Published
2 minutos agoon
By
“Menina com Balão”, de Banksy, em Londres
Reuters/Toby Melville
Um homem que roubou uma das pinturas mais conhecidas do artista de rua britânico Banksy, “Menina com Balão”, de uma galeria de Londres, foi condenado a 13 meses de prisão nesta sexta-feira (14).
Larry Fraser, de 49 anos, usou um martelo para invadir a Grove Gallery, na área de Fitzrovia, no centro de Londres, para roubar a gravura.
A obra, que, segundo a polícia, foi avaliada em 270.000 libras (mais de US$362 mil ou R$ 1,9 milhão), mostra uma menina estendendo a mão para segurar um balão vermelho em formato de coração e há vários murais representando a mesma imagem em Londres e em outros lugares.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Apesar de tentar ocultar sua identidade com uma máscara, Fraser foi flagrado pelas câmeras e a polícia o localizou dois dias após o roubo. Ele se declarou culpado em outubro e foi condenado a 13 meses de prisão nesta sexta-feira no Tribunal da Coroa de Kingston.
“A ‘Menina com Balão’ de Banksy é conhecida em todo o mundo — e reagimos imediatamente não apenas para levar Fraser à Justiça, mas também para devolver a obra de arte à galeria”, disse o inspetor-chefe Scott Mather.
O gerente da Grove Gallery, Lindor Mehmetaj, disse que foi notável a agilidade da polícia em recuperar a obra de arte.
“É muito difícil expressar em palavras o peso que sai de seus ombros”, disse ele.
A “Menina com Balão” apareceu pela primeira vez nas ruas do bairro londrino de Shoreditch em 2002, e Banksy criou versões da pintura no South Bank de Londres em 2004 e em barreira israelense na Cisjordânia em 2005.
Banksy ganhou fama por seus grafites irônicos ao ar livre com temas políticos. Antes um pequeno grafiteiro da cidade inglesa de Bristol, seu trabalho artístico se tornou extremamente popular e valioso.