Published
2 meses agoon
By
O porta-voz da Presidência da Argentina, Manuel Adorni, disse, nesta segunda-feira (1), que um juiz federal do país proibiu a divulgação de gravações de áudio da chefe de gabinete e irmã do presidente Javier Milei, Karina Milei, em meio ao escândalo de corrupção que envolve o governo.
Segundo Adorni, a ordem foi emitida após o governo Milei alegar “uma operação ilegal de inteligência com o objetivo de desestabilizar o país em plena campanha eleitoral”. O país realiza, no dia 7 de setembro, as eleições locais na província de Buenos Aires, e em 26 de outubro as eleições legislativas.
A decisão da justiça argentina vem após a divulgação de áudios de Karina pelo jornalista Mauro Federico. Adorni alega que as gravações, em que a irmã de Milei fala sobre longas jornadas de trabalho e pede união, foram feitas “ilegalmente” na Casa Rosada, sede do governo argentino.
No dia 20 de agosto, Federico já havia divulgado gravações do ex-funcionário do governo Diego Spagnuolo, em que ele descreve um esquema de corrupção envolvendo contratos para a compra de medicamentos pela Agência Nacional de Deficiência (Andis). É citado o pagamento de propinas à Karina Milei como condição prévia para autorizar a aquisição de medicamentos. Após a divulgação, Milei demitiu Spagnuolo e o acusou de mentir.
Na denúncia apresentada pelo Ministério da Segurança, o governo solicita buscas na casa de Frederico, assim como nas residências de outros jornalistas acusados de tentar favorecer a oposição antes das eleições provinciais e nacionais de meio de mandato. A denúncia pede a apreensão de computadores, celulares, notebooks e pen drives.
A votação em Buenos Aires no próximo domingo (7) é considerada por investidores como um termômetro para as eleições nacionais de outubro. Maior província em população, Buenos Aires é reduto da oposição peronista liderada pela ex-presidente Cristina Kirchner.
Na última sexta-feira (29 de agosto), a polícia argentina fez buscas em endereços ligados ao escândalo de corrupção envolvendo o governo Milei, com operações sendo realizadas em escritórios da Andis e da rede de farmácias Suizo Argentina.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/D/K/rwEbmhRQSAYlpSvjsbxw/ap25244645849602.jpg)