Published
2 semanas agoon
By
O governo da Argentina nomeou o secretário de Finanças, Pablo Quirno, para substituir Gerardo Werthein como ministro das Relações Exteriores do país, informou o gabinete do presidente Javier Milei em comunicado nesta quinta-feira (23).
“O novo Ministro das Relações Exteriores será Pablo Quirno, atual Secretário de Finanças e membro-chave da equipe econômica que conseguiu evitar a maior crise da história do país e peça fundamental na construção do milagre argentino”, afirmou o comunicado.
“Dessa forma, o presidente Javier Milei aprofundará os laços entre o ministério das Relações Exteriores e o ministério da Economia, e a visão pró-mercado do governo diante da segunda fase de seu mandato”, completa.
Quirno ocupou brevemente um cargo no ministério das Relações Exteriores, mas integra, atualmente, a equipe econômica do ministro da Economia, Luis Caputo.
Ele já foi diretor do Banco Central da República Argentina quando o atual ministro da Economia chefiava a instituição. Antes disso, havia sido chefe de gabinete da Secretaria de Finanças, onde foi responsável pela coordenação da implementação do programa de Parceria Público-Privada (PPP) da Argentina e pelo financiamento de infraestrutura.
Segundo gabinete da presidência argentina, o novo chanceler continuará “construindo alianças internacionais com o objetivo de consolidar a reinserção da Argentina no Ocidente e seguirá impulsionando a batalha cultural liderada pelo presidente Milei, tanto no plano nacional quanto no global, em defesa dos valores ocidentais e das ideias de liberdade”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/6/v/1DFnhNS8AkNXNR0yCsFA/benjamin-r-8oe2dopm4o-unsplash.jpg)