Connect with us

Economia

Pedidos de recuperação judicial aumentam com alta dos juros

Published

on


A recente alta na taxa básica de juros e a perspectiva de novos aumentos preocupam as empresas brasileiras, em especial as mais endividadas e as que dependem de empréstimos bancários para manter suas operações diárias. Diferentes pesquisas mostram aumento significativo nos pedidos de recuperação judicial.

O Banco Central elevou a Selic para 11,25% na semana passada, e a expectativa é de que a taxa continue subindo nos próximos meses, devido à inflação persistente, às expectativas de IPCA acima da meta e ao desequilíbrio das contas públicas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pressão sobre os preços deve continuar afetando empresas e consumidores no curto prazo, de acordo com George Sales, coordenador do mestrado profissional em Controladoria e Finanças da Fipecafi.

VEJA TAMBÉM:

  • BC dá "puxão de orelha" no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal

    BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal

  • O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast

“A inflação relacionada a energia e câmbio tende a elevar os custos para empresas e consumidores, especialmente no varejo, setor que historicamente se aquece no período de festas devido ao aumento temporário da renda das famílias”, diz.

Tende a limitar cortes de juros nos próximos anos. Pesquisa do Banco Central com o mercado financeiro revela que, apenas nas últimas quatro semanas, as projeções para a Selic ao fim de 2025 aumentaram de 10,75% para 11,5%. Para 2026, subiram de 9,5% para 9,75%, e para 2027, de 9% para 9,25%.

“Nesse contexto, as empresas com altos níveis de endividamento enfrentam grande dificuldade para honrar suas despesas financeiras em um ambiente de crédito escasso. Trata-se de uma ‘tempestade perfeita’ que deve se intensificar nos próximos meses”, avalia Rodrigo Gallegos, sócio da RGF Associados e especialista em reestruturação e recuperação judicial.

O número de empresas em recuperação judicial atingiu seu pico desde o segundo trimestre de 2023, segundo a RGF Associados. Em 2024, houve um aumento de 40% nas solicitações de recuperação judicial e de 26,4% nos pedidos de falência, aponta a Serasa Experian.

Número de empresas em recuperação judicial está crescendo

O número de empresas em recuperação judicial no Brasil alcançou, no terceiro trimestre, seu maior patamar desde junho de 2023, segundo levantamento da RGF Associados com dados da Receita Federal.

No período, foram registradas 4.408 empresas em recuperação judicial, um aumento de 4,3% em relação ao segundo trimestre. Com isso, a proporção de empresas que buscaram proteção judicial subiu de 1,84 por mil para 1,9 por mil.

“Depois de uma desaceleração no ritmo de crescimento das recuperações judiciais nos dois primeiros trimestres de 2024, o terceiro trimestre apresentou uma nova aceleração”, comenta Gallegos.

“Parte desse aumento é resultado das altas taxas de juros, que pesam sobre os setores que dependem de financiamento. Além disso, as recentes mudanças na legislação fizeram da recuperação judicial uma alternativa mais viável para empresas em dificuldades”, afirma Gustavo Arzabe, advogado especializado em reestruturação da Arzabe Sociedade de Advogados.

No Brasil, o setor mais afetado, em números absolutos, é o de construção civil, com destaque para incorporação imobiliária e construção de edifícios. O ranking é liderado por holdings não financeiras.

De acordo com o IBGE, o PIB da construção aumentou 0,6% em 12 meses até junho. No entanto, as perspectivas são preocupantes. “A alta dos juros, as dificuldades fiscais e as mudanças nas regras de financiamento habitacional tornam o cenário desafiador”, afirma Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção no FGV Ibre.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgada em outubro, indica que a percepção dos empresários sobre a saúde financeira das empresas piorou no terceiro trimestre. O aumento nos preços dos insumos também preocupa.

Proporcionalmente, entre os segmentos com mais de cem empresas no país, a situação é especialmente crítica entre as produtoras de açúcar bruto, com 18,6%  das empresas do segmento em recuperação judicial, seguidas pela fabricação de álcool (7,6%) e pela construção de embarcações de grande porte (7%).

O maior aumento foi em Minas Gerais, com um crescimento de 18,8% no terceiro trimestre, totalizando 297 empresas em recuperação judicial. No entanto, a média estadual é menor que a nacional, com 1,52 empresa em recuperação a cada mil.

O transporte rodoviário de cargas, as holdings não financeiras e o comércio varejista de combustíveis foram os setores com o maior número de empresas em recuperação judicial.

O monitoramento feito pela RGF também apontou um crescimento considerável no número de empresas em recuperação judicial no Rio Grande do Sul. Atualmente, são 396 empresas nessa situação, 9,7% a mais que no segundo trimestre. Um dos fatores que contribuíram para esse cenário foram as fortes chuvas ocorridas entre o fim de abril e o início de maio, as mais intensas em 80 anos.

Inadimplência dos consumidores também afeta negócios

Segundo a Serasa Experian, o número de recuperações judiciais entre janeiro e setembro de 2024 foi 44,1% maior que no mesmo período do ano anterior.

“Com as altas taxas de juros, o custo do crédito aumenta, e as empresas enfrentam dificuldades para pagar suas dívidas. A inadimplência crescente dos consumidores agrava o fluxo de caixa, e o acesso restrito ao crédito limita as opções de financiamento das empresas”, diz Luiz Rabi, economista da Serasa.

Ele destaca que a inflação reduz o poder de compra dos consumidores, prejudicando as vendas e a saúde financeira das empresas: “Esses fatores criam um cenário desafiador, levando muitas empresas a recorrer à recuperação judicial para reestruturar dívidas e continuar operando.”

Nos primeiros três trimestres de 2024, mais de dois terços das recuperações judiciais foram no comércio e nos serviços. Por porte, a liderança é das micro e pequenas empresas. Três em cada quatro pedidos são delas. As dívidas negativadas no Serasa chegaram a R$ 139,5 bilhões em setembro, o maior valor da série histórica, iniciada em março de 2016.

“Quando a economia enfrenta desafios, as micro e pequenas empresas são as mais impactadas, pois têm menos capacidade para absorver choques econômicos. Além disso, elas enfrentam obstáculos como acesso limitado a crédito”, afirma Rabi.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias5 minutos ago

Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, é nomeado cardeal

Esporte6 minutos ago

Mercado da bola: negociações do futebol neste sábado (7)

Noticias10 minutos ago

Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

Entretenimento39 minutos ago

Os Paralamas do Sucesso balança na pista com álbum que traz dez remixes

Noticias1 hora ago

Abin comemora 25 anos em meio à reforma do sistema de inteligência

Esporte1 hora ago

Emprestado, Vitor Roque é destaque contra Barcelona

Noticias1 hora ago

Tarcísio admite “peso” de discurso na elevação da violência policial

Internacional1 hora ago

Rebeldes chegam aos subúrbios de Damasco, capital da Síria

Esporte2 horas ago

5 clubes brasileiros entram na lista de mais valiosos do mundo

Entretenimento2 horas ago

Marcelo D2 canta hits de Almir Guineto e Arlindo Cruz na abertura do ‘Manual prático do novo samba tradicional’ | Blog do Mauro Ferreira

Noticias2 horas ago

Bombeiros registram 158 árvores derrubadas durante ventania em Rio Preto

Esporte2 horas ago

Atlético-MG x Athletico: saiba onde assistir e palpites – Brasileirão

Economia2 horas ago

Acordo Mercosul UE: Multilateralismo esbarra em protecionismo

Noticias2 horas ago

Serviço público uniformiza coleta de dados da população LGBTQIA+

Esporte3 horas ago

Veja a tabela dos times paranaenses na Copinha 2025

Serviços de Investigações Particulares: Descubra a Verdade com Discrição e Confiança"
Classificado & Negócio3 horas ago

Serviços de Investigações Particulares: Descubra a Verdade com Discrição e Confiança

Noticias3 horas ago

Show de Dilsinho em Taubaté é cancelado por falta de público; saiba como solicitar o reembolso

Noticias3 horas ago

Três ex-policiais rodoviários são condenados pela morte de Genivaldo

Noticias4 horas ago

Museu das Favelas reabre com mostras sobre magia e vida em comunidades

Economia4 horas ago

Boulos critica Campos Neto e questiona BC frente ao dólar alto

Noticias4 horas ago

Trem do Samba vai fazer festa neste sábado em Oswaldo Cruz

Internacional4 horas ago

Junta militar de Burkina Faso demite primeiro-ministro

Noticias5 horas ago

Preso terceiro suspeito envolvido na morte de empresário agredido em casa noturna de Araraquara

Noticias5 horas ago

Isenção de IRPF para até R$ 5 mil pode dobrar número de beneficiados

Internacional5 horas ago

Impeachment de presidente da Coreia do Sul é ameaçado por boicote de governistas

Internacional3 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional4 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional4 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional4 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento4 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional4 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Política4 semanas ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional7 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional7 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Entretenimento3 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional3 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional3 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional3 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento3 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional3 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Entretenimento3 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional3 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional3 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional3 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional3 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional3 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Internacional7 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Internacional7 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors

Internacional7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season