Connect with us

Internacional

Pilotos da Voepass falaram em problema em sistema antigelo, diz Cenipa

Published

on


Relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou nesta sexta-feira (6), aponta que os tripulantes conversaram,  a partir da análise do áudio do gravador de voz da cabine, sobre uma falha no “de-icing” – sistema que protege a aeronave contra formação e acúmulo de gelo nas asas.

Com as informações obtidas pelo gravador de dados do avião, foi verificado ainda que o sistema “airframe de-icing” – responsável por evitar que ocorresse acúmulo de gelo nas asas – foi ligado e desligado diversas vezes. Ainda não é possível saber se o sistema foi desligado pela tripulação ou se houve uma falha. 

“Existiram duas vezes nos gravadores de voz. Na primeira delas, o piloto comenta que houve uma falha no sistema de airframe. Em um segundo momento, o co-piloto comenta exatamente esta frase: ‘Bastante gelo'”, disse o investigador-encarregado da Comissão de Investigação, tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes.

Segundo o Cenipa, no período em que ocorreu o voo, havia muita umidade combinada com temperatura do ar abaixo de 0°C, o que favoreceu a ocorrência de Formação de Gelo em Aeronave (FGA) Severa, desde o centro-norte do Paraná até São Paulo.

A queda do avião ocorreu em 9 de agosto, no município de Vinhedo (SP), e causou a morte das 62 pessoas que estavam a bordo, sendo quatro tripulantes e 58 passageiros.  

Condições meteorológicas

Os investigadores informaram que aeronave estava em condições de voar em situação de gelo, com as manutenções em dia; e que o piloto, co-piloto e demais tripulantes tinham qualificação e experiência neste tipo de voo. Em nenhum momento, a tripulação declarou emergência aos órgãos de controle do espaço aéreo ou para aeronaves que estivessem próximas. 

Além disso, as informações meteorológicas estavam disponíveis antes da decolagem e indicavam formação de gelo severo na rota. 

“É importante destacar que não existe um fator único para um acidente, mas diversos fatores contribuintes. No caso do PS VPB [a aeronave da Voepass], a perda de controle da aeronave ocorreu durante o voo sob condições favoráveis à formação de gelo, mas não houve declaração de emergência ou reporte de condições meteorológicas adversas”, explicou o tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes.

O Cenipa ainda afirmou que o avião que sofreu o acidente estava inscrito na Categoria de Registro de Transporte Aéreo Público Regular (TPR), e era certificado e equipado com sistemas que permitiam a operação em condições ambientais adversas, incluindo condições atmosféricas de formação de gelo.

Relatório final

De acordo com o Cenipa, a investigação deverá seguir três principais linhas de ação a partir de agora: fator humano – que irá apurar o desempenho da tripulação técnica ante a situação; fator material – que investigará a condição de aeronavegabilidade, com especial atenção aos sistemas anti-icing, de-icing e de proteção contra a perda de sustentação da aeronave; e o fator operacional – que analisará os elementos relacionados ao ambiente operacional que podem ter levado ao acidente.

“As informações disponíveis no Reporte Preliminar podem sofrer atualizações à medida que novos dados factuais forem obtidos. O nosso objetivo é entregar o relatório final no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, disse o chefe do Cenipa, o brigadeiro do ar, Marcelo Moreno.

A aeronave de modelo ATR 72, do voo 2283, decolou de Cascavel (PR) às 11h58 com destino ao Aeroporto de Guarulhos. O voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20. No entanto, a partir das 13h21, a aeronave deixou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP). A perda do contato com o radar ocorreu às 13h21, e o momento da colisão contra o solo ocorreu às 13h22.

O Cenipa informa que as investigações “não buscam o estabelecimento de culpa ou responsabilização, conforme previsto no § 4º, art. 1º, do Decreto nº 9.540/2018, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente, mas indicam possíveis fatores contribuintes que permitem elucidar eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica”.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias15 minutos ago

Eventos, blocos e matinê: confira programação gratuita do Carnaval 2025 de Piracicaba

Noticias16 minutos ago

Polícia Federal incinera mais de 850 quilos de drogas apreendidas na região de Bauru

Internacional18 minutos ago

Trump vai retomar voos de deportação para a Venezuela em março

Economia42 minutos ago

Setor de biocombustíveis rebate Lula e nega impacto no preço dos alimentos

Entretenimento45 minutos ago

Qual vai ser o hit do carnaval? Ivete, Léo Santana e Anitta estão no páreo; veja apostas

Noticias1 hora ago

O que se sabe e o que falta saber sobre avião de pequeno porte que caiu em avenida na Zona Oeste de SP e deixou 2 mortos

Noticias1 hora ago

Dois em cada dez acidentes aéreos no Brasil envolveram falha ou mau funcionamento do motor | São Paulo

Internacional1 hora ago

Trump vai se encontrar com Zelensky e conversará com Putin

Economia2 horas ago

Movimentação no Galeão cresce e abre caminho para novo leilão

Noticias2 horas ago

Com mais de 900 vagas para cursos gratuitos, Univesp abre inscrições para vestibular em 29 cidades do Oeste Paulista

Noticias2 horas ago

Chuva causa alagamento e bloqueia trecho da Raposo Tavares em Alumínio | Sorocaba e Jundiaí

Internacional2 horas ago

Zelensky diz que tropas da Coreia do Norte voltaram à guerra

Economia3 horas ago

Presidente da Previ nega déficit e diz que TCU age politicamente

Noticias3 horas ago

União firma parceria com projeto do interior de SP que produz remédios fitoterápicos para o SUS | Ribeirão Preto e Franca

Noticias3 horas ago

Alto volume de chuvas provocou aumento no número de praias impróprias no litoral de SP, segundo Cetesb | Verão 2025

Internacional3 horas ago

China constrói complexo militar que pode ser o maior do mundo

Economia4 horas ago

Gasolina dispara após alta do ICMS e atinge maior valor em 2 anos

Entretenimento4 horas ago

‘Emilia Pérez’ derrota ‘Ainda Estou Aqui’ em Critics Choice Awards de Melhor Filme Estrangeiro | Cinema

Noticias4 horas ago

'Dor que está dentro de mim todos os dias': psicóloga narra impacto da violência doméstica após 17 anos de relacionamento abusivo

Noticias4 horas ago

Vítima de tragédia de Brumadinho é identificada após seis anos

Internacional4 horas ago

Destroços de avião que desapareceu no Alasca são encontrados

Economia5 horas ago

Instabilidade no Pix afeta BB, Caixa, Nubank, Itaú e outros bancos

Noticias5 horas ago

União firma acordo e indenizará enfermeiros de MG vítimas da covid-19

Noticias5 horas ago

Governo federal lança campanha Feminicídio Zero na Sapucaí

Internacional5 horas ago

Trudeau diz que ideia de Trump sobre anexar o Canadá é “real”

Internacional5 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional6 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional6 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional6 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional6 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento6 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política3 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional5 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional5 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Entretenimento5 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional5 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Entretenimento5 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional5 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento5 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional5 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional5 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional5 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional5 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional5 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Esporte3 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Economia2 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Política3 semanas ago

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU