Published
2 semanas agoon
By
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou, nesta quinta-feira (23), que a estatal responde, atualmente, por 31% da geração de energia no Brasil e pretende manter, em 2050, ao menos este mesmo nível de participação. Caso contrário, segundo ela, a empresa perderá espaço e relevância no país.
“Como vamos conseguir isso? Adicionando energia cada vez mais renovável. A gente tem que crescer junto com o Brasil. A gente estima que a Petrobras tem que crescer 60% em duas décadas e meia. E que a gente tem que chegar a ofertar para o Brasil pelo menos 10% do seu consumo de energia primária por fontes renováveis”, afirmou a executiva, durante abertura do fórum organizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
A presidente disse ainda que a Petrobras tem feito combustíveis cada vez mais renováveis. Ela afirmou que a estatal está “a postos” para atingir o nível de 25% da mistura de biodiesel no diesel, conforme previsto na lei do Combustível do Futuro, sancionada em 2024. A norma autoriza a elevação da mistura até esse percentual, desde que comprovada sua viabilidade técnica.
“Hoje, somos capazes de oferecer um diesel com 10% de conteúdo vegetal estável, tão perfeito em termos de estrutura, que a única forma de ver a diferença entre o diesel e esse diesel que é processado é com teste de carbono 14 . Só o carbono 14 é capaz de distinguir o carbono novo do carbono velho fóssil”, afirmou. Ela acrescentou que a Petrobras está fornecendo esse diesel com 10% de conteúdo renovável para a COP30.