Published
10 minutos agoon
By

Corpo de Arthur Luís Carvalho Baião foi encontrado após desaparecer em Mongaguá, SP
Reprodução e g1 Santos
O corpo do soldado do Exército Brasileiro Arthur Luís Carvalho Baião, que desapareceu em Mongaguá ao tentar salvar o irmão mais velho de um afogamento, foi encontrado em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A vítima de 19 anos havia desaparecido no sábado (3).
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o corpo foi encontrado por volta das 22h20 deste domingo (4), na orla do bairro Caiçara. Banhistas acionaram a Polícia Militar (PM) para localização do corpo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O serviço funerário foi acionado e a ocorrência foi apresentada no Centro de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado como morte suspeita.
Em nota enviada ao g1, o Exército Brasileiro (EB) informou que foi comunicado sobre a morte do militar na noite deste domingo, após reconhecimento por familiares. ”O Exército está prestando todo o suporte necessário à família do Soldado neste momento”, disse, em nota.
Segundo o Exército, o soldado era lotado no 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (20º GAC L) e, no momento do desaparecimento, ele estava em período de dispensa de feriado de Ano Novo.
“Desde que foi informada pela família sobre o ocorrido, na tarde de domingo, a Unidade do soldado entrou em contato com o Corpo de Bombeiros local e enviou um militar à cidade de Mongaguá para prestar apoio direto aos familiares e estabelecer ligação com os órgãos de segurança pública e salvamento que conduziam os trabalhos”
Desaparecimento
Soldado do Exército desaparece no mar ao tentar salvar irmão de afogamento
O soldado do Exército Brasileiro Arthur Luís Carvalho Baião desapareceu no mar de Mongaguá ao tentar salvar o irmão. O parente conseguiu sair da água, mas Arthur desapareceu.
Conforme apurado pelo g1, a família mora na capital paulista e estava no litoral a lazer. O pai de Arthur passou mal devido ao nervoso, desmaiou e precisou ser socorrido ao Pronto-Socorro Central da cidade.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o caso ocorreu na Praia de Itaoca, por volta das 18h35 de sábado (3). Imagens obtidas pelo g1 mostram a movimentação no local (assista acima).
O irmão do soldado estava muito nervoso e relatou aos guarda-vidas que estava se afogando quando Arthur entrou no mar. Ele disse que não conseguiu entender como o caçula passou por ele e acabou ficando mais ao fundo.
Segundo o relato, uma onda o ajudou a voltar para a areia. Ao perceber que o irmão estava em uma parte mais profunda, correu para pedir ajuda aos bombeiros, cuja base fica a cerca de 500 metros do local.
De acordo com o GBMar, uma equipe chegou a entrar no mar e conseguiu avistar Arthur, mas o jovem acabou afundando e desapareceu na água.
O soldado do Exército Brasileiro Arthur Luís Carvalho Baião, de 19 anos, desapareceu no mar de Mongaguá
g1 Santos
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos