Published
2 semanas agoon
By
O Museu do Louvre, em Paris, continua fechado após sofrer um assalto neste domingo (19). O episódio lançou a França em uma situação “deplorável”, disse nesta segunda-feira (20) o ministro da Justiça, Gérald Darmanin, enquanto políticos da oposição criticavam o governo pelo que chamaram de humilhação nacional.
Ladrões invadiram o museu, um dos mais famosos do mundo, usando um guindaste para quebrar uma janela do andar superior. Eles então roubaram objetos de valor inestimável de uma área que abriga as joias da coroa francesa antes de fugirem em motocicletas.
O roubo — que vários jornais chamaram de “assalto do século” — ganhou manchetes em todo o mundo.
“O que é certo é que falhamos”, disse Darmanin à rádio France Inter, afirmando que o assalto transmitiu uma imagem “negativa” e “deplorável” da França. “O povo francês sente como se tivesse sido roubado.”
A invasão levantou questões delicadas sobre a segurança do museu, que abriga obras como a Mona Lisa e recebeu 8,7 milhões de visitantes em 2024.
Segundo o promotor de Paris, o roubo durou entre seis e sete minutos e foi realizado por quatro pessoas desarmadas, que ameaçaram os seguranças com esmerilhadeiras (ferramentas de corte elétricas).
Darmanin disse que os ladrões, ainda foragidos, seriam eventualmente capturados.
“Esse assalto é uma humilhação insuportável para o nosso país. Até onde vai a desintegração do Estado?”, questionou Jordan Bardella, líder do partido de extrema direita Reunião Nacional, na rede social X.
François-Xavier Bellamy, do partido Os Republicanos, chamou o caso de “sintoma de um país que não consegue proteger seu patrimônio”.
As joias roubadas incluem uma tiara do conjunto de joias das rainhas Maria Amélia e Hortênsia, do início do século XIX, além de um brinco de safira pertencente ao mesmo conjunto.
A coroa da imperatriz Eugênia foi encontrada do lado de fora do museu — os ladrões a deixaram cair durante a fuga. A peça é feita de ouro, esmeraldas e diamantes.
Os ministérios da Cultura e do Interior realizaram uma reunião de emergência nesta segunda-feira para discutir a segurança do Louvre, informaram autoridades.
Enquanto isso, o museu, que deveria reabrir hoje, continuou fechado.
“Devido a circunstâncias excepcionais, o Museu do Louvre permanecerá fechado hoje. Os visitantes que haviam reservado uma visita para esta data serão reembolsados”, dizia o site oficial do museu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/0/q/Eeicl1QXedg8u6Sr6lDA/48d210feaba0485abf47a05abe8a89cc-0-47561097440f4a2e99b6d00e11e02398.jpg)