Connect with us

Noticias

Moraes vota para responsabilizar redes sociais por posts de usuários; STF já tem maioria

Published

on

Moraes vota para responsabilizar redes sociais por posts de usuários; STF já tem maioria


Plenário tenta um consenso sobre forma de responsabilizar empresas; há diferentes propostas em análise. Moraes vota para responsabilizar redes sociais por posts criminosos de usuários
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (12) a favor de que empresas de tecnologia e redes sociais sejam responsabilizadas pela publicação de conteúdos ilegais ou criminosos. Com o voto, Moraes se tornou o sétimo ministro a defender essa responsabilização. Ainda faltam votar os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia e Nunes Marques.
Durante o julgamento, Moraes afirmou que as plataformas digitais devem ter as mesmas obrigações legais dos veículos de comunicação tradicionais em relação ao que publicam e mantêm no ar. Ele citou a presença de conteúdos com crimes de racismo, apologia a golpe de Estado e antissemitismo em redes sociais.
“Deveríamos ignorar tudo isso em nome da defesa de uma suposta entidade mitológica que seria a liberdade absoluta de expressão?”, questionou o ministro.
Julagamento sobre responsabilidade das redes; Moraes lê seu voto
Reprodução
“A liberdade de cada um poder, não dizer e se manifestar como bem entenda, mas uma mitológica liberdade absoluta de expressão de cada um poder prejudicar o outro como bem entender, sem poder ser responsabilizado desde que faça pelas redes sociais. Se fizer no mundo real, aí não pode, mas na grande entidade redes sociais tudo pode ser feito”, completou.
Moraes destacou que o julgamento não discute a limitação da liberdade de expressão, mas sim os abusos cometidos sob esse pretexto. “Aqui não se discute nenhuma limitação ao exercício da liberdade de expressão. Aqui se discute a responsabilização pelo abuso criminoso da expressão. São coisas diversas”, afirmou.
O ministro também criticou o papel das chamadas “big techs” na moderação de conteúdo, dizendo que são elas que controlam quais ideias ganham visibilidade. “Quem decide quais ideias, quais vídeos, quais ideologias você terá mais ou menos acesso são as big techs. Se elas decidem, elas têm que ter transparência nisso e devem ser responsabilizadas por eventuais escolhas e decisões que acarretem crimes, acarretem ilícitos civis”, declarou.
📲O que está sendo julgado? Os ministros julgam dois recursos que discutem a possibilidade de que redes sociais sejam acionadas por conta de danos criados pelos conteúdos de usuários publicados nestas plataformas, mesmo sem terem recebido antes uma ordem judicial para a retirada das postagens irregulares.
Ou seja: a questão é saber se estes aplicativos podem ser condenados ao pagamento de indenização por danos morais por não terem retirado do ar postagens ofensivas, com discursos de ódio, fake news ou prejudiciais a terceiros, mesmo sem uma ordem prévia da Justiça neste sentido.
Veja abaixo:
STF forma maioria para responsabilizar plataformas por conteúdos de usuários
Votaram para responsabilizar os provedores de internet os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes, Moraes e o presidente Luís Roberto Barroso. O ministro André Mendonça divergiu.
Faltam votar: Edson Fachin, Nunes Marques e Cármen Lúcia.
Próximos passos
Nesta quinta-feira (13), Moraes apresentou seu voto. Na sequência, o julgamento foi suspenso, e será retomado com o voto do ministro Edson Fachin. Depois disso, os ministros pretendem se reunir para a organização das propostas.
Os magistrados também trabalham na busca de um consenso, já que os ministros propuseram diferentes soluções para o regime de responsabilização das empresas.
Após esta etapa, ministro Nunes Marques e a ministra Cármen Lúcia vão apresentar seus posicionamentos.
Marco Civil da Internet
Os casos envolvem a aplicação de um trecho do Marco Civil da Internet.
A lei, que entrou em vigor em 2014 funciona como uma espécie de Constituição para o uso da rede no Brasil – estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para usuários e empresas.
Em um de seus artigos, ela estabelece que as plataformas digitais só serão responsabilizadas por danos causados por conteúdos ofensivos se, depois de uma ordem judicial específica, não tomarem providências para retirar o material do ar.
A questão envolve como as plataformas devem agir diante de conteúdos criados por usuários que ofendem direitos, incitam o ódio ou disseminam desinformação.
A Corte elabora uma tese, a ser aplicada em processos sobre o mesmo tema nas instâncias inferiores da Justiça. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, há 344 processos suspensos, aguardando um desfecho.
Marco Civil da Internet: julgamento no STF pode mudar regras sobre uso da internet no país
Votos dos ministros
Saiba como votaram os demais ministros até o momento:
Dias Toffoli
Relator de um dos recursos, Toffoli votou pela inconstitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet.
O ministro defendeu que, nos casos de conteúdos ofensivos ou ilícitos, como racismo, as plataformas digitais devem agir a partir do momento que forem notificadas de forma extrajudicial, pela vítima ou seu advogado, sem necessidade de aguardar uma decisão judicial.
O ministro defendeu ainda que, em situações graves, as plataformas devem retirar o conteúdo mesmo sem a notificação extrajudicial. Toffoli entendeu que se as plataformas digitais deixarem de agir, devem ser responsabilizadas.
Luiz Fux
Relator do outro processo sobre o tema, Fux também considerou que o artigo 19 do Marco Civil fere a Constituição. Da mesma maneira que Toffoli, Fux defendeu que a remoção de conteúdos considerados ofensivos ou irregulares deve ser imediata, assim que a vítima notificar a plataforma.
Para Fux, serão considerados ilícitos os conteúdos que veiculem discurso de ódio, racismo, pedofilia, incitação à violência, apologia à abolição violenta do Estado Democrático de Direito e a golpe de Estado.
O ministro votou para que as plataformas sejam responsabilizadas caso não ajam após notificação extrajudicial e defendeu que as empresas criem canais para receber denúncias sob sigilo e monitorem ativamente os conteúdos publicados.
Luís Roberto Barroso
O presidente do STF propôs que a responsabilização deve ocorrer quando as empresas deixarem de tomar providências necessárias para remover postagens com teor criminoso.
Nos casos de crimes contra a honra, como de injúria, calúnia e difamação, o ministro considera que a remoção do conteúdo só deve ocorrer após ordem judicial.
Barroso também propôs que as empresas têm dever de cuidado e precisam evitar conteúdos como: pornografia infantil; instigação ou auxílio a suicídio; tráfico de pessoas; atos de terrorismo; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado.
André Mendonça
No voto apresentado na semana passada, Mendonça divergiu em parte dos demais ministros.
O ministro entendeu que o artigo 19 do Marco Civil da Internet é constitucional. Afirmou, no entanto, que é preciso interpretar o trecho de acordo com a Constituição para fixar alguns pontos.
Entre eles, que é inválida a remoção ou suspensão de perfis de usuários, exceto quando comprovadamente falsos ou com atividade ilícita; que as plataformas em geral têm o dever de promover a identificação do usuário violador do direito de terceiros; e que não é possível responsabilizar diretamente a rede social sem prévia decisão judicial quando há possíveis irregularidades que envolvam opiniões.
Flávio Dino
Sugeriu que a responsabilização dos provedores de internet, em regra, ocorrerá pelas normas do artigo 21 do Marco Civil da Internet.
Este trecho da lei prevê a possibilidade de responsabilidade quando a plataforma digital não toma providências de retirada de conteúdo após uma notificação extrajudicial feita pela vítima ou advogado.
Nos casos de crime contra a honra, será aplicado o sistema previsto no artigo 19 do Marco Civil da Internet, em que a responsabilidade só pode ocorrer se a rede social não retirou o conteúdo após ordem judicial específica.
Segundo ele, as plataformas têm o dever de evitar que se façam perfis falsos. Nesse ponto, aplica-se a responsabilidade do Código de Processo Civil, cabível independentemente de prévia notificação judicial ou extrajudicial. Isso também se aplica a perfis de robôs, anúncios pagos e impulsionados.
Se o provedor retirar conteúdo por dever de cuidado, o autor pode pedir a liberação na Justiça. Se a Justiça liberar a publicação, não será devida indenização do provedor ao usuário.
Cristiano Zanin
Considerou que o artigo 19 do Marco Civil da Internet é parcialmente inconstitucional”.
Ele propôs três critérios: no caso de conteúdo criminoso, a plataforma seria responsável por remover o conteúdo, sem a necessidade de decisão judicial.
Já a aplicação do artigo 19 seria mantida para provedores neutros (sem impulsionamento). Quando houvesse uma dúvida razoável sobre licitude do conteúdo (assim, não haveria responsabilização imediata se houver a dúvida sobre a legalidade do material).
Gilmar Mendes
Ao consolidar a maioria favorável à responsabilidade, o ministro propôs diferentes regimes de tratamento, a depender da situação em discussão.
Um deles, chamado de “geral”, prevê a aplicação do artigo 21 do Marco Civil da Internet – ou seja, a retirada de conteúdos pelas plataformas quando notificadas de forma privada.
O regime residual seria o do artigo 19 da mesma lei, com a exigência de ordem judicial para bloqueio de conteúdos para crimes contra a honra e conteúdos jornalísticos.
Haveria também um regime de presunção, em casos de anúncios e impulsionamento remunerado. Nestas situações, o entendimento é de que as empresas têm conhecimento do conteúdo ilícito e não será necessária a notificação prévia para a responsabilização.
E, ainda, um regime especial, em que provedores seriam responsáveis por não bloquearem conteúdos imediatamente, no caso de crimes graves e material com potencial de dano grave à democracia.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

João Bosco arquiteta revisão da obra autoral, ao lado de convidados, para celebrar os 80 anos que fará em julho
Entretenimento4 segundos ago

João Bosco arquiteta revisão da obra autoral, ao lado de convidados, para celebrar os 80 anos que fará em julho

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta quinta-feira
Economia6 minutos ago

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta quinta-feira

Moraes nega prisão domiciliar e mantém Bolsonaro preso na PF
Noticias1 hora ago

Moraes nega prisão domiciliar e mantém Bolsonaro preso na PF

Reforma tributária entra em fase de testes em 2026
Economia1 hora ago

Reforma tributária entra em fase de testes em 2026

Homem é preso por violência doméstica após espancar companheira no meio da rua em São Carlos
Noticias2 horas ago

Homem é preso por violência doméstica após espancar companheira no meio da rua em São Carlos

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta quinta; veja o que muda e como o valor foi calculado
Economia2 horas ago

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta quinta; veja o que muda e como o valor foi calculado

Capotamento na SP-351 deixa uma pessoa morta e três feridas em Catanduva
Noticias3 horas ago

Capotamento na SP-351 deixa uma pessoa morta e três feridas em Catanduva

Pelo menos cinco capitais começam 2026 com reajustes nas tarifas de ônibus, metrô ou trem; veja lista
Economia3 horas ago

Pelo menos cinco capitais começam 2026 com reajustes nas tarifas de ônibus, metrô ou trem; veja lista

Piracicaba passa a ter cobrança por serviço de iluminação pública a partir desta quinta; confira valores
Noticias4 horas ago

Piracicaba passa a ter cobrança por serviço de iluminação pública a partir desta quinta; confira valores

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil entra em vigor
Economia4 horas ago

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil entra em vigor

Cálculos, cartas e astros: Especialistas revelam aumento na procura por 'mercado místico' na virada do ano
Noticias5 horas ago

Cálculos, cartas e astros: Especialistas revelam aumento na procura por 'mercado místico' na virada do ano

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de janeiro de 2026
Noticias6 horas ago

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de janeiro de 2026

Primeiro dia de 2026 será quente, mas com risco de temporais no Vale e região; veja a previsão
Noticias7 horas ago

Primeiro dia de 2026 será quente, mas com risco de temporais no Vale e região; veja a previsão

Entenda o que são as Portas Santas e a relação com perdão dos pecados
Noticias8 horas ago

Entenda o que são as Portas Santas e a relação com perdão dos pecados

Ameaça via PIX: Homem preso por ameaçar ex em Ribeirão Preto
Noticias9 horas ago

Ameaça via PIX: Homem preso por ameaçar ex em Ribeirão Preto

Ajudar o próximo, fazer a diferença na sociedade: jovens de Ribeirão Preto revelam por que passaram a dedicar tempo livre a ações sociais
Noticias10 horas ago

Ajudar o próximo, fazer a diferença na sociedade: jovens de Ribeirão Preto revelam por que passaram a dedicar tempo livre a ações sociais

Registro, placa e CNH: novas regras para ciclomotores entram em vigor; veja o que mudou
Economia10 horas ago

Registro, placa e CNH: novas regras para ciclomotores entram em vigor; veja o que mudou

Programação evangélica abre Réveillon da Paulista com Colo de Deus, Frei Gilson e Padre Marcelo Rossi
Noticias11 horas ago

Programação evangélica abre Réveillon da Paulista com Colo de Deus, Frei Gilson e Padre Marcelo Rossi

MEIs: contribuição mensal sobe em 2026; veja os novos valores
Economia11 horas ago

MEIs: contribuição mensal sobe em 2026; veja os novos valores

Moraes mantém preso condenado por bomba no aeroporto de Brasília
Noticias12 horas ago

Moraes mantém preso condenado por bomba no aeroporto de Brasília

Perspectiva 2026 – Álbuns de Anitta, Black Pantera, Caetano Veloso e Zélia Duncan estão na pauta do ano novo
Entretenimento12 horas ago

Perspectiva 2026 – Álbuns de Anitta, Black Pantera, Caetano Veloso e Zélia Duncan estão na pauta do ano novo

Bahia confirma sete pessoas intoxicadas por metanol
Noticias13 horas ago

Bahia confirma sete pessoas intoxicadas por metanol

Caixa tem problemas operacionais e atrasa sorteio da Mega da Virada; apostadores reclamam nas redes
Economia13 horas ago

Caixa tem problemas operacionais e atrasa sorteio da Mega da Virada; apostadores reclamam nas redes

Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF
Noticias14 horas ago

Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

MEC regulamenta programa que fortalece formação profissional
Noticias15 horas ago

MEC regulamenta programa que fortalece formação profissional

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional6 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias6 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia6 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política6 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia6 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia6 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política5 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação6 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias6 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional3 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia5 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias6 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional6 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política6 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia6 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias6 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política6 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional6 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política6 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento6 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional6 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento6 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia6 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias6 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias6 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri