Published
4 meses agoon
By

O pastor batista John MacArthur, um dos nomes mais influentes do meio evangélico americano, morreu na noite desta segunda-feira (14) aos 86 anos.
A informação foi confirmada pelo ministério Grace to You, fundado por ele. “Nossos corações estão pesados, mas também se alegram ao compartilharmos a notícia de que nosso amado pastor e mestre John MacArthur entrou na presença do Salvador. Nesta noite, sua fé se transformou em visão”, diz o anúncio.
MacArthur, que havia passado por um tratamento contra um câncer nos últimos anos, estava internado por causa de complicações de uma pneumonia. Segundo o comunicado, ele passou suas últimas horas de forma pacífica, rodeado pela família. Na véspera, familiares já haviam anunciado que John MacArthur estava em seus momentos finais.
Pregador, autor de livros e defensor da ortodoxia cristã, John MacArthur mantinha um estilo sóbrio e sem as extravagâncias de outros líderes evangélicos famosos. Ele também se destacou pelo conservadorismo em temas como casamento gay, aborto e ideologia de gênero.
Talvez a maior prova da sua influência tenha sido o fato de que ele foi bem-sucedido ao liderar uma igreja com milhares de membros (a Grace Community Church) e presidir uma universidade batista (The Master’s University) em plena Califórnia, um estado que não costuma ser associado ao movimento evangélico.
Ao lado de nomes como R.C. Sproul e Al Mohler, MacArthur foi um dos pilares do movimento conhecido como neocalvinismo, que buscava resgatar os princípios da teologia de João Calvino. Ele ainda foi autor de livros sobre teologia e de comentários bíblicos reunidos na Bíblia de Estudo MacArthur.
Durante a pandemia de covid-19, MacArthur foi manchete internacional ao desafiar as ordens que proibiam cultos presenciais. MacArthur afirmava que a igreja deveria obedecer a Deus, não ao governo. A disputa terminou com vitória judicial: o condado de Los Angeles teve de pagar uma indenização à igreja.
MacArthur era casado com Patricia, sua esposa por mais de 60 anos. Juntos, eles tiveram quatro filhos, 15 netos e nove bisnetos.
VEJA TAMBÉM: