DNEWS JORNAL https://dnews.com.br/ Notícias do Brasil e do Mundo Tue, 27 Jan 2026 21:47:56 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9 170084987 Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras https://dnews.com.br/petrobras-reduz-em-78-preco-de-venda-do-gas-natural-a-distribuidoras/ https://dnews.com.br/petrobras-reduz-em-78-preco-de-venda-do-gas-natural-a-distribuidoras/#respond Tue, 27 Jan 2026 21:47:56 +0000 https://dnews.com.br/petrobras-reduz-em-78-preco-de-venda-do-gas-natural-a-distribuidoras/ A Petrobras informou, nesta terça-feira (27), que os preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras terão redução média de cerca de 7,8% em relação ao trimestre anterior. Os novos valores passam a vigorar no dia 1º de fevereiro.  O modo como essa redução será sentida pelo consumidor final dependerá de outros fatores, como […]

O post Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

A Petrobras informou, nesta terça-feira (27), que os preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras terão redução média de cerca de 7,8% em relação ao trimestre anterior. Os novos valores passam a vigorar no dia 1º de fevereiro. 

O modo como essa redução será sentida pelo consumidor final dependerá de outros fatores, como custos de transporte, impostos e margens de lucros de distribuidoras e revendedoras.

A atualização não impacta o preço do gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel. Já o gás natural veicular (GNV) é afetado.

Desde dezembro 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma redução da ordem de 38%, incluindo o efeito da redução de fevereiro, conforme informou a empresa. 

A redução anunciada hoje leva em consideração a parcela indexada ao Henry Hub, referência para o mercado de gás natural nos Estados Unidos, que começou a valer no início de 2026, para as distribuidoras que optaram por essa alternativa de indexação. 

Além da variação do Henry Hub, segundo a Petrobras, os contratos de venda de gás natural às distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, considerando as oscilações do petróleo no mercado internacional e da taxa de câmbio real/dólar (R$/US$). 

“Para o trimestre que inicia em fevereiro de 2026, considerando a variação do petróleo Brent, do Henry Hub, do câmbio e a ponderação dos volumes contratados pelas distribuidoras junto à Petrobras, o efeito combinado dessas referências resultará na redução média de preços da parcela molécula em cerca de 7,8%”, comunicou a empresa. 

Preços 

A companhia destaca que as efetivas variações finais dos preços por distribuidora dependerão dos produtos contratados e dos volumes efetivamente retirados, considerando os prêmios criados pela Petrobras a partir de 2024: o prêmio por performance e o prêmio de incentivo à demanda. Os prémios possibilitam a redução do preço a depender dos volumes retirados. 

Já o preço final do gás natural ao consumidor, de acordo com a Petrobras, não é determinado apenas pelo preço de venda da molécula pela companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens e pelos tributos federais e estaduais. No caso do Gás Natural Veicular (GNV), depende ainda dos postos de revenda. 

A Petrobras ressalta ainda que as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.
 

O post Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/petrobras-reduz-em-78-preco-de-venda-do-gas-natural-a-distribuidoras/feed/ 0 112973
Banco do Nordeste suspende Pix após sofrer ataque hacker https://dnews.com.br/banco-do-nordeste-suspende-pix-apos-sofrer-ataque-hacker/ https://dnews.com.br/banco-do-nordeste-suspende-pix-apos-sofrer-ataque-hacker/#respond Tue, 27 Jan 2026 21:34:01 +0000 https://dnews.com.br/banco-do-nordeste-suspende-pix-apos-sofrer-ataque-hacker/ O Banco do Nordeste (BNB) suspendeu temporariamente as transações via Pix após identificar um ataque hacker em sua infraestrutura. A medida foi adotada de forma preventiva enquanto equipes técnicas analisam a extensão do ataque cibernético e trabalham na retomada segura do serviço. Em fato relevante divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o banco informou […]

O post Banco do Nordeste suspende Pix após sofrer ataque hacker apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

O Banco do Nordeste (BNB) suspendeu temporariamente as transações via Pix após identificar um ataque hacker em sua infraestrutura. A medida foi adotada de forma preventiva enquanto equipes técnicas analisam a extensão do ataque cibernético e trabalham na retomada segura do serviço.

Em fato relevante divulgado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o banco informou que o incidente foi detectado nesta terça-feira (27) e que, imediatamente, ativou seus protocolos de segurança. Segundo a instituição, não há, até o momento, indícios de vazamento de dados nem de prejuízo às contas de clientes.

O ataque ocorreu na conta-bolsão de uma empresa terceirizada. As contas-bolsão são um instrumento que reúne recursos de vários usuários em uma única conta, sem identificação individualizada dos titulares.

“Para uma análise mais detalhada das causas do evento e seus impactos, o serviço Pix está suspenso temporariamente”, informou o BNB, acrescentando que mantém comunicação constante com o Banco Central (BC) para acompanhar o caso.

Empresa terceirizada

De acordo com informações preliminares, o ataque explorou uma vulnerabilidade em um prestador de serviços de tecnologia da informação que atua como intermediário nas operações do banco. A ação teria envolvido recursos movimentados a partir de uma chamada “conta bolsão” vinculada à empresa terceirizada. O valor eventualmente desviado ainda está sendo contabilizado pela área técnica.

O Banco do Nordeste afirmou que está focado na retomada das transações Pix “o mais breve possível” e reforçou seu compromisso com a segurança da informação e a transparência, prometendo atualizar o mercado sobre novos desdobramentos.

O Banco Central, responsável por monitorar o funcionamento do sistema Pix, ainda não se manifestou oficialmente sobre o episódio. Segundo dados da autoridade monetária, esta é a primeira ocorrência envolvendo o Banco do Nordeste desde a criação do sistema. Ao fim de 2025, o BNB contava com pouco mais de 11 milhões de clientes.

Elo vulnerável

Desde o ano passado, ataques a prestadores de serviços terceirizados têm se tornado mais frequentes no sistema financeiro, por representarem um elo potencialmente mais vulnerável da cadeia tecnológica. Esse tipo de estratégia permite aos criminosos contornar camadas robustas de proteção dos grandes bancos ao explorar falhas em sistemas integrados.

O episódio ocorre em um contexto de aumento dos investimentos em cibersegurança por parte das instituições financeiras, impulsionado tanto pela digitalização dos serviços quanto pelo crescimento do Pix como principal meio de pagamento do país. No ano passado, o BC suspendeu do sistema Pix diversas empresas que atendiam a bancos e endureceu as regras de segurança para instituições de pagamento.

Ainda não há previsão oficial para a normalização completa do serviço no Banco do Nordeste. A retomada das operações dependerá da conclusão das análises técnicas e da validação dos sistemas afetados, em coordenação com o Banco Central, para garantir que as transações ocorram sem riscos adicionais aos clientes e ao sistema financeiro.

 

O post Banco do Nordeste suspende Pix após sofrer ataque hacker apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/banco-do-nordeste-suspende-pix-apos-sofrer-ataque-hacker/feed/ 0 112970
Aberto da Austrália volta a acionar política de calor extremo em jogos https://dnews.com.br/aberto-da-australia-volta-a-acionar-politica-de-calor-extremo-em-jogos/ https://dnews.com.br/aberto-da-australia-volta-a-acionar-politica-de-calor-extremo-em-jogos/#respond Tue, 27 Jan 2026 21:08:16 +0000 https://dnews.com.br/aberto-da-australia-volta-a-acionar-politica-de-calor-extremo-em-jogos/ Os organizadores do Aberto da Austrália invocaram sua política de calor extremo quando as temperaturas subiram no Melbourne Park nesta terça-feira (27), provocando a suspensão do jogo nas quadras externas e o fechamento da cobertura das principais quadras. A “Escala de Estresse por Calor” do torneio atingiu o limite mais alto de 5,0 no início […]

O post Aberto da Austrália volta a acionar política de calor extremo em jogos apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

Os organizadores do Aberto da Austrália invocaram sua política de calor extremo quando as temperaturas subiram no Melbourne Park nesta terça-feira (27), provocando a suspensão do jogo nas quadras externas e o fechamento da cobertura das principais quadras.

A “Escala de Estresse por Calor” do torneio atingiu o limite mais alto de 5,0 no início da tarde, com a temperatura ultrapassando a marca de 40 graus Celsius às 14h – o dia mais quente do torneio até agora.

O Grand Slam de abertura do ano opera sob uma política de calor extremo que considera a temperatura do ar, o calor, a velocidade do vento e a umidade para avaliar as condições de jogo.

O limite foi atingido logo após a vitória da número um do mundo Aryna Sabalenka por 6/3 e 6/0 sobre a jovem norte-americana Iva Jovic, com o teto da Rod Laver Arena se fechando quando as jogadoras deixaram a quadra.

“No final da partida, estava muito quente lá fora”, disse Sabalenka aos repórteres. “Ainda bem que eles fecharam o teto quase na metade do caminho, então tivemos muita sombra na parte de trás, para que pudéssemos voltar e ficar na sombra.”

“Eu sabia que, ao entrar na partida, eles não nos deixariam jogar sob um calor absurdo. Se ela (a escala) chegasse a cinco, eles definitivamente fechariam o teto, então eu sabia que eles estavam nos protegendo, protegendo nossa saúde.”

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

O post Aberto da Austrália volta a acionar política de calor extremo em jogos apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/aberto-da-australia-volta-a-acionar-politica-de-calor-extremo-em-jogos/feed/ 0 112968
Grupo de Trabalho da Maré pode ser embrião para outras comunidades https://dnews.com.br/grupo-de-trabalho-da-mare-pode-ser-embriao-para-outras-comunidades/ https://dnews.com.br/grupo-de-trabalho-da-mare-pode-ser-embriao-para-outras-comunidades/#respond Tue, 27 Jan 2026 20:47:16 +0000 https://dnews.com.br/grupo-de-trabalho-da-mare-pode-ser-embriao-para-outras-comunidades/ A Secretaria-Geral da Presidência da República anunciou nesta terça-feira (27), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, o Grupo de Trabalho Técnico da Maré (GTT Maré), que terá 90 dias para apresentar um plano de ação para aquele território. O GTT da Maré é uma iniciativa do governo federal para reafirmar o compromisso […]

O post Grupo de Trabalho da Maré pode ser embrião para outras comunidades apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

A Secretaria-Geral da Presidência da República anunciou nesta terça-feira (27), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, o Grupo de Trabalho Técnico da Maré (GTT Maré), que terá 90 dias para apresentar um plano de ação para aquele território. O GTT da Maré é uma iniciativa do governo federal para reafirmar o compromisso com a participação social, a promoção de direitos e a integração de políticas públicas no conjunto de favelas da Maré.

Segundo o governo, o anúncio marca a consolidação de um processo político e institucional iniciado a partir da escuta qualificada das organizações comunitárias do território, em especial da Articulação Redes da Maré, das 16 associações de moradores da localidade.

“O que está sendo anunciado hoje aqui segue orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de levar o governo e a realização do governo do Brasil para perto do povo, para onde está o povo”, destacou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos.

Segundo ele,  o GTT Maré é importante para uma perspectiva de futuro, de como o Estado brasileiro deve tratar as comunidades populares do país. De acordo com Boulos, o complexo de favelas da Maré receberá a maior liberação de recursos do governo na história da comunidade. Serão R$ 170 milhões para um conjunto de obras que envolvem urbanização, infraestrutura, regularização fundiária, entre outras, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos moradores, englobando também saúde digital e telemedicina.

O ministro disse que o trabalho do GTT Maré poderá resultar na criação de um modelo de intervenção territorial a partir do diálogo com as lideranças e construir um conjunto de ações integradas que possam servir de modelo para todas as comunidades. “Um embrião que fortaleça, para que todo o povo da periferia do Brasil seja tratado com respeito, como é tratado o ricaço da Barra da Tijuca. É assim que tem que ser.”

O GTT Maré reúne representantes de ministérios, universidades e outras  instituições federais para atuação integrada em áreas como saúde, igualdade racial, direitos sociais, habitação, segurança cidadã e participação social, estruturando ações de médio e longo prazo no território.

Integração de políticas públicas

O ministro informou que pretende levar também para aquele território agentes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), um programa de gestão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, criado para articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas.

Para Guilherme Boulos, o governo chegar apenas com a polícia não é suficiente. “Tem que chegar com moradia, saúde, política de emprego”, entre outras iniciativas, destacou o ministro. “É política que trata o povo como gente, não como número; que trata com respeito. O papel e a responsabilidade do governo são garantir respeito”. A perspectiva é construir 600 unidades habitacionais na Maré, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

Também presente à solenidade, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lembrou que nasceu e foi criada no Complexo da Maré. A ministra destacou a importância de ações integradas para melhorar a vida dos moradores da comunidade. “São várias etapas e várias vertentes. Tem saúde, educação, cultura, esporte, lazer. Não é de uma só maneira que a gente consegue combater o racismo no nosso país, principalmente em uma sociedade que insiste em dizer que ele não existe.”

“Não adianta chegar em um lugar como os territórios de favela achando que é somente segurança pública, claro que isso é importante também, mas direito ao trabalho, empregabilidade, saúde, esporte, lazer, cultura e renda também são primordiais. É dessa maneira que a gente pretende chegar”, completou.

Após a cerimônia, os ministros fizeram questão de ir à Maré conversar com os moradores. Também participaram também da solenidade, além do presidente interino da Fiocruz, Valcler Rangel, representantes dos ministérios das Cidades e da Saúde, de organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias da Maré.

O post Grupo de Trabalho da Maré pode ser embrião para outras comunidades apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/grupo-de-trabalho-da-mare-pode-ser-embriao-para-outras-comunidades/feed/ 0 112966
'Pecadores' e 'Uma Batalha Após a Outra' são indicados a prêmios do Sindicato dos Roteiristas dos EUA; veja lista https://dnews.com.br/pecadores-e-uma-batalha-apos-a-outra-sao-indicados-a-premios-do-sindicato-dos-roteiristas-dos-eua-veja-lista/ https://dnews.com.br/pecadores-e-uma-batalha-apos-a-outra-sao-indicados-a-premios-do-sindicato-dos-roteiristas-dos-eua-veja-lista/#respond Tue, 27 Jan 2026 20:45:59 +0000 https://dnews.com.br/pecadores-e-uma-batalha-apos-a-outra-sao-indicados-a-premios-do-sindicato-dos-roteiristas-dos-eua-veja-lista/ Cenas de ‘Uma batalha após a outra’ (à esq.) e ‘Pecadores’ (à dir.) Divulgação O Sindicato de Roteiristas da América (WGA, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira (27) os indicados à sua premiação anual. O evento é considerado um dos grandes indicadores das respectivas categorias no Oscar, já que muitos de seus membros fazem […]

O post 'Pecadores' e 'Uma Batalha Após a Outra' são indicados a prêmios do Sindicato dos Roteiristas dos EUA; veja lista apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

Cenas de ‘Uma batalha após a outra’ (à esq.) e ‘Pecadores’ (à dir.)
Divulgação
O Sindicato de Roteiristas da América (WGA, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira (27) os indicados à sua premiação anual. O evento é considerado um dos grandes indicadores das respectivas categorias no Oscar, já que muitos de seus membros fazem parte da Academia.
Entre as principais entidades de classes de Hollywood, o WGA é uma das que apresentam as maiores exigências mínimas para que uma produção seja elegível à sua premiação. Por causa disso, alguns favoritos ao Oscar sempre ficam de fora.
Neste ano, a premiação acontece no dia 8 de março. A seguir, veja a lista das principais categorias.
Melhor roteiro original
“Código Negro”
“Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria”
“Marty Supreme”
“Pecadores”
“A Hora do Mal”
Melhor roteiro adaptado
“Bugonia”
“Frankenstein”
“Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”
“Uma Batalha Após a Outra”
“Sonhos de Trem”
Melhor documentário
“2000 Meters to Andriivka”
“Becoming Led Zeppelin”
“White with Fear”
Veja os vídeos que estão em alta no g1

O post 'Pecadores' e 'Uma Batalha Após a Outra' são indicados a prêmios do Sindicato dos Roteiristas dos EUA; veja lista apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/pecadores-e-uma-batalha-apos-a-outra-sao-indicados-a-premios-do-sindicato-dos-roteiristas-dos-eua-veja-lista/feed/ 0 112964
Comitê Paralímpico faz 1ª convocação para Jogos de Inverno, na Itália https://dnews.com.br/comite-paralimpico-faz-1a-convocacao-para-jogos-de-inverno-na-italia/ https://dnews.com.br/comite-paralimpico-faz-1a-convocacao-para-jogos-de-inverno-na-italia/#respond Tue, 27 Jan 2026 20:38:06 +0000 https://dnews.com.br/comite-paralimpico-faz-1a-convocacao-para-jogos-de-inverno-na-italia/ O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (27) a primeira lista de convocação de atletas que competirão na Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina (Itália), com início em 6 de março. O rondoniense Cristian Ribera e a paranaense Aline Rocha – atuais campeão e vice-campeã mundiais, respectivamente – encabeçam a relação de atletas do esqui cross-country, […]

O post Comitê Paralímpico faz 1ª convocação para Jogos de Inverno, na Itália apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (27) a primeira lista de convocação de atletas que competirão na Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina (Itália), com início em 6 de março. O rondoniense Cristian Ribera e a paranaense Aline Rocha – atuais campeão e vice-campeã mundiais, respectivamente – encabeçam a relação de atletas do esqui cross-country, que conta ainda com os paulistas Wellington da Silva e Elena Sena, ambos estreantes nos Jogos. No snowboard, o representante será o gaúcho André Barbieri.

Os cinco atletas elencados atenderam os critérios pré-estabelecidos pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), em parceria com o CPB. A segunda e última chamada de atletas será em 3 de fevereiro, com mais dois nomes, totalizando sete competidores. É o maior número de representantes do Brasil desde a última edição (Beijing 2022) – na ocasião foram seis.

Aline Rocha e Cristian Ribera disputarão na Itália a terceira paralimpíada da carreira. A esquiadora foi a primeira brasileira a competir nos Jogos de Inverno, na edição de PyeongChang (Coreia do Sul), em 2018. Quatro anos depois, em Beijing (China), Aline obteve a sétima colocação, melhor resultado até então, na prova longa (15 quilômetros), no esqui cross-country,

Já Cristian Ribera estreou com apenas 15 anos em PyeongChang 2018, conquistando de cara o sexto lugar, melhor marca do Brasil no esqui cross-country tanto nos Jogos Olímpicos quanto Paralímpicos de Inverno. Em Beijing 2022, Ribera terminou na nona posição.

No snowboard, o gaúcho André Barbieri representará o país pela segunda vez. Ele debutou em Beijing 2022, onde competiu nas provas de cross e banked slalom (slalon inclinado), terminando em 13º lugar em ambas.

Prestes a estrear na Paralimpíada de Milão-Cortina, os esquiadores Wellington da Silva, de 19 anos, e Elena Sena, de 22, somaram bons resultados continentais no último ciclo de preparação. Em 2023, Elena foi campeã na prova de sprint da Copa Continental da Noruega) e, na mesma prova, Wellington levou a prata. Ambos também brilharam na Copa Continental da Argentina, em Ushuaia. Ele foi ouro e ela prata em quatro provas (sprint, 5km, 10km e 20km).

O post Comitê Paralímpico faz 1ª convocação para Jogos de Inverno, na Itália apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/comite-paralimpico-faz-1a-convocacao-para-jogos-de-inverno-na-italia/feed/ 0 112962
Mais uma empresa obtém liminar contra nova regra do vale-alimentação https://dnews.com.br/mais-uma-empresa-obtem-liminar-contra-nova-regra-do-vale-alimentacao/ https://dnews.com.br/mais-uma-empresa-obtem-liminar-contra-nova-regra-do-vale-alimentacao/#respond Tue, 27 Jan 2026 20:33:26 +0000 https://dnews.com.br/mais-uma-empresa-obtem-liminar-contra-nova-regra-do-vale-alimentacao/ Pela terceira vez nos últimos seis dias, uma grande empresa no setor de vale-alimentação e refeição obteve liminar contra o decreto que regulamenta o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A Justiça Federal de São Paulo concedeu nesta terça-feira (27) uma liminar à Pluxee que suspende qualquer fiscalização ou aplicação de punições pelo governo federal […]

O post Mais uma empresa obtém liminar contra nova regra do vale-alimentação apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

Pela terceira vez nos últimos seis dias, uma grande empresa no setor de vale-alimentação e refeição obteve liminar contra o decreto que regulamenta o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A Justiça Federal de São Paulo concedeu nesta terça-feira (27) uma liminar à Pluxee que suspende qualquer fiscalização ou aplicação de punições pelo governo federal à empresa.

A companhia soma-se à Ticket e à VR, outras grandes empresas do setor, que haviam obtido liminares semelhantes. As novas regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foram estabelecidas por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro do ano passado.

A decisão favorável à Pluxee foi do juiz Guilherme Markossian de Castro Nunes, da 10ª Vara Cível Federal. Segundo o magistrado, o uso de mecanismos estatais de controle de preços e a interferência direta na estrutura de custos e em contratos firmados entre empresas privadas podem violar os princípios da legalidade e da liberdade econômica.

O juiz também apontou que a aplicação imediata das novas regras a contratos já em vigor gera insegurança jurídica e restringe indevidamente a autonomia das partes. Todas as decisões têm caráter provisório e ainda podem ser contestadas pela União.

Teto de taxas

O decreto do governo federal fixou um teto de 3,6% para as taxas cobradas pelas empresas de vale-refeição e vale-alimentação de supermercados e restaurantes, além de reduzir de 30 para 15 dias o prazo máximo para o repasse dos valores aos estabelecimentos. Até então, nem taxas nem prazos eram regulamentados no PAT.

A norma também limita a tarifa de intercâmbio a 2%, proíbe cobranças adicionais, estabelece um prazo de 90 dias para adaptação das empresas e determina a interoperabilidade total entre bandeiras. Em até um ano, qualquer cartão de benefício deverá ser aceito em todas as maquininhas de pagamento.

Versão da empresa

Em nota, a Pluxee afirmou ver a decisão de forma positiva, por garantir a continuidade das operações e evitar impactos imediatos no ecossistema de benefícios de alimentação e refeição. Segundo a empresa, a liminar “reafirma princípios fundamentais como a legalidade, a livre iniciativa, a segurança jurídica e a proteção dos contratos vigentes”.

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que ainda não foi oficialmente notificado da decisão, mas afirmou que irá recorrer assim que houver a comunicação formal.

Embate

As decisões judiciais vêm em meio à disputa entre o governo e as principais operadoras do setor sobre a regulamentação do PAT. A lei que embasou o decreto, aprovada pelo Congresso em 2022, tinha como objetivo ampliar a concorrência e reduzir custos no mercado de benefícios. Segundo as empresas, porém, o decreto teria extrapolado os limites legais ao impor regras não previstas no texto aprovado pelo Legislativo.

Enquanto empresas mais novas no setor, como iFood, Caju, Flash e Swile, apoiaram as mudanças, as operadoras tradicionais, que concentram cerca de 80% do mercado, posicionaram-se contra pontos centrais da norma. A discussão segue para as próximas etapas do processo judicial.

O post Mais uma empresa obtém liminar contra nova regra do vale-alimentação apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/mais-uma-empresa-obtem-liminar-contra-nova-regra-do-vale-alimentacao/feed/ 0 112960
TikTok fecha acordo extrajudicial em processo sobre vício em redes sociais https://dnews.com.br/tiktok-fecha-acordo-extrajudicial-em-processo-sobre-vicio-em-redes-sociais/ https://dnews.com.br/tiktok-fecha-acordo-extrajudicial-em-processo-sobre-vicio-em-redes-sociais/#respond Tue, 27 Jan 2026 20:22:20 +0000 https://dnews.com.br/tiktok-fecha-acordo-extrajudicial-em-processo-sobre-vicio-em-redes-sociais/ É esperado que o presidente-executivo da Snap, Evan Spiegel, também testemunhe, já que sua empresa é ré no processo. A Snap fechou acordo, em 20 de janeiro, para resolver a ação judicial da K.G.M.. Um porta-voz da empresa se recusou a comentar sobre os detalhes do acordo.

O post TikTok fecha acordo extrajudicial em processo sobre vício em redes sociais apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

É esperado que o presidente-executivo da Snap, Evan Spiegel, também testemunhe, já que sua empresa é ré no processo. A Snap fechou acordo, em 20 de janeiro, para resolver a ação judicial da K.G.M.. Um porta-voz da empresa se recusou a comentar sobre os detalhes do acordo.

O post TikTok fecha acordo extrajudicial em processo sobre vício em redes sociais apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/tiktok-fecha-acordo-extrajudicial-em-processo-sobre-vicio-em-redes-sociais/feed/ 0 112958
CBF anuncia programa de profissionalização de árbitros de futebol https://dnews.com.br/cbf-anuncia-programa-de-profissionalizacao-de-arbitros-de-futebol/ https://dnews.com.br/cbf-anuncia-programa-de-profissionalizacao-de-arbitros-de-futebol/#respond Tue, 27 Jan 2026 20:06:26 +0000 https://dnews.com.br/cbf-anuncia-programa-de-profissionalizacao-de-arbitros-de-futebol/ A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou nesta terça-feira (27) o primeiro modelo de profissionalização da arbitragem nacional da história da entidade. O projeto prevê a contratação, por temporada, de equipes fixas para apitar as partidas profissionais do Brasileirão da Séria A, ao longo do ano.  Os árbitros serão remunerados, com salários mensais, taxas variáveis […]

O post CBF anuncia programa de profissionalização de árbitros de futebol apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou nesta terça-feira (27) o primeiro modelo de profissionalização da arbitragem nacional da história da entidade. O projeto prevê a contratação, por temporada, de equipes fixas para apitar as partidas profissionais do Brasileirão da Séria A, ao longo do ano. 

Os árbitros serão remunerados, com salários mensais, taxas variáveis e bônus por performance, e deverão se dedicar prioritariamente à atividade, sem a obrigação de exclusividade. Eles contarão também com apoio técnico, psicológico e preparação física.

Ao todo, são 72 profissionais contratados, sendo 20 árbitros centrais (11 deles do quadro da FIFA, a Federação Internacional de Futebol), 40 assistentes (sendo 20 da Fifa), e outros 12 (também credenciados na Fifa) para atuarem como árbitros de vídeo (VAR). Ao final de cada ano, eles estarão passíveis a rebaixamento, pelo menos dois de cada função, com a consequente promoção de outros que tenham se destacado na temporada.

“É um movimento que segue as melhores práticas de outras grandes federações do mundo. Mais uma pauta que precisava ser estudada e discutida com todos os setores do futebol e implementada com firmeza, mas que estava adormecida na CBF”, afirmou o presidente da confederação, Samir Xaud, durante evento de lançamento do novo programa, no Rio de Janeiro. 

Até então, apesar de atuarem como profissionais de elite no esporte, os árbitros de futebol brasileiros não tinham vínculo formal com a CBF e recebiam por partida trabalhada, um ofício do tipo freelancer.

“Aqui nós estamos falando de pessoas, de pessoas que estão literalmente no centro do campo quando começam as partidas, mas que por décadas viveram na periferia das atenções da CBF, só ganhando relevância quando cometiam erros. E por que erravam? Primeiro, claro, por sermos seres humanos, todos nós erramos e continuaremos errando. Mas, por muitas vezes, porque faltava apoio, faltava investimento, preparo físico, faltava instrução técnica, faltava tranquilidade financeira, faltava apoio psicológico, tecnologia, faltava saúde e faltava uma trilha de desenvolvimento. Não mais”, acrescentou o presidente da CBF.

Avaliações e treinamento

Além da remuneração específica, segundo a CBF, os 72 árbitros vão ser avaliados sistematicamente por observadores e uma comissão técnica contratada pela CBF. Eles receberão notas por uma composição de variáveis, como controle de jogo, aplicação das regras, desempenho físico e clareza na comunicação. Também integrarão um ranking que será atualizado a cada rodada.

Os primeiros árbitros profissionalizados da confederação brasileira vão dispor de planos individualizados, com uma rotina semanal de treinos e estarão sob monitoramento tecnológico. Eles vão contar com suporte na área de saúde e passarão por quatro avaliações anuais, com testes físicos e de simulação de jogo. 

A rede de apoio incluirá preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo e com avaliações periódicas, técnicas e físicas.

O novo programa foi desenhado ao longo do ano passado e elaborado por um grupo de trabalho liderado por Netto Góes, Helder Melillo e Davi Feques. Contou com a participação de 38 clubes das Séries A e B, além de consultores internacionais, árbitros, federações e associações. 

Oficialmente, o novo programa começará em março, quando as contratações e o novo padrão de funcionamento da arbitragem estarão implantados. O valor investido no programa de profissionalização será R$ 195 milhões para os biênios 2026 e 2027.

O post CBF anuncia programa de profissionalização de árbitros de futebol apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/cbf-anuncia-programa-de-profissionalizacao-de-arbitros-de-futebol/feed/ 0 112956
Em telefonema, Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz de Trump https://dnews.com.br/em-telefonema-lula-e-macron-conversam-sobre-conselho-da-paz-de-trump/ https://dnews.com.br/em-telefonema-lula-e-macron-conversam-sobre-conselho-da-paz-de-trump/#respond Tue, 27 Jan 2026 19:45:59 +0000 https://dnews.com.br/em-telefonema-lula-e-macron-conversam-sobre-conselho-da-paz-de-trump/ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, conversaram na manhã desta terça-feira (27) sobre a proposta do Conselho da Paz. O colegiado foi idealizado, criado e é presidido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump para, segundo ele, pacificar e reconstruir a Faixa de Gaza. No telefonema, que […]

O post Em telefonema, Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz de Trump apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, conversaram na manhã desta terça-feira (27) sobre a proposta do Conselho da Paz. O colegiado foi idealizado, criado e é presidido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump para, segundo ele, pacificar e reconstruir a Faixa de Gaza.

No telefonema, que durou cerca de 1 hora, Lula e Macron defenderam o fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e concordaram que iniciativas em matéria de paz e segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios e propósitos da Carta da ONU. O teor da conversa entre os presidentes foi divulgado pelo Palácio do Planalto.

Lula foi um dos líderes convidados a ocupar um assento no conselho, mas ainda não respondeu ao convite. Na semana passada, em um evento em Salvador, ele chegou a criticar a proposta de criação do Conselho da Paz, afirmando que Trump quer criar uma nova ONU para ser o dono. A França também foi convidada, mas já negou o convite. 

Na últimas semanas, Lula tem feito e recebido ligações de importantes líderes mundiais, entre eles o presidente da China, Xi Jinping; da Rússia, Vladimir Putin; da Turquia, Recep Tayyip Erdogan; da Colômbia, Gustavo Petro; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; da Espanha, Pedro Sánchez; do Canadá, Mark Carney; e a presidenta do México, Claudia Sheinbaum.

Nesta segunda-feira (26), Lula conversou, inclusive, com o presidente Trump. Ele sugeriu que o Conselho da Paz incluísse um assento para a Palestina e se limitasse a discutir as questões relacionadas à Faixa de Gaza. Também ficou combinada uma visita de Lula aos Estados Unidos, ainda este ano, em data a ser definida.

Venezuela

No telefonema, Lula e Macron também trocaram impressões relacionadas à Venezuela. Segundo o Planalto, ambos condenaram o uso da força em violação ao direito internacional e concordaram sobre a importância da paz e da estabilidade na América do Sul e no mundo.

No dia 3 de janeiro, os Estados Unidos bombardearam a Venezuela e sequestraram o presidente do país, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores. Os dois foram levados para os Estados Unidos e a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez, assumiu o comando do país interinamente.

Acordo Mercosul-EU

Ainda, os líderes de Brasil e França trataram sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Lula reafirmou sua visão de que a parceria é positiva para os dois blocos e “constitui uma importante contribuição para a defesa do multilateralismo e do comércio baseado em regras”.

O acordo foi assinado no dia 17 de janeiro deste ano, após 26 anos de negociação. Entretanto, no dia 21, o Parlamento Europeu decidiu pedir ao Tribunal de Justiça da União Europeia uma avaliação jurídica sobre a parceria comercial com os sul-americanos. Na prática, a medida paralisa o processo de implementação do acordo; o tribunal costuma demorar cerca de dois anos para emitir um parecer.

A França é um dos países que se opõem à ratificação sob o argumento de que o acordo ameaça a agricultura local ao criar “concorrências desleal” com as importações mais baratas do Mercosul.

Por fim, o presidente Lula e o presidente Macron trataram sobre a agenda bilateral e se comprometeram a finalizar negociações em curso, para assinatura de acordos ainda no primeiro semestre de 2026. Segundo Planalto, os dois mantêm diálogo frequente sobre a cooperação entre os dois países, em especial nos temas de defesa, ciência e tecnologia e energia.

O post Em telefonema, Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz de Trump apareceu primeiro em DNEWS JORNAL.

]]>
https://dnews.com.br/em-telefonema-lula-e-macron-conversam-sobre-conselho-da-paz-de-trump/feed/ 0 112954