Silvio tem uma história de sucesso empresarial que sempre será exemplo. “Deixa marca eterna na comunicação por sua conexão única com o público e que atravessou gerações”, escreveu nas redes sociais.

Silvio Santos estava internado na capital paulista desde o início de agosto. Em nota, o Hospital Israelita Albert Einstein confirmou a morte em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

O governo de São Paulo decretou luto oficial de sete dias e, em manifestação de pesar, lembrou que o carioca Senor Abravanel escolheu São Paulo para viver desde os anos 1950. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lamentou a partida “do maior comunicador da história do nosso país”.

“Ser humano querido e profissional tão admirado, Senor Abravanel foi exemplo de vitória e superação e Silvio Santos referencial de carisma e humildade e sinônimo de alegria para os brasileiros que acompanharam seu sorriso na tela do SBT por tantos anos. À família Abravanel, o meu carinho e abraço. O legado de Silvio Santos vai perdurar e sua voz e brilho serão eternos em nossas memórias”, escreveu nas redes sociais.

Artes

A escritora Glória Perez lembrou que “teve o privilégio” de ter Silvio Santos atuando em uma de suas novelas – Carmem, de 1987 – quando uma personagem da trama foi arranjar namorado em outro programa famoso do apresentador, o Namoro na TV. “Silvio Santos é único – no carisma, na alegria, na maestria de comandar um auditório e lidar com crianças”, destacou Glória.

“Nossos domingos nunca mais serão os mesmos. Descanse em paz, Silvio Santos”, escreveu o cantor Gilberto Gil.

A apresentadora Angélica também homenageou o comunicador, lembrando do início da sua carreira no SBT. “Silvio Santos acreditou em mim e me incentivou a ser mais do que apenas uma apresentadora de TV, mas uma verdadeira comunicadora. Ele abriu portas, me deu oportunidades e, por isso, serei eternamente grata. Seu legado viverá para sempre, não só na televisão, mas no coração de todos que tiveram o privilégio de aprender com ele. Obrigada por tudo, Silvio”, escreveu nas redes sociais.

Para a atriz e apresentadora Maisa Silva, “nem nos seus melhores sonhos”, poderia imaginar que “um dos maiores comunicadores da história da nação”, seria seu patrão. “O Silvio deu asas pro meu sonho, que era apresentar um programa de TV. ‘Mas uma criança de 5 anos? Apresentar programa ao vivo? Fazer merchan lendo TP?’ Pra ele, nada disso era impossível. Até poderia ser incomum, mas o Silvio gostava disso. Ele enxergava coisas que as outras pessoas não viam. E sendo nosso patrão, muitas vezes não tinha medo de colocar esses planos em execução”, publicou, manifestando gratidão pelas lições que recebeu.

Apresentador do programa Domingo Legal, do SBT, Celso Portiolli, afirmou que Silvio é uma lenda que deixa um legado eterno. “Fui abençoado em ter tido a oportunidade de aprender e crescer ao lado desse gênio da comunicação, que não só me deu uma chance, mas também me ensinou a sonhar grande. Minha gratidão será eterna, assim como seu impacto em cada lar brasileiro. Aos familiares, amigos e milhões de fãs que, assim como eu, se sentem órfãos neste momento, deixo meus mais profundos sentimentos. Descanse em paz, Silvio Santos. Você é e sempre será o maior”, escreveu.

O grupo Globo, principal concorrente do SBT, também prestou homenagens a Silvio em sua programação e nas redes sociais. Antes de fundar o SBT, o apresentador trabalhou por dez anos na emissora de Roberto Marinho.

“O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs”, diz a manifestação da empresa nas redes sociais. “Não dá pra falar da história da televisão brasileira sem lembrar do Silvio Santos. Obrigado por tanto, Silvio! Os domingos serão sempre seus”, destacou o perfil da plataforma Globoplay.

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, afirmou que a história e o legado de Silvio serão sempre lembrados. “Sílvio Santos escreveu um dos mais importantes capítulos da história da televisão brasileira. Que todo o seu trabalho sirva de exemplo para muitas gerações”, destacou, em nota.

Clubes

Ao longo de sua carreira, o comunicador também cantou marchinhas de Carnaval, umas delas em homenagem ao time de futebol Corinthians, com o nome “Coração Corinthiano”. Diversos clubes, de vários estados do país, manifestaram seu pesar pela morte de Silvio.

“Um dos maiores apresentadores da história do Brasil, Silvio Santos comandou os domingos do SBT por muitas décadas. Sempre irreverente, Silvio nunca escondeu sua paixão pelo Timão. Doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano”, diz publicação do Corinthians nas redes sociais.

“Tricolor de coração, Silvio Santos era fã e exaltava a equipe multicampeã do Fluminense do fim dos anos 1930 ao início dos anos 1940. Tinha como ídolos de infância no futebol Tim, Hércules, Romeu, Russo, Rongo e outros, que formavam o seu time de botão”, escreveu o Fluminense.



Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aniversário de Brasília tem atrações gratuitas na Esplanada
Noticias11 segundos ago

Aniversário de Brasília tem atrações gratuitas na Esplanada

Fla derrota o Boca e vence Champions League das Américas pela 2ª vez
Esporte46 minutos ago

Fla derrota o Boca e vence Champions League das Américas pela 2ª vez

Nota de Barroso à “Economist” é mentira em papel timbrado do STF
Entretenimento47 minutos ago

Nota de Barroso à “Economist” é mentira em papel timbrado do STF

CCBB em SP apresenta movimento cinematográfico indígena
Noticias48 minutos ago

CCBB em SP apresenta movimento cinematográfico indígena

Barroso rebate críticas da revista 'The Economist' e defende atuação do STF
Política49 minutos ago

Barroso rebate críticas da revista 'The Economist' e defende atuação do STF

OMS alerta para efeitos dos cortes de fundos dos EUA em áreas de conflito | Mundo
Internacional50 minutos ago

OMS alerta para efeitos dos cortes de fundos dos EUA em áreas de conflito | Mundo

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque
Noticias1 hora ago

Morre a cantora e compositora Cristina Buarque

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa
Esporte1 hora ago

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

Sábado de clássicos termina com empates no Rio e em Porto Alegre
Esporte2 horas ago

Sábado de clássicos termina com empates no Rio e em Porto Alegre

Homem joga carro contra familiares e mata companheira atropelada na Zona Norte de SP
Noticias2 horas ago

Homem joga carro contra familiares e mata companheira atropelada na Zona Norte de SP

Catedral de Notre-Dame recebe fiéis na Páscoa e tem falsa ameaça de atentado | Mundo
Internacional2 horas ago

Catedral de Notre-Dame recebe fiéis na Páscoa e tem falsa ameaça de atentado | Mundo

Três homens são presos suspeitos de planejar matar morador de rua
Noticias2 horas ago

Três homens são presos suspeitos de planejar matar morador de rua

Prédio ligado ao arquiteto Rino Levi é demolido em Pinheiros e gera revolta de moradores: ‘cidade não pode perder sua memória em nome do lucro’ | São Paulo
Noticias3 horas ago

Prédio ligado ao arquiteto Rino Levi é demolido em Pinheiros e gera revolta de moradores: ‘cidade não pode perder sua memória em nome do lucro’ | São Paulo

Como a Rússia recruta soldados nas áreas ocupadas da Ucrânia | Mundo
Internacional3 horas ago

Como a Rússia recruta soldados nas áreas ocupadas da Ucrânia | Mundo

Cerinha, idealizador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, morre aos 85 anos
Noticias3 horas ago

Cerinha, idealizador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, morre aos 85 anos

Chuva de sábado em cidades paulistas supera o previsto para todo o mês
Noticias4 horas ago

Chuva de sábado em cidades paulistas supera o previsto para todo o mês

Lula parabeniza Hugo Calderano por título inédito na Copa do Mundo de Tênis de Mesa: ‘Muito feliz com o feito’ | Política
Política4 horas ago

Lula parabeniza Hugo Calderano por título inédito na Copa do Mundo de Tênis de Mesa: ‘Muito feliz com o feito’ | Política

Israel admite falhas, mas diz não ver  evidências de execução em ataque a ambulância que matou 15 médicos
Internacional4 horas ago

Israel admite falhas, mas diz não ver evidências de execução em ataque a ambulância que matou 15 médicos

Árbitra de futebol morre após sofrer mau súbito durante jogo no litoral de SP | Santos e Região
Noticias4 horas ago

Árbitra de futebol morre após sofrer mau súbito durante jogo no litoral de SP | Santos e Região

Projetos sustentáveis trazem renda para mulheres Rikbaktsa
Noticias5 horas ago

Projetos sustentáveis trazem renda para mulheres Rikbaktsa

Bolsonaro completa uma semana pós-cirurgia com 'pressão controlada', mas segue na UTI sem previsão de alta
Política5 horas ago

Bolsonaro completa uma semana pós-cirurgia com 'pressão controlada', mas segue na UTI sem previsão de alta

Juiz da Suprema Corte americana critica bloqueio de deportação de venezuelanos | Mundo
Internacional5 horas ago

Juiz da Suprema Corte americana critica bloqueio de deportação de venezuelanos | Mundo

Governo Lula ignora evidências científicas em decreto de educação pós-pandemia
Educação5 horas ago

Governo Lula ignora evidências científicas em decreto de educação pós-pandemia

Fla derrota o Boca e vence Champions League das Américas pela 2ª vez
Noticias5 horas ago

Educação digital é desafio para o povo Rikbaktsa

Pecuária de confinamento: o que é e qual importância da modalidade no mercado brasileiro de gado de corte | Agrishow
Economia6 horas ago

Pecuária de confinamento: o que é e qual importância da modalidade no mercado brasileiro de gado de corte | Agrishow

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO
Internacional8 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?
Internacional8 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia
Internacional8 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo
Internacional8 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho
Internacional8 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira
Entretenimento8 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017
Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had
Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends
Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos
Política5 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023
Internacional7 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens
Internacional7 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto
Internacional7 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo
Internacional7 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo
Entretenimento8 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores
Entretenimento7 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores
Entretenimento8 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Internacional8 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance
Internacional7 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios
Internacional7 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'
Internacional8 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela
Internacional7 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha
Esporte5 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030
Economia3 meses ago

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage
Economia5 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage