Published
3 meses agoon
By
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou neste sábado (23) que a soberania de dados é um problema que deve ser enfrentado imediatamente. Segundo o ministro, 60% dos dados brasileiros são processados no exterior, e o país não pode ser “quintal de ninguém”.
“Nós temos um problema de soberania de dados que precisa ser enfrentado imediatamente. . Os nossos dados estão sendo processados fora do Brasil. Sessenta por cento estão sendo processados fora do Brasil, e nós temos que tomar providência pra que sejam processados aqui”, disse em participação por vídeo de um debate sobre conjuntura organizado pelo PT.
Haddad disse que o governo está trabalhando para reduzir a vulnerabilidade do país e destacou a lei de inteligência artificial que está em tramitação no Congresso Nacional. “Nós estamos em contato permanente com o relator para fazer uma lei que salvaguarde a proteção de dados das pessoas”, disse.
Segundo o ministro, também há tratativas com setores estratégicos para incentivar investimento de “capital nacional e estatal” para desenvolver condições de desenvolver a inteligência artificial e processar os dados no país.
O ministro ressaltou a transformação tecnológica é um desafio que se soma ao contexto geopolítico, mas defendeu que o Brasil precisa assegurar a soberania nacional.
“O Brasil não pode servir de quintal de ninguém. Nós temos tamanho, densidade, importância para manter e garantir a nossa soberania”, declarou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/U/o/09dm6gTKe0Opo4uzocpQ/foto30bra-111-hadteb-a4.jpg)