Connect with us

Entretenimento

Felipe Santa Cruz e a “bala na nuca” para Bolsonaro

Published

on

Felipe Santa Cruz e a “bala na nuca” para Bolsonaro

Um “pacifista” comprometido com o diálogo democrático. Foi assim que o carioca Felipe Santa Cruz se apresentou ao público em 2019, quando assumiu a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e participou do programa Roda Viva, da TV Cultura.

Mas apenas seis anos depois dessa entrevista, o mesmo homem que pregava a moderação perdeu as estribeiras ao comemorar, sem medir palavras, a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro — desejando uma “bala na nuca” do ex-presidente.

Hoje secretário de Eduardo Paes (PSD) na prefeitura do Rio de Janeiro, Santa Cruz usou sua conta no X para celebrar a decisão do ministro Alexandre de Moraes como “um dia de festa”.  “Esse m* que matou tantos na pandemia está preso. Que os mortos o assombrem”, disse.

Questionado sobre qual crime justificaria a medida, ele insistiu em ultrapassar os limites do decoro institucional: “Traição aos cânones democráticos. No meu mundo ideal, pena de morte. Bala na nuca!”, respondeu, para em seguida ofender usuários que se revoltaram com o tom da declaração.

Igualmente indignados, mais de 750 advogados assinaram uma representação contra Santa Cruz na própria OAB. O documento acusa o ex-presidente da entidade de adotar “linguajar incitador de violência” e pede processo ético-disciplinar, suspensão profissional e multa.

Na Câmara do Rio, o vereador Rafael Satiê (PL) protocolou um pedido de afastamento do posto de secretário de Governo. Em seu requerimento, Satiê afirma que o post teve “caráter grosseiro, violento, ofensivo e incompatível com a dignidade do cargo público”.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também reagiu, expondo os critérios de seletividade dos adversários do marido: “Para esses, desejar a morte é considerado ‘liberdade de expressão’. Não é sobre o que se fala, é sobre quem fala!”.

Pressionado pelo coro de críticas, Santa Cruz bem que tentou um recuo estratégico. Segundo ele, a expressão “bala na nuca” foi dita “no calor do debate”, tratando-se apenas de uma “figura de linguagem”. “Não defendendo tiro na cabeça de ninguém”, disse.

O advogado ainda atribuiu seu destempero aos “ataques graves” à memória de seu pai que costuma ler nas redes — ele é filho do militante de esquerda Fernando Santa Cruz, desaparecido depois de ser preso pelo regime militar e, posteriormente, considerado morto pela Comissão da Verdade.

“Por ‘coincidência’, todas as vezes em que combato esse grupo de bandidos que tenta tomar nosso país, subvertendo a ordem democrática, passo a receber centenas de ofensas dirigidas ao meu pai”, afirmou em outra sequência de posts. E concluiu: “Quem idolatra assassinos são eles”.

Embate antigo

A postura hostil de Felipe Santa Cruz contra Jair Bolsonaro tem origem justamente na história de seu pai. A animosidade começou em 2011, quando o então deputado sugeriu, em uma palestra, que Fernando Santa Cruz teria “morrido bêbado em algum acidente de Carnaval”.

Em 2016, foi a vez do advogado atacar, pedindo a cassação de Bolsonaro por “apologia à tortura”, após o parlamentar homenagear o coronel Carlos Brilhante Ustra (reconhecido pela Justiça como torturador) durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff.

O embate se intensificou quando Santa Cruz chegou à presidência da OAB, em 2019, mesmo ano em que Bolsonaro iniciou seu mandato na presidência da República. Mais especificamente, no dia 29 de julho.

Bolsonaro, irritado com a atuação supostamente obstrucionista da entidade no caso Adélio Bispo (autor da facada desferida contra ele em 2018), insinuou que Fernando Santa Cruz foi assassinado por “companheiros” da própria esquerda armada — no caso, da Ação Popular Marxista-Leninista (APML), “o grupo terrorista mais sanguinário”, segundo o mandatário.

“Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele”, disse Bolsonaro. “Não foram militares que mataram ele, não. É muito fácil culpar os militares por tudo o que acontece.”

Felipe Santa Cruz classificou a fala de Bolsonaro como “cruel”, “de uma covardia inominável” e “um segundo assassinato” de seu pai. A OAB repudiou as declarações e advogado ainda ajuizou um pedido de explicações no Supremo Tribunal Federal.

Militância disfarçada

A partir daí, a Ordem dos Advogados do Brasil iniciou uma oposição sistemática ao governo.

A entidade apoiou uma PEC para barrar militares da ativa em cargos no Executivo, com o objetivo de “proteger as Forças Armadas da politização”. Também acusou Jair Bolsonaro de improbidade administrativa, por usar a estrutura pública para questionar a lisura eleitoral.

Elogiou operações da Polícia Federal contra empresários bolsonaristas investigados por disseminar fake news, chamando-os de “terroristas virtuais”. E foi à guerra no âmbito econômico em duas ocasiões.

Primeiro, movendo uma ação contra as novas regras do cheque especial definidas pelo Banco Central, então presidido por Roberto Campos Neto (argumentando que a cobrança feria o Código de Defesa do Consumidor). Depois, opondo-se à proposta de reforma tributária do ministro Paulo Guedes — para a entidade, o projeto dobraria a carga de impostos para a advocacia e “quebraria a classe média”.

Mas nada se compara ao período da pandemia, quando a OAB bombardeou o Governo Federal com ações no STF, chegando ao ponto de denunciar o Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanos por supostas “violações” na gestão sanitária.

Felipe Santa Cruz ainda responsabilizou pessoalmente Bolsonaro pelas mortes ocorridas em decorrência da Covid-19, acusando-o de ser “parceiro do vírus” e de cometer possíveis “crimes contra a humanidade”.

Esse enfrentamento desenfreado motivou uma resistência interna na OAB e até pedidos de impeachment de Santa Cruz. Advogados descontentes com sua gestão o denunciavam por desrespeitar o estatuto da Ordem e transformar a atuação da entidade numa militância ideológica disfarçada de defesa institucional.

Felipe Santa Cruz com o ministro do STF Roberto Barroso, em 2016, quando ainda presidia a OAB-RJFelipe Santa Cruz com o ministro do STF Roberto Barroso, em 2016, quando ainda presidia a OAB-RJ (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Amigo de Cabral

Felipe Santa Cruz, de 47 anos, presidiu a seccional fluminense da OAB por dois mandatos até chegar ao topo nacional da instituição. Antes da carreira corporativa, foi advogado trabalhista e professor de Direito do Trabalho. Na juventude, participou do movimento estudantil e chegou a concorreu ao cargo de vereador no Rio pelo PT.

Foi na eleição de 2004, quando recebeu apenas 3.187 votos e não ficou com a vaga na Câmara. Sua frustação está registrada no documentário Vocação de Poder, em que os diretores José Joffily e Eduardo Escorel acompanham as campanhas de seis jovens candidatos cariocas, de diferentes partidos.

Anos depois, Santa Cruz se filiou ao PMDB, num movimento atribuído a sua proximidade com o ex-governador Sérgio Cabral. E aqui vale contar um dos episódios mais constrangedores de sua trajetória.

No já citado Roda Viva de 2019, o advogado foi questionado sobre sua amizade com Cabral e negou ter qualquer relação com o político (à época preso, condenado a 400 anos de cadeia por corrupção).

“Sérgio Cabral não foi meu padrinho de filiação. Meus detratores há anos procuram uma foto [dos dois juntos] na internet. Mas não possuo uma única foto com esse amigo tão próximo, nestes tempos de câmera em todos os lugares”, ironizou.

Pois bem: quatro anos depois, o advogado publicou no Instagram uma imagem em que aparece sorridente e abraçado com Cabral. “Tantos anos de injustiças. O prazer de tomar um vinho com meu amigo Sérgio Cabral”, dizia a legenda.

“Dizia” porque Santa Cruz rapidamente apagou o post. Não adiantou. Prints da publicação apareceram em toda a imprensa. E até o próprio Cabral entregou o “parça” em uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

“Ele é um querido amigo. Me ligou muito feliz com a minha saída [da prisão]. Me chamou para encontrá-lo num restaurante e tirou uma foto. Depois parece que houve quem ligasse, pessoas com quem ele está aliado politicamente. Pediram pra ele tirar”, afirmou o ex-governador.

Em busca de um novo espaço político, Felipe Santa Cruz ingressou no PSD, em 2022, patrocinado por Eduardo Paes. Foi candidato a vice-governador do Rio de Janeiro na chapa de Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói, porém a dupla ficou apenas em terceiro lugar nas eleições.

A compensação veio na forma de um cargo público. Ou melhor: dois.

Em 2003, o advogado foi nomeado secretário de Governo da prefeitura carioca — pasta recriada apenas para acomodá-lo na gestão, segundo a oposição. Paes ainda contemplou a mulher de Santa Cruz, Daniela Gusmão, com a presidência do Complexo Cultural Cidade das Artes (centro público de espetáculos e eventos localizado na Barra da Tijuca).

Contra a Lava Jato

Felipe Santa Cruz também integra o Prerrogativas, grupo de advogados de esquerda que teve participação ativa na campanha de Lula em 2022 e hoje conta com cerca de 30 membros ocupando postos em tribunais superiores, ministérios e empresas públicas.

Como todo membro do “Prerrô” (como o coletivo é chamado internamente), Santa Cruz foi um combativo opositor da Lava Jato antes e depois da prisão do presidente.

Enquanto a operação desmontava o maior esquema de corrupção da história do país, ele atacou sistematicamente juízes e promotores, denunciando supostos abusos e comparando seus métodos à “tortura”. Chegou ao cúmulo de chamar o hoje senador Sergio Moro (União-PR) de “chefe de quadrilha” (mas se retratou, parcialmente, depois).

Já à frente da OAB, o advogado pediu ao STF a suspensão de multas estabelecidas em processos da força-tarefa. Segundo ele, esses pagamentos eram “absolutamente irregulares e sob suspeita”.

Ironicamente, o próprio Santa Cruz foi citado na delação do empresário Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio-RJ preso por investigações relacionadas à Lava Jato e acusações envolvendo contratos irregulares. Segundo Diniz, o advogado pediu R$ 120 mil “em espécie” para sua campanha à reeleição na OAB-RJ, utilizando um contrato fictício para repassar o dinheiro a um aliado que atuaria como operador.

Em 2022, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro anulou a colaboração premiada do empresário e extinguiu a ação, livrando Felipe Santa Cruz de qualquer investigação formal. Dois anos antes, ele já havia declarado que processaria Orlando Diniz, cuja delação deu início a investigações contra outros escritórios de advocacia.

Na época, em sua conta no antigo Twitter, Felipe Santa Cruz desafiou a operação: “Criminoso é o delator, não os advogados! Pensam que vão nos intimidar. Não nos conhecem”.

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato a assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio de Janeiro para solicitar uma entrevista com Felipe Santa Cruz, mas não obteve retorno até a conclusão deste texto

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bad Bunny é aplaudido em discurso contra agência de imigração nos EUA: 'Não somos animais'
Entretenimento23 segundos ago

Bad Bunny é aplaudido em discurso contra agência de imigração nos EUA: 'Não somos animais'

Chuva provoca alagamentos e quedas de árvores na região de Campinas
Noticias33 minutos ago

Chuva provoca alagamentos e quedas de árvores na região de Campinas

Legislativo da Venezuela flexibiliza controle estatal sobre petróleo
Economia49 minutos ago

Legislativo da Venezuela flexibiliza controle estatal sobre petróleo

Ataques de gaviões em Santos motivam campanha de orientação
Noticias2 horas ago

Ataques de gaviões em Santos motivam campanha de orientação

Sonda da Petrobras na Foz do Amazonas passa por auditorias da ANP
Economia2 horas ago

Sonda da Petrobras na Foz do Amazonas passa por auditorias da ANP

Caetano e Bethânia se surpreendem com vitória no Grammy: 'Nem sabia que horas era'
Entretenimento2 horas ago

Caetano e Bethânia se surpreendem com vitória no Grammy: 'Nem sabia que horas era'

Anitta defende revista pessoal na saída de shows para coibir gangues: 'A gente precisa fazer alguma coisa'
Noticias3 horas ago

Anitta defende revista pessoal na saída de shows para coibir gangues: 'A gente precisa fazer alguma coisa'

'Influencer da roça' viraliza ao compartilhar rotina no campo, no Paraná: 'Não faço roteiro nenhum'
Economia3 horas ago

'Influencer da roça' viraliza ao compartilhar rotina no campo, no Paraná: 'Não faço roteiro nenhum'

Ao premiar Caetano Veloso e Maria Bethânia por álbum ao vivo, Grammy 2026 faz justiça ao reencontro histórico dos irmãos em turnê
Entretenimento3 horas ago

Ao premiar Caetano Veloso e Maria Bethânia por álbum ao vivo, Grammy 2026 faz justiça ao reencontro histórico dos irmãos em turnê

Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem o Grammy de Melhor Álbum de Música Global
Entretenimento3 horas ago

Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem o Grammy de Melhor Álbum de Música Global

Centenas de pessoas em São Paulo pedem justiça pelo cão Orelha
Noticias4 horas ago

Centenas de pessoas em São Paulo pedem justiça pelo cão Orelha

Em depoimento à PF, diretor do BC diz que BRB deveria ter identificado problemas nos créditos do Master
Economia4 horas ago

Em depoimento à PF, diretor do BC diz que BRB deveria ter identificado problemas nos créditos do Master

Gesaffelstein: visual de produtor de Lady Gaga chama a atenção no Grammy 2026
Entretenimento4 horas ago

Gesaffelstein: visual de produtor de Lady Gaga chama a atenção no Grammy 2026

Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
Esporte4 horas ago

Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei

Mais de 500 mil foliões acompanham megabloco de Ivete Sangalo
Noticias5 horas ago

Mais de 500 mil foliões acompanham megabloco de Ivete Sangalo

Arsenal bate Corinthians na prorrogação e fatura Mundial Feminino
Esporte5 horas ago

Arsenal bate Corinthians na prorrogação e fatura Mundial Feminino

Grammy 2026: veja lista de vencedores
Entretenimento5 horas ago

Grammy 2026: veja lista de vencedores

Em encontro previsto para março, Lula e Trump devem falar sobre combate ao crime organizado, tarifaço e América Latina
Economia5 horas ago

Em encontro previsto para março, Lula e Trump devem falar sobre combate ao crime organizado, tarifaço e América Latina

Grammy 2026: veja FOTOS da premiação
Entretenimento5 horas ago

Grammy 2026: veja FOTOS da premiação

Ciclone extratropical se intensifica em Santa Catarina
Noticias6 horas ago

Ciclone extratropical se intensifica em Santa Catarina

PF proíbe gravações de nova temporada de ‘Aeroporto: Área Restrita’, citando riscos à ‘intimidade e à presunção de inocência’
Entretenimento6 horas ago

PF proíbe gravações de nova temporada de ‘Aeroporto: Área Restrita’, citando riscos à ‘intimidade e à presunção de inocência’

Lojas podem limitar compras? O que vale quando preço está errado?
Economia6 horas ago

Lojas podem limitar compras? O que vale quando preço está errado?

Chanceleres de Brasil e EUA conversam sobre comércio e segurança
Política6 horas ago

Chanceleres de Brasil e EUA conversam sobre comércio e segurança

Caetano e Bethânia estão entre finalistas de Grammy 2026 neste domingo
Noticias7 horas ago

Caetano e Bethânia estão entre finalistas de Grammy 2026 neste domingo

Com volta dos trabalhos no Congresso, governo prioriza aprovação de acordo Mercosul-UE e pautas com potencial eleitoral
Economia7 horas ago

Com volta dos trabalhos no Congresso, governo prioriza aprovação de acordo Mercosul-UE e pautas com potencial eleitoral

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política7 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias7 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia6 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri