Published
1 mês agoon
By
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou neste sábado (15), que o papa Francisco “dormiu bem” e passou uma primeira noite “tranquila” no hospital Gemelli, em Roma, onde “continua recebendo tratamento” por conta de uma infecção respiratória.
O pontífice, que foi hospitalizado ontem por bronquite, também “leu alguns jornais” e “tomou um bom café da manhã” , confirmou Bruni aos repórteres na sala de imprensa do Vaticano.
Agora, “continuam os exames e o tratamento médico” que ele está recebendo, explicou, acrescentando que não haverá nenhum anúncio médico oficial sobre sua condição até o fim desta tarde.
Bruni também explicou que ainda não se sabe se Francisco poderá rezar a tradicional oração do Angelus amanhã, que seria realizada do décimo andar do hospital, pois isso dependerá de sua evolução nas próximas horas.
O pontífice de 88 anos sofre de bronquite, o que o impediu de ler alguns discursos nos últimos dias e que acabou obrigando-o a ser hospitalizado para exames diagnósticos e continuação do tratamento.
“O Santo Padre, após a persistência da bronquite nos últimos dias, passou por exames especializados e iniciou terapia medicamentosa hospitalar”, informou o Vaticano ontem à noite.
Os testes “mostraram uma infecção nas vias respiratórias”, disse o comunicado, acrescentando que seu estado clínico era “moderado” e que ele tinha “uma febre leve”.
Francisco cancelou suas participações em audiências até a próxima segunda-feira, como sua presença no Jubileu dos Artistas e sua visita aos estúdios de cinema da Cinecittà, em Roma – em razão disso, é esperado que ele permaneça hospitalizado pelo menos até essa data.
Desde o início de fevereiro, o papa explicou que estava sofrendo de um “forte resfriado”, como ele mesmo declarou na audiência geral do último dia 5. Nos dias seguintes realizou suas audiências, mas de sua residência, a Casa Santa Marta.