Published
3 meses agoon
By
“Devido aos acontecimentos em curso na Ucrânia, ao conflito em andamento e ao papel da Polônia na logística de apoio à transferência de ajuda para a Ucrânia […], a Holanda declarou apoio com sistemas de proteção do nosso espaço aéreo e sistemas de defesa aérea”, declarou o ministro da Defesa e vice-primeiro-ministro, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz.
Segundo o governo holandês, os sistemas Patriot serão implantados entre 1º de dezembro e 1º de junho de 2026.
Nesta quarta, o ministro afirmou que a Rússia estaria, “mais uma vez”, provocando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ao comentar sobre o episódio envolvendo a explosão do drone em Lublin na madrugada de quarta.
Segundo o promotor regional de Lublin, Grzegorz Trusiewicz, o objeto provavelmente veio de Belarus, principal aliada da Rússia na Europa.
“Há uma probabilidade muito alta […] de que o objeto provavelmente tenha vindo de Belarus”, disse Trusiewicz.
A ameaça de drones enviados de Belarus gerou resposta também na Lituânia, que, assim como a Polônia, faz fronteira com o país.
O governo lituano declarou nesta quinta uma zona de exclusão aérea de 90 quilômetros nos arredores da capital Vilnius.
“Isso foi feito devido à situação de segurança e às ameaças à sociedade, incluindo riscos para a aviação civil causados por violações do espaço aéreo por aeronaves não tripuladas”, declarou um porta-voz do Ministério da Defesa da Lituânia.
A zona de exclusão permitirá que as forças armadas do país reajam a violações do espaço aéreo.