Connect with us

Internacional

Extrema direita de Portugal expõe nomes de crianças em campanha anti-imigração

Published

on

Extrema direita de Portugal expõe nomes de crianças em campanha anti-imigração


André Ventura, candidato do partido de extrema direita português Chega a primeiro-ministro
REUTERS
Os deputados do partido de ultradireita Chega, de Portugal, decidiram expor nomes de origem árabe e muçulmana atribuídos a crianças estrangeiras de uma pré-escola em Lisboa como forma de ação política contra imigrantes.
A iniciativa veio à tona em 3 de julho, por meio da deputada Rita Matias, que leu os nomes em um vídeo divulgado em redes sociais e afirmou que essas crianças ocupariam vagas de alunos portugueses.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
No dia seguinte, em uma sessão da Assembleia da República, o líder do Chega, André Ventura, repetiu os nomes em um discurso. “Há uma mudança cultural e civilizacional que está em curso por culpa do Partido Socialista e da extrema esquerda”, afirmou.
A fala dos deputados do Chega ecoa a chamada teoria da “Grande Substituição”, uma teoria da conspiração de grupos de direita que alegam que a esquerda pretende substituir a população nacional, branca e católica, por imigrantes muçulmanos.
Na Europa, essa ideia se espalhou a partir de 2015, com o fluxo de refugiados de países predominantemente muçulmanos. A origem dessa teoria é atribuída ao ativista francês Renaud Camus, que em 2011 publicou um livro no qual afirma que a França seria recolonizada por imigrantes que ocupariam a política e a economia locais, de modo a eliminar a identidade nacional francesa. Essa noção inspirou o discurso anti-imigração e de supremacia branca de partidos da ultradireita no continente.
Pais de estudantes reagem
Associações de pais de estudantes reagiram à atitude dos deputados do Chega por meio de uma carta aberta. “Fazer insinuações infundadas em praça pública apenas alimenta o ressentimento social e ataca injustamente famílias e crianças que cumpriram todos os requisitos legais [para matrícula]”, afirma o texto.
Na carta, as associações reconhecem que há um problema de falta de vagas em escolas públicas, mas que não há privilégio a determinados grupos de alunos.
“É totalmente mentira que os cidadãos estrangeiros, as crianças, tenham prioridade sobre os portugueses. A lei é igual para todas as nacionalidades, para todas as crianças”, afirma João Carvalho, sociólogo da Universidade de Lisboa.
Ele pontua que, com a alta da imigração, cresceu a diversidade nas escolas. “E esse aumento tem sido utilizado por André Ventura para fomentar a hostilidade e a rivalidade, ou seja, uma ideia que os bens sociais como a educação são escassos e que existe uma grande competição para a chegar a estes recursos.”
Saiba como o pacote anti-imigração de Portugal afeta brasileiros
Percentual de imigrantes cresceu
Nos últimos dez anos, Portugal testemunhou uma alta na chegada de estrangeiros que alterou sua composição demográfica: em 2015, o país registrava 397,7 mil imigrantes. Em 2025, segundo dados da Agência para Integração, Migrações e Asilo (Aima), esse grupo soma 1,5 milhão de pessoas.
Com isso, agora os estrangeiros são 14% dos 10,6 milhões de habitantes de Portugal. Os brasileiros são o maior grupo, compondo 29% dos estrangeiros, e asiáticos oriundos de países como Índia, China, Nepal e Bangladesh somam cerca de 12,3% deles.
O cientista político Antônio Costa Pinto afirma que o “temor da islamização” varia entre os partidos europeus de ultradireita, e que em Portugal o discurso se voltou prioritariamente contra os imigrantes de origem asiática.
“No caso português, com o crescimento da imigração, a direita radical populista tanto investe contra esse setor como os afro-portugueses ou até do próprio Brasil. Essa foi a grande diferença que a nova direita radical portuguesa introduziu, ao romper com a tradição lusotropicalista e adotar um discurso mais abertamente racista”, explica.
A população portuguesa segue a tendência europeia e tem uma taxa de envelhecimento acelerada, combinada a baixas taxas de fecundidade, insuficientes para repor o déficit demográfico.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2022, 24% da população tinham 65 anos ou mais, enquanto a média de nascimentos era de 1,43 filhos por mulher. O relatório do INE concluiu que o crescimento da população só ocorreu naquele ano porque o saldo da imigração foi maior do que o número de óbitos.
“Portugal é uma sociedade envelhecida, e o próprio crescimento econômico português exige mão de obra imigrante. No turismo, nas fábricas, no agro-exportador do sul do país”, acrescenta Costa Pinto.
Avanços da direita
Mesmo assim, a retórica anti-imigração avança no Parlamento, e o medo gerado na população a partir de narrativas sobre a imigração favorece a ascensão ao poder de partidos como o Chega.
Uma pesquisa conduzida por pesquisadores do Instituto Universitário de Lisboa mostrou que quanto maior for o número de notícias sobre imigração, maior será a saliência política desse tema, segundo as pesquisas de opinião Eurobarômetro.
Essa “pressão imigratória” já era descrita como “um risco aos portugueses” desde 2019 no programa político do Chega, quando a legenda disputou sua primeira eleição legislativa.
Desde então, com a radicalização dessas posições, o partido ampliou sua participação na Assembleia da República de uma para 60 cadeiras em 2025, e hoje tem a terceira maior bancada do Parlamento português.
Deputada do partido de esquerda Livre, Isabel Mendes avalia que o Partido Social Democrata (PSD), do primeiro-ministro Luís Montenegro, ficaria rendido às pautas da ultradireita ao se aliar ao Chega para obter maioria nas votações. Ela considera que o partido tem sido bem-sucedido em promover sua agenda, pois, embora não esteja no governo, consegue ver algumas de suas propostas aprovadas.
“Ao invés de se concentrar em resolver problemas sérios como habitação, saúde e educação, estão a focar-se em polarizar, dizer às pessoas que estão a viver pior porque aquele outro grupo de pessoas existe. Neste momento estão a usar crianças para fazer essa polarização”, afirma Mendes.
Parlamento de Portugal restringe entrada de imigrantes
Mudanças legislativas
Quando Ventura expôs os nomes das crianças imigrantes, o Parlamento português discutia mudanças propostas pelo governo à Lei de Nacionalidade e à Lei de Imigração, que endurecem as regras para estrangeiros que querem permanecer no país.
Em 16 de julho, a primeira leva de alterações foi aprovada e atingiu diretamente a comunidade brasileira. Entre as medidas, estão o fim da possibilidade de entrar legalmente no país como turista e depois se regularizar com o pedido de autorização de residência. Além disso, quem já mora em Portugal tem de agora esperar dois anos até poder solicitar o visto para parentes.
O sociólogo João Carvalho avalia que a inércia de partidos progressistas teria favorecido a radicalização do discurso anti-imigração da direita radical. “Tiveram a oportunidade de realizar esse regulamento quando estiveram no poder e tinham maioria na Assembleia da República até 2024. Mas faltou visão política para isso”.
Isabel Mendes reconhece que, com a composição atual do Parlamento, é difícil fazer frente ao Chega, e avalia que seu campo progressista precisaria se unir para além do Legislativo. “Quando o regime está em risco, é preciso defender a democracia e depois, dentro da democracia, há debates que podem ser feitos entre posições progressistas e mais conservadoras. Por isso, é preciso haver uma aliança entre democratas, pessoas, partidos, associações, e até conservadores.”

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‘Wicked: Parte 2’: sem Ariana, fãs brasileiros vibram com Cynthia Erivo, Jonathan Bailey em premiere
Entretenimento1 minuto ago

‘Wicked: Parte 2’: sem Ariana, fãs brasileiros vibram com Cynthia Erivo, Jonathan Bailey em premiere

Câmara aprova ampliação gradual da licença-paternidade
Política16 minutos ago

Câmara aprova ampliação gradual da licença-paternidade

'Médico fez a cabeça dela', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum
Noticias18 minutos ago

'Médico fez a cabeça dela', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum

PCB define apoio a Guilherme Boulos, do PSOL
Noticias19 minutos ago

PCB define apoio a Guilherme Boulos, do PSOL

Maior Baile do Mundo, com Anitta e MCs, espera 35 mil pessoas em SP para 10 horas de shows
Noticias25 minutos ago

Maior Baile do Mundo, com Anitta e MCs, espera 35 mil pessoas em SP para 10 horas de shows

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 
Noticias27 minutos ago

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 

Veja os nomes que subiram ou caíram no ranking dos mais populares do Brasil, segundo o Censo de 2022
Economia28 minutos ago

Veja os nomes que subiram ou caíram no ranking dos mais populares do Brasil, segundo o Censo de 2022

BHP é alvo de ação coletiva na Austrália por desastre de Mariana
Noticias36 minutos ago

BHP é alvo de ação coletiva na Austrália por desastre de Mariana

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals
Esporte58 minutos ago

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals

Foco tem que ser nos cabeças do crime organizado, diz Lula
Política1 hora ago

Foco tem que ser nos cabeças do crime organizado, diz Lula

Polícia prende em Jataí caseiro suspeito de matar e roubar professor de educação física do DF
Noticias1 hora ago

Polícia prende em Jataí caseiro suspeito de matar e roubar professor de educação física do DF

cenógrafo que marcou teatro, música e cinema no Brasil morre aos 76 anos no Rio
Noticias1 hora ago

cenógrafo que marcou teatro, música e cinema no Brasil morre aos 76 anos no Rio

Jundiaí recebe 3ª edição da Festa Junina Canina neste sábado
Noticias1 hora ago

Jundiaí recebe 3ª edição da Festa Junina Canina neste sábado

Ato lembra os 56 anos da morte de Carlos Marighella
Noticias1 hora ago

Ato lembra os 56 anos da morte de Carlos Marighella

Shein veta venda de bonecas sexuais após críticas a aparência infantil
Economia2 horas ago

Shein veta venda de bonecas sexuais após críticas a aparência infantil

Acidente deixa mortos e feridos na BR-262 próximo a Nova Serrana; policiais estão entre as vítimas
Noticias2 horas ago

Acidente deixa mortos e feridos na BR-262 próximo a Nova Serrana; policiais estão entre as vítimas

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente  
Política2 horas ago

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente  

Evento 'Meu Eixão' leva oficinas, música e gastronomia à Asa Sul neste domingo
Noticias2 horas ago

Evento 'Meu Eixão' leva oficinas, música e gastronomia à Asa Sul neste domingo

Maioria do armamento apreendido em MS seria levado para o RJ, diz PRF
Noticias2 horas ago

Maioria do armamento apreendido em MS seria levado para o RJ, diz PRF

PRF apreende em MS maconha que era levada para SP em carreta
Noticias2 horas ago

PRF apreende em MS maconha que era levada para SP em carreta

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário
Noticias3 horas ago

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário

Kaká, Messi, Ronaldinho, Zidane: veja nomes que surgiram no Brasil após craques do futebol vencerem a Bola de Ouro
Economia3 horas ago

Kaká, Messi, Ronaldinho, Zidane: veja nomes que surgiram no Brasil após craques do futebol vencerem a Bola de Ouro

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH
Noticias3 horas ago

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região
Internacional3 horas ago

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones
Política3 horas ago

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri