Published
3 semanas agoon
By
Aviões militares dos Estados Unidos realizaram nesta quarta-feira (15/10) um sobrevoo próximo à costa da Venezuela. Uma das três aeronaves tem capacidade de transportar armamento nuclear.
Conforme as informações disponíveis no FlightRadar, plataforma que rastreia voos em todo o mundo, as aeronaves Boeing B-52H Stratofortress partiram da Base Aérea de Barksdale, localizada no estado da Louisiana, e sobrevoaram a costa da Venezuela, nas proximidades da capital Caracas, ao norte do território.
Usuários nas redes sociais disseram que a rota das aeronaves aparenta formar um desenho de cunho sexual, que foi considerado por alguns como um recado ofensivo para o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/B/g/9ptmg4TLyzylrOP4NYqA/34420c00-992f-483a-bbca-e10f8f6aa33e.jpeg)
O Boeing B-52H é um avião militar americano usado principalmente para carregar e lançar bombas. Ele é capaz de voar em altas velocidades subsônicas a altitudes de até 50 mil pés e pode transportar munições nucleares ou convencionais, com capacidade de navegação de precisão mundial.
O Comando Sul, órgão militar americano que supervisiona as atividades dos Estados Unidos na América Latina e no Caribe, não se pronunciou sobre a operação. Em seu perfil no X, o órgão tem afirmado que as missões são prioritárias para interromper o tráfico ilícito de drogas e proteger o território americano.
Os exercícios militares acontecem em meio a conflitos entre os presidentes Donald Trump, dos EUA, e Maduro. Na terça-feira (14), Trump confirmou que os Estados Unidos realizaram um ataque a um barco na costa da Venezuela, que resultou na morte de seis suspeitos de tráfico de drogas. No dia seguinte (15), o americano autorizou a ação da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) contra o regime de Maduro.
*Estagiário sob supervisão de Diogo Max