Published
3 meses agoon
By
Um estudo realizado pela plataforma de inteligência de mercado Scanntech aponta que, em 2025, o crescimento do faturamento no varejo vem dos itens novos lançados desde janeiro de 2023, já que a soma dos itens preexistentes retrai. Considerando apenas os itens lançados no ano passado, este percentual corresponde a 75% do crescimento no faturamento do setor. Os números reforçam que a inovação impacta no sucesso da indústria e do varejo de bens de consumo de alto giro. Outra descoberta importante foi que os lançamentos têm apresentado uma melhor performance ano a ano, comprovando o quanto o crescente uso de dados nas decisões das indústrias e dos varejos tem gerado mais eficiência no processo de inovação.
Foi com o propósito de reconhecer e valorizar as empresas e as soluções que impulsionam o fortalecimento de todo o ecossistema de bens de consumo de alto giro que a Scanntech criou o Prêmio (IN) Nova — Inovações de Impacto. Os vencedores da segunda edição foram anunciados em agosto, durante o (IN) Motion 2025, principal fórum de discussão C-level sobre inovação e eficiência em dados da América Latina, também promovido pela empresa. O evento foi realizado em São Paulo e reuniu mais de 4 mil tomadores de decisão do varejo e da indústria.
Na categoria Alimentos, o vencedor foi o suplemento alimentar Best Whey Protein Achocolatado Toddy, da fabricante Athletica Nutrition. Em Bebidas, quem ganhou foi o Johnnie Walker Blonde & Citrus, da Diageo. O saco de lixo Embalixo Oceano, feito com plástico retirado do mar por cooperativas de catadores, venceu em duas categorias: Produtos de Limpeza e Impacto Social.
Em Perfumaria, o prêmio foi para o Modelador Gelatina Kolene Cachinhos com Glitter Biodegradável, da Flora. O júri do (IN) Motion 2025 concedeu também um Destaque Especial em Diversidade e Inclusão para a Tinta para Cabelo Embelleze Maxton Chocolate Amargo, da Embelleze, que inovou ao estampar um homem identificado com a causa LGBTQIA+, o influenciador digital Felipe Theodoro, na caixa do produto.
Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech, explica a importância do prêmio para o varejo: “Estamos reconhecendo produtos que se destacam em inovação, estando alinhados com o que buscam os consumidores, e, assim, desenvolvem o varejo e a indústria. A inovação é uma realização conjunta: da indústria que cria e do varejo que acredita na novidade e aposta junto”.
O grande diferencial do Prêmio (IN) Nova reside em sua metodologia, que combina análise quantitativa na base mais robusta do varejo brasileiro, capaz de identificar inovações de grandes e pequenos fabricantes, e qualitativa, para reconhecer produtos que geram impacto real, para além de uma viralização momentânea. A metodologia foi desenvolvida pela Scanntech em parceria com a consultoria McKinsey & Company.
A análise se desdobrou em múltiplas etapas. O processo teve início com a aplicação de algoritmos sobre a base de dados da empresa para mapear a performance de todos os produtos lançados entre janeiro de 2024 e março de 2025.
Após essa triagem inicial, os produtos finalistas foram submetidos a uma análise qualitativa por uma banca de jurados.
O comitê foi composto por Luís Guedes, diretor da V2G e professor doutor da FIA Business School; Marco Bebiano, diretor de Negócios do Google; Fátima Merlin, economista e fundadora da Connect Shopper, uma referência em shopper insights; Carlos Correa, diretor-executivo da Associação Paulista de Supermercados (Apas); e Fernando Nascimento, professor e coordenador de Análise de dados na FIA.
Os vencedores da segunda edição do (IN) Nova falaram sobre a importância desse reconhecimento. “Para nós, que estamos no dia a dia, 24 horas pensando no produto, foi muito legal conseguir mostrar para os jurados e para os consumidores a essência do Embalixo Oceano. Ganhar esses dois prêmios mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/w/W/dg8VtuRTeezigZA3AFTg/embalixo-premio-innova.jpg)
Para Ricardo Armando de Angelis, cofundador e CEO da Athletica Nutrition, que realizou um collab com a marca Toddy para aumentar a presença de sua marca de whey protein no varejo alimentar, a conquista do prêmio foi um grande marco: “A Scanntech atua no maior varejo do país, que é o alimentar, e ter nosso produto reconhecido como um destaque na categoria de Alimentos, e não apenas na de suplementos, é um sonho realizado”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/c/8/y7YBv7T1WAUNLHXKDwsg/best-whey-premio-innvova.jpg)
O diretor de Vendas da Diageo, Daniel Cosseti, falou sobre o significado da vitória do Johnnie Walker Blonde & Citrus na categoria Bebidas. “Estamos muito felizes em ver a Diageo ser reconhecida em inovação. O prêmio mostra a força do nosso portfólio e o olhar atento que temos para os consumidores, buscando sempre oferecer novas opções de consumo para cada ocasião”, observou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/A/T/7S7DNmSdKHosz2bK9JjA/diageo-premio-innova.jpg)
Camila Vaz, gerente de Inteligência e Trade da Embelleze, comentou o significado do Destaque Especial concedido à tintura Maxton com o influenciador Felipe Theodoro como modelo: “O prêmio nos deixa muito felizes por mostrar que existe espaço para uma marca ser lucrativa e, ao mesmo tempo, trazer diversidade e inclusão”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/A/v/SXnnrCTcK9ADS0NfSADw/maxton-premio-innova.jpg)
A capacidade da Scanntech de promover uma premiação com tal profundidade de análise reflete a evolução da própria empresa. Ela nasceu como uma solução tática e expandiu sua atuação para se tornar uma plataforma completa, de caráter também estratégico para as empresas, que oferece 15 soluções dedicadas ao varejo e outras 15 voltadas para a indústria.
Atualmente, a plataforma é utilizada por 95% dos principais varejistas do canal alimentar e por mais de 400 indústrias e distribuidores. O sistema ajuda seus clientes a obterem informações precisas e rápidas para tomarem decisões mais bem fundamentadas e assim alcançarem melhores resultados.
“Somos uma plataforma que permeia todos os processos de ponta a ponta, seja da indústria, seja do varejo, do estratégico ao tático, levando eficiência para essa gestão tão competitiva e tão complexa”, resume Priscila Ariani.
A premiação foi um dos pontos altos do (IN) Motion, um fórum que reforça o compromisso da Scanntech com a disseminação de conhecimento e o avanço do setor. A programação do evento contou com palestras de figuras de renome internacional e nacional, como o ex-tenista Andre Agassi; o fundador do Shazam, Chris Barton; o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles; e Peter Fader, um dos maiores especialistas mundiais em marketing e CRM, professor da Wharton School. O evento também teve a participação de Pedro Fernandes, sócio da McKinsey & Company, e Maurício Martiniano, responsável por Strategic Insights & Experiences no Google Brasil, entre outros palestrantes.
Confira a lista dos vencedores das cinco categorias do Prêmio (IN) Nova — Inovações de Impacto e do Destaque Especial em Diversidade e Inclusão:
Vencedor: Best Whey Protein Achocolatado Toddy, da fabricante Athletica Nutrition.
2º lugar: Adria Lámen Zero Fritura, da M. Dias Branco.
3º lugar: Granola Australia Keto Protein, da Hart’s Natural.
Vencedor: Johnnie Walker Blonde & Citrus, da Diageo.
2º lugar: Coquetéis Alcoólicos Chilli Beans, da Evonix Foodtech.
3º lugar: Campari Cask Tales, da Campari do Brasil.
Vencedor: Embalixo Oceano, da Embalixo.
2º lugar: Esponja Limppano Expert Perfeita Para Air Fryer, da Limppano Cia.
3º lugar: Linha de Lavanderia Vinagreen, do Grupo MPR.
Vencedor: Modelador Gelatina Kolene Cachinhos com Glitter, da Flora.
2º lugar: Hidratante Facial Garnier Toque Seco, da L’Oréal.
3º lugar: Eudora Siàge Resgate Imediato, do Grupo Boticário.
Vencedor: Embalixo Oceano, da Embalixo.
Vencedor: Tinta para Cabelo Embelleze Maxton Chocolate Amargo, da Embelleze.