Published
3 semanas agoon
By
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (17) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o embaixador e assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim.
No encontro, que durou cerca de três horas, Vieira fez um relato “detalhado” a Lula da reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, ocorrida na tarde de quinta-feira (16).
Segundo interlocutores próximos ao presidente, o governo ainda trata a reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontecerá na Malásia no fim de outubro, como uma “possibilidade” para um encontro entre Lula e o presidente Donald Trump.
“Pesa mais”, porém, a compatibilidade de agendas entre eles, já que os dois chefes do Executivo ainda estão definindo o cronograma e as bilaterais que terão no evento.
A maior parte da reunião desta sexta-feira teria sido tomada, inclusive, por assuntos acerca das questões logísticas e da programação de Lula na Asean.
A avaliação do Planalto, no entanto, é de que a relação entre os dois governos está “amistosa”, após o encontro “positivo” de Rubio e Vieira.
Como próximos passos, as equipes dos dois países devem continuar conversando para avançar nas tratativas.
Apesar da possibilidade de Lula e Trump se reunirem na Malásia, o Planalto não descarta um possível encontro na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climática (COP30), em Belém, assim como uma viagem do presidente Lula até Washington.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/B/B/bghBhMTgGqrhWrEZMh4w/palacio-do-planalto-sede-do-governod-brasileiro-agencia-brasil.jpg)