Published
8 minutos agoon
By
Ateu, cadeirante, Stephen Hawking tinha um filme favorito. Era Jules and Jim, de Francois Truffaut, um hino pagão à liberdade da mente e do corpo. Sua canção preferida “Have I told you lately”, de Rod Stewart, uma ode ao banho de sol, atividade que mais apreciava.
Coisas simples da vida que nós, livres, saudáveis, desprezamos. Como, por exemplo, pensar. A única atividade liberada a Hawking. O que ele ele pensava, ficamos sabendo graças à tecnologia que o permitiu se comunicar conosco. Aqui, exemplos do pensamento vivo do cientista que igualou Einstein.
1 – “Vida após a morte é um conto de fadas para quem tem medo do escuro.”
2 – “Inteligência é a habilidade de se adaptar às mudanças. O conservadorismo, por ser contra mudanças, é o exato oposto à inteligência.”
3 – “Da próxima vez que alguém reclamar que você cometeu um erro, diga a essa pessoa que talvez isso seja uma boa coisa, porque sem imperfeição nem você nem eu existiríamos.”
4 – “A falha humana que eu mais gostaria de corrigir é a agressividade. Ela pode ter sido vantajosa para a sobrevivência nos dias dos homens das cavernas, para obter comida, território ou um parceiro com quem se reproduzir, mas agora ameaça destruir todos nós.”
5 – “Devemos temer o capitalismo, não os robôs. Se, no futuro, as máquinas produzirem tudo o que precisamos, o resultado vai depender de como as coisas são distribuídas. Todos pode desfrutar de uma vida de luxuoso lazer se a riqueza produzida for compartilhada. Ou a maioria das pessoas pode acabar miseravelmente pobre se os os donos das máquinas continuarem se posicionando contra a distribuição de riqueza. Até agora, a tendência parece apontar para esta segunda opção, com a tecnologia conduzindo para uma desigualdade cada vez maior.”
6 – “A vida seria trágica se não fosse profundamente engraçada.”
7 – A diferença entre religião e ciência é que a primeira olha para o universo e impõe a ele autoridade e certezas. A segunda olha para o universo e reage com humildade de dúvidas.
8 – Seja um curioso.