Published
1 mês agoon
By
Com a agenda de indicadores locais esvaziada, os investidores concentram as atenções nesta sexta-feira na leitura preliminar do índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e nos discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed). No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança, nesta manhã, o novo modelo de crédito imobiliário, enquanto o governo busca alternativas para contornar a derrubada da MP 1.303, entre elas o aumento na tributação de bets e fintechs.
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), defendeu a medida e sugeriu a edição de uma nova MP para tratar dos dois temas. Segundo ele, as plataformas de apostas e serviços financeiros digitais “estão na raiz do crime”. “Acho que a gente tinha que radicalizar, mas não falei nada com ninguém”, afirmou.
Segundo apurou o Valor, o Planalto pretende reeditar a norma que limita o uso de créditos de compensações tributárias, medida que poderia gerar até R$ 10 bilhões em arrecadação no próximo ano, oferecendo algum alívio fiscal após a derrubada da MP do IOF.
Apesar do revés para o governo, o mercado reagiu positivamente à decisão do Congresso. Somada ao IPCA de setembro, que veio abaixo do esperado e mostrou desaceleração dos preços de serviços, a notícia derrubou os juros futuros em até 10 pontos-base (0,10 ponto percentual) na véspera.
A percepção de enfraquecimento do Executivo até chegou a dar suporte para uma queda do dólar à vista no começo da manhã desta quinta, mas o humor externo acabou fazendo a moeda americana mudar de direção durante o pregão. No fim do dia, o dólar à vista encerrou em alta de 0,58%, cotado a R$ 5,3751.
Em meio à paralisação (“shutdown”) do governo americano, que já dura dez dias, os futuros dos principais índices de Nova York operam próximos à estabilidade nesta manhã. A falta de novos dados capazes de orientar a trajetória da política monetária nos EUA leva os investidores a adotar uma postura mais cautelosa.
Por volta das 8h, o futuro do S&P 500 subia 0,02% e do Nadasq tinha alta de 0,01%. Já o DXY, que mede a força do dólar contra uma cesta de seis moedas fortes, cedia 0,19%, aos 99,353 pontos, após ter registrado alta na véspera.