Published
1 semana agoon
By
																								
												
												
											 
A Polícia Civil de São Paulo cumpriu nesta sexta-feira (24), em Piracicaba, interior de São Paulo, um mandado de busca e apreensão para investigar práticas de concorrência desleal por um ex-funcionário do iFood.
De acordo com a denúncia, o suspeito teria transferido milhares de dados de clientes e informações internas da empresa para dispositivos pessoais e, ainda, compartilhado parte desse conteúdo com uma terceira pessoa.
A investigação teve início após representantes do iFood procurarem a Polícia Civil para relatar que o ex-colaborador, ao se desligar da companhia, teria se apropriado de informações sigilosas e estratégicas. De posse desses dados, o suspeito passou a atuar numa concorrente de “origem asiática”. O Valor apurou que se trata da 99Food.
Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos, no imóvel do ex-funcionário, computadores, celulares e dispositivos de armazenamento (“pen drives”), que serão encaminhados à perícia técnica para análise do conteúdo e eventual confirmação da transferência de dados.
Essa não é a primeira operação da polícia do Estado para investigar possíveis práticas anticoncorrenciais nesse mercado. Na última terça-feira (21), foi cumprido um mandado de busca e apreensão no bairro Vila Carmosina, Zona Leste de São Paulo, contra outro ex-funcionário do iFood.
Ele está sendo investigado por furto, por abuso de confiança, e invasão de dispositivo de informática. No local, foram apreendidos computadores, HDs externos e celulares. Segundo apurou o Valor, ele também estaria trabalhando na 99Food, atualmente.
Em nota, o iFood diz que o caso tramita em segredo de Justiça e que se manifestará somente nos autos através do escritório Feller Advogados.
“O iFood reforça que repudia qualquer prática de concorrência desleal, incluindo tentativas de espionagem corporativa, e continuará trabalhando para a construção de um ambiente transparente e ético no mercado de delivery, que faça jus à importância que o setor tem para o país e para os brasileiros”, afirma a empresa.
Procurada, a 99Food ainda não se manifestou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2022/4/z/TtdfBbToaQCUllJ0Ba2Q/captura-de-tela-2022-08-19-as-10.03.40.png)