Connect with us

Entretenimento

Na França, TikTok está se tornando um veículo de islamização

Published

on

Na França, TikTok está se tornando um veículo de islamização

Mais oportunistas do que nunca, os imãs de internet estão se adaptando às últimas tendências das redes sociais para influenciar profundamente as mentes dos mais jovens.

A perturbar o sono do Ministério do Interior não são mais apenas os imãs das mesquitas vigiadas pelos serviços secretos, mas também os influenciadores do islamismo radical 2.0 que reúnem e transmitem seu legado nas redes sociais. Soube-se até que o ministro do Interior Retailleau, em sua luta contra a islamização da França, teria encomendado um relatório detalhado sobre os conteúdos islâmicos que circulam no TikTok, agora considerados uma ameaça interna de pleno direito.

A mídia francesa confirma isso claramente: as 2.600 mesquitas e locais de oração da República representam apenas a ponta do iceberg. Basta conectar-se à internet para acessar uma propaganda islâmica feroz. E é aqui que a França combate atualmente a última fronteira da luta contra a infiltração islâmica. “Imãs do Google” improvisados proliferam por toda parte, tornando-se mentores perigosos para jovens em busca de algo em que acreditar.

A plataforma chinesa TikTok é agora o palco preferido da galáxia islamista. Lá, os conteúdos divulgados por “influenciadores muçulmanos” que dominam perfeitamente os códigos do marketing digital são incontroláveis e têm uma capacidade extraordinária de difusão assim que são lançados. Eles contribuem para multiplicar o alcance de páginas abertamente hostis aos valores republicanos franceses, juntamente com uma miríade de contas anônimas que retransmitem a mensagem no ecossistema digital.

A fronteira entre religião e radicalismo, o dilema do governo francês

Na França, a lei antiterrorismo de 13 de novembro de 2014 permite que as autoridades, por meio do OCLCTIC (Escritório Central de Combate ao Crime de Tecnologias de Informação e Comunicação), bloqueiem o acesso a sites que incitem ao terrorismo ou façam sua apologia, sem passar por um juiz. Mas, na prática, ela não é aplicada. E, sobretudo, no que diz respeito ao islamismo, a fronteira é tão tênue para determinados assuntos que é impossível bloquear os pregadores: liberdade religiosa ou terrorismo? É este o dilema das autoridades.

Se a clássica disputa dos imãs digitais encontra-se no YouTube como principal meio de difusão da mensagem de Alá, agora as novas gerações apostam no TikTok. Existem contas — que evitamos nomear para não ampliar a visibilidade, mas facilmente encontráveis — com seguidores que variam de 600 mil a 2 milhões. E é possível navegar pela amostra da melhor propaganda islâmica para jovens: da obrigatoriedade do véu, passando pelos esportes “permitidos” e academias amigáveis ao islã, até a rejeição da música e como evitar conteúdos haram (ilícitos no contexto do Islã).

A força disso está na capacidade de criar comunidades: o que é demonstrado pelo enorme volume de comentários, que muitas vezes resultam em mensagens explícitas de ódio e incitação à violência. Dessa forma, encontramos um convertido franco-italiano que se apresenta com uma atitude vitimista para defender o uso do niqab (véu islâmico que cobre o rosto da mulher) ou uma família inteira de Marselha que, sob o pseudônimo evocativo de “família muçulmana”, ilustra a doutrina islâmica enquanto critica a sociedade francesa e coloca em primeiro plano as filhas completamente veladas.

Hashtags, véus e algoritmos: como o TikTok favorece o conteúdo islâmico

A verdadeira novidade é a crescente feminização da pregação online. Antes prerrogativa dos homens, agora encontra nas mulheres uma nova geração de influenciadoras. São mulheres adultas, neófitas, que, sob a aparência de uma modernidade despreocupada, promovem a imposição do véu em espaços públicos (na França, isso é proibido).

Uma narrativa em plena sintonia com a estratégia da infiltração islâmica e com o que foi revelado pelo relatório sobre os Irmandade Muçulmana publicado durante o ministério de Gabriel Attal.

Elas constroem uma forma de “irmandade islâmica”, que difunde uma imagem aparentemente doce e pacífica do Islã, mas que, na realidade, serve para normalizar o véu, incentivar seu uso e alimentar uma retórica vitimista. “Minha irmã, para ser bonita você não precisa sofrer, só precisa se cobrir” é o lema mais popular.

Desde janeiro de 2024, há uma tendência no TikTok conhecida como “uso véu, então…”: as jovens listam os comentários que teriam recebido por usarem o véu. Um vídeo em particular, publicado por uma mulher com mais de 750 mil seguidores, intitulado “Sou convertida, então…”, alcançou cerca de 400 mil visualizações.

O proselitismo digital encontra, assim, numerosos contatos entre os convertidos que buscam, através do uso viral de algumas hashtags (#convertieislam, #convertie, #soeurmuslim, #voilee), ampliar seu público e consolidar uma comunidade de fiéis online.

O uso de códigos culturais contemporâneos serve para dar a ilusão de um progresso social, enquanto se impõe a normalização da visão islâmica que não vê na mulher qualquer dignidade como pessoa. Mas também serve como caixa de ressonância para as jovens muçulmanas com véu, para enfatizar a suposta islamofobia sistêmica na França.

Então, perguntamo-nos qual é o real grau de influência — se não de controle — que o movimento islâmico consegue exercer sobre essas jovens mulheres.

Não nos esqueçamos de que o TikTok é um aplicativo que monitora dois parâmetros-chave: a fidelização (ou seja, a capacidade de nos fazer voltar ao TikTok) e o tempo gasto. O objetivo, obviamente, é manter os usuários ativos pelo maior tempo possível. O sistema tenta tornar as pessoas dependentes, em vez de lhes dar o que elas realmente desejam.

O algoritmo do TikTok promove os vídeos com a pontuação mais alta, calculada com base em visualizações, curtidas, comentários e tempo de visualização. Esse mecanismo favorece a difusão capilar dos conteúdos islâmicos mais atraentes.

O desafio do Ocidente diante da ofensiva digital do islamismo político

É preocupante, portanto, a capacidade que as pessoas têm, por trás de perfis islâmicos tão populares, de difundir amplamente conteúdos relacionados a uma religião que é também um projeto político em aberta hostilidade com o Ocidente e que rima com guerra.

E ninguém melhor do que os franceses sabem o quanto a difusão de pregações islâmicas online pode ser dramática. O assassinato do professor Samuel Paty em 2020 teve origem em um vídeo polêmico divulgado pelo pai de uma aluna que deplorava o fato de o professor ter mostrado caricaturas do profeta em sala de aula. Esse conteúdo foi suficiente para que Abdoullakh Anzorov, também conhecido como “Al Ansar tchéchene 270”, decidisse decapitar o professor e deixar sua cabeça na rua.

O terrorista que matou Dominique Bernard, professor de letras do colégio Gambetta de Arras, recorreu às redes sociais para compartilhar com sua comunidade o ato, também em defesa dos “irmãos palestinos”.

No TikTok, Abdesalem L., o terrorista de Bruxelas que em 2023 matou duas pessoas e feriu gravemente outra ao gritar “Allah Akhbar”, seguia 166 contas. Muitas delas eram de pregadores dedicados à leitura do Alcorão que exibiam escudos e espadas manchados de sangue.

Com a ocupação sistemática do espaço online pelos muçulmanos, o verdadeiro desafio agora é entender como controlar suas ações e limitar sua disseminação.

Lorenza Formicola é ensaísta e jornalista, e analista do mundo árabe e islâmico. Especialista em islamismo na Europa, concentrou a sua investigação nas atividades de organizações e estruturas inspiradas na Irmandade Muçulmana.

© 2025 La Nuova Bussola Quotidiana. Publicado com permissão. Original em italiano: “Francia, TikTok sta diventando un veicolo di islamizzazione”

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caminhão cai de ponte na capital paulista e deixa quatro feridos
Noticias2 minutos ago

Caminhão cai de ponte na capital paulista e deixa quatro feridos

quanto você vai ganhar e o que muda à alta renda
Economia5 minutos ago

quanto você vai ganhar e o que muda à alta renda

Revitalização de linha férrea cria expectativa por aumento de trens turísticos no Sul de Minas
Noticias13 minutos ago

Revitalização de linha férrea cria expectativa por aumento de trens turísticos no Sul de Minas

Roubos de veículos no DF são praticados por menores em 69% dos casos, diz secretaria | Distrito Federal
Noticias56 minutos ago

Roubos de veículos no DF são praticados por menores em 69% dos casos, diz secretaria | Distrito Federal

União da Ilha vai mostrar o Ceará na visão de poetas; Beija-Flor quer aproximar a cultura e educação
Noticias58 minutos ago

União da Ilha vai mostrar o Ceará na visão de poetas; Beija-Flor quer aproximar a cultura e educação

Programa Emprega Bauru oferece novas oportunidades de trabalho
Noticias1 hora ago

Programa Emprega Bauru oferece novas oportunidades de trabalho

Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
Noticias1 hora ago

Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças

“Dia muito importante para o Brasil”, diz Haddad sobre isenção do IR
Economia1 hora ago

“Dia muito importante para o Brasil”, diz Haddad sobre isenção do IR

Tênis em cadeira de rodas do Brasil soma 3 ouros no Parapan de Jovens
Esporte1 hora ago

Tênis em cadeira de rodas do Brasil soma 3 ouros no Parapan de Jovens

Inscrições de processo seletivo para contratação de médicos em Uberlândia terminam nesta quinta-feira
Noticias1 hora ago

Inscrições de processo seletivo para contratação de médicos em Uberlândia terminam nesta quinta-feira

Pablo Marçal é denunciado por injúria e difamação contra Datena
Política2 horas ago

Pablo Marçal é denunciado por injúria e difamação contra Datena

Kriptacoin: Polícia do DF apreende mais um carro de luxo; lista já inclui 15 automóveis | Distrito Federal
Noticias2 horas ago

Kriptacoin: Polícia do DF apreende mais um carro de luxo; lista já inclui 15 automóveis | Distrito Federal

Festival comemora Dia Nacional do Peru no Rio
Noticias2 horas ago

Festival comemora Dia Nacional do Peru no Rio

Corpo de radialista morto em acidente no Beach Park é liberado após perícia
Noticias2 horas ago

Corpo de radialista morto em acidente no Beach Park é liberado após perícia

Justiça vê omissão da prefeitura de SP na prevenção de enchentes
Noticias2 horas ago

Justiça vê omissão da prefeitura de SP na prevenção de enchentes

Câmara conclui votação de projeto sobre streaming; texto vai ao Senado
Economia2 horas ago

Câmara conclui votação de projeto sobre streaming; texto vai ao Senado

Polícia Civil apura possível desaparecimento de jovem em Juiz de Fora
Noticias2 horas ago

Polícia Civil apura possível desaparecimento de jovem em Juiz de Fora

Lula deve sancionar isenção do IR até dia 11, diz Gleisi
Política3 horas ago

Lula deve sancionar isenção do IR até dia 11, diz Gleisi

Câmara do DF quer proibir escolas públicas de liberar alunos se faltar professor | Distrito Federal
Noticias3 horas ago

Câmara do DF quer proibir escolas públicas de liberar alunos se faltar professor | Distrito Federal

Senado aprova MP que liberou R$ 1,2 bilhão para intervenção no Rio de Janeiro
Noticias3 horas ago

Senado aprova MP que liberou R$ 1,2 bilhão para intervenção no Rio de Janeiro

Turistas encontram Beach Park fechado um dia após acidente e procuram outros passeios
Noticias3 horas ago

Turistas encontram Beach Park fechado um dia após acidente e procuram outros passeios

Bolsa volta a subir e atinge inéditos 153 mil pontos em dia de Copom
Noticias3 horas ago

Bolsa volta a subir e atinge inéditos 153 mil pontos em dia de Copom

Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo
Economia3 horas ago

Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo

Ex-prefeitos são presos durante operação do Ministério Público no Leste de Minas
Noticias3 horas ago

Ex-prefeitos são presos durante operação do Ministério Público no Leste de Minas

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Política4 horas ago

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política4 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional1 mês ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri