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Tecnologia

Entenda por que você deve ativar o modo avião durante os voos

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Quando habilitado, o recurso desativa dados móveis, wi-fi, bluetooth, NFC e GPS do celular para impedir interferências nas aeronaves. Modo avião do celular: por que é preciso ativar o recurso durante voos
Darlan Helder/g1
Ativar o modo avião durante o voo é regra em companhias aéreas do mundo inteiro. A desobediência a essa determinação pode resultar em interferência no funcionamento de alguns equipamentos das aeronaves. Veja a explicação e o riscos nesta reportagem.
Os modelos mais modernos de celulares têm conexões que usam ondas eletromagnéticas (ou “ondas de rádio”) para troca de informações, e essas tecnologias podem afetar alguns aviões.
É por esse motivo que os smartphones precisam ser colocados no modo avião especialmente durante a decolagem e o pouso — os momentos considerados mais críticos na viagem.
O que acontece quando o modo avião é ativado?
Esta funcionalidade desliga a transmissão e recepção de ondas de rádio em um dispositivo eletrônico portátil (caso de celulares).
A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional. Quando o telefone está no modo avião, esse risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, acaba não sendo prejudicada.
“Uma das faixas de frequência utilizadas para comunicação dos celulares é próxima à faixa utilizada por um dos instrumentos de navegação de avião. A probabilidade de haver interferência não é grande, mas ela existe”, explica ao g1 Jorge Henrique Bidinotto, professor de engenharia aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o modo avião desliga as interfaces de comunicação sem fio do aparelho. São elas:
🌐 dados móveis
📶 wi-fi
🎧 Bluetooth
📱NFC
📡 GPS
Mas, atualmente, alguns aparelhos permitem religar o wi-fi e o bluetooth mesmo com a função “modo avião” ainda ativada, mantendo desligada somente a rede móvel do celular.
Dessa forma, o passageiro poderá conectar o aparelho à internet do avião e usar o bluetooth para conectar um fone de ouvido, por exemplo.
“Antigamente, o modo avião era muito preciso, e os fabricantes não tinham total confiança de que as funções de comunicação de fato estavam totalmente isoladas”, diz Jorge Henrique Bidinotto, da Universidade de São Paulo (USP).
“Ao que parece, isso mudou nos últimos anos. Por isso, hoje se confia em deixar o telefone nesse modo, em que não se pode comunicar, mas se pode utilizar para outras funções, como vídeos, música, jogos etc.”
Uma vantagem do modo avião ligado é que o celular não ficará buscando pelas antenas das operadoras (ERBs) durante o voo, o que ajuda a economizar bateria.
LEIA TAMBÉM:
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Aeronaves correm risco de sofrer interferência de sinal?
Especialistas do setor explicaram ao g1 que o risco de interferência existe e que varia de acordo com a aeronave. Por exemplo, em Boeings 787-9 Dreamliner, um dos aviões comerciais mais avançados da atualidade, a interferência é nula.
As aeronaves de modelo A320 também não são afetadas quando testadas com interferências das transmissões intencionais nas frequências de wi-fi, bluetooth, NFC e GPS.
Segundo a Anatel, até hoje, não houve nenhum registro de interferência nos voos no Brasil causado por aparelhos celulares dentro da aeronave.
A Anac informa que, no caso de transporte comercial de passageiros, todas as aeronaves são certificadas, inclusive quanto à interferência de sinais eletromagnéticos.
O órgão explica que, durante a certificação, os aviões são submetidos a extensos testes para determinar se eles atingem um nível aceitável quanto à interferência desses sinais, em diferentes fases do voo.
Esse nível mínimo tem evoluído ao longo do tempo e é definido por fóruns internacionais, do qual a Anac participa ativamente.
O que dizem as companhias aéreas sobre o assunto:
A Gol informou que segue integralmente as recomendações da Anac e do fabricante da aeronave para mitigar qualquer risco relacionado ao assunto.
A Azul afirmou que suas aeronaves têm autorização para uso dos equipamentos eletrônicos portáteis em modo avião durante todo o voo, inclusive com wi-fi ativado, sem que ocorra nenhuma interferência.
A Latam declarou que segue o disposto pela Anac no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, que indica que “é vedado utilizar e é vedado ao operador de uma aeronave autorizar a utilização de qualquer dispositivo eletrônico portátil em qualquer aeronave civil registrada no Brasil”. “O motivo principal é não causar interferência com os sistemas de comunicações ou de navegação da aeronave na qual está sendo utilizada.”
Veja, abaixo, vídeos sobre outros temas relativos a celulares e a viagens aéreas:
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A principal fonte de interferência eletromagnética no avião é a transmissão intencional. Quando o telefone está no modo avião, esse risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, acaba não sendo prejudicada.
“Uma das faixas de frequência utilizadas para comunicação dos celulares é próxima à faixa utilizada por um dos instrumentos de navegação de avião. A probabilidade de haver interferência não é grande, mas ela existe”, explica ao g1 Jorge Henrique Bidinotto, professor de engenharia aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP).
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“Ao que parece, isso mudou nos últimos anos. Por isso, hoje se confia em deixar o telefone nesse modo, em que não se pode comunicar, mas se pode utilizar para outras funções, como vídeos, música, jogos etc.”
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As aeronaves de modelo A320 também não são afetadas quando testadas com interferências das transmissões intencionais nas frequências de wi-fi, bluetooth, NFC e GPS.
Segundo a Anatel, até hoje, não houve nenhum registro de interferência nos voos no Brasil causado por aparelhos celulares dentro da aeronave.
A Anac informa que, no caso de transporte comercial de passageiros, todas as aeronaves são certificadas, inclusive quanto à interferência de sinais eletromagnéticos.
O órgão explica que, durante a certificação, os aviões são submetidos a extensos testes para determinar se eles atingem um nível aceitável quanto à interferência desses sinais, em diferentes fases do voo.
Esse nível mínimo tem evoluído ao longo do tempo e é definido por fóruns internacionais, do qual a Anac participa ativamente.
O que dizem as companhias aéreas sobre o assunto:
A Gol informou que segue integralmente as recomendações da Anac e do fabricante da aeronave para mitigar qualquer risco relacionado ao assunto.
A Azul afirmou que suas aeronaves têm autorização para uso dos equipamentos eletrônicos portáteis em modo avião durante todo o voo, inclusive com wi-fi ativado, sem que ocorra nenhuma interferência.
A Latam declarou que segue o disposto pela Anac no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil, que indica que “é vedado utilizar e é vedado ao operador de uma aeronave autorizar a utilização de qualquer dispositivo eletrônico portátil em qualquer aeronave civil registrada no Brasil”. “O motivo principal é não causar interferência com os sistemas de comunicações ou de navegação da aeronave na qual está sendo utilizada.”
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Tecnologia

Vestido que muda de cor: roupa digital altera o visual com um toque

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Modelo foi usado em desfile na semana da moda em Nova York. Animação também é ativada usando sensores de movimento. Vestido que muda de cor: roupa digital desenvolvida pela Adobe altera o visual com toque
Se arrepender do visual e poder mudar a cor ou estampa da sua roupa apenas com um toque: é isso que faz o vestido digital que participou das passarelas da semana da moda de Nova York, que aconteceu de 9 a 14 de fevereiro. Confira no vídeo acima.
O vestido foi lançado em outubro do ano passado pela Adobe, dona do Photoshop.
Na primeira apresentação do vestido, Christine Dierk, uma das desenvolvedoras da tecnologia, mostrou como as animações são acionadas. Além de um botão que ativa as mudanças no vestido, ele também possui um modo que conta com sensores embutidos, permitindo que a projeção se adapte ao movimento do usuário sem nenhum comando.
Para as passarelas, houve ainda uma novidade: a imagem projetada pode ficar repetindo em looping, poupando o usuário de gerenciar a animação enquanto caminha.
E não para por aí: as telas, que foram costuradas primeiramente apenas na frente do vestido, agora já podem ser usadas em uma versão 360°, ou seja, também atrás.
Roupa digital desenvolvida pela Adobe muda o visual com um toque
Divulgação / Adobe
Para conseguir mudar de cor, o vestido possui mais de mil pétalas em forma de lantejoulas, costuradas à mão e conectadas como telas em miniaturas, para a projeção em conjunto.
Leia também:
Azul e preto ou branco e dourado? Quase 10 anos depois, vestido que viralizou continua gerando polêmica e é motivo de estudos
Usar emoji de berinjela para paquerar não pega bem, diz pesquisa
Como o vestido foi desenvolvido?
O modelo que desfilou, desenhado por Christian Cowan, é uma evolução do vestido do projeto Primrose, desenvolvido pelos cientistas da empresa, o engenheiro pesquisador TJ Rhodes, a pesquisadora Christine Dierk e o vice-presidente, membro e chefe de pesquisa da Adobe Gavin Miller.
O maior desafio para Miller e Rhodes foi a criação de eletrônicos adequados para roupas, que tivesse como característica ser leve, flexível, durável e seguro para a pele.
Miller, que já tinha experiência em robótica, explica que o vestido é como uma versão gigante dos circuitos que ela usa em robôs. “Tivemos que usar materiais especiais para janelas inteligentes e projetar a lógica dos interruptores em um chip que fosse fino, flexível e robusto o suficiente para funcionar”, disse Miller em divulgação da Adobe.
A equipe teve ainda que criar uma tela 2D para testar o circuito considerando dobras e flexões, uma vez que a pessoa que usa o vestido irá se mexer.
Depois, foi criada ainda uma bolsa, antes de retomarem os testes em vestido.
Saiba também:
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O maior desafio para Miller e Rhodes foi a criação de eletrônicos adequados para roupas, que tivesse como característica ser leve, flexível, durável e seguro para a pele.
Miller, que já tinha experiência em robótica, explica que o vestido é como uma versão gigante dos circuitos que ela usa em robôs. “Tivemos que usar materiais especiais para janelas inteligentes e projetar a lógica dos interruptores em um chip que fosse fino, flexível e robusto o suficiente para funcionar”, disse Miller em divulgação da Adobe.
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Educação

Aplicativo promete revolucionar a saúde bucal

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Foto: Miguel Carvalho

Dispositivo tem a capacidade de identificar precocemente a existência de cáries

Estudantes do curso de Ciência da Computação da UNINASSAU Rio de Janeiro estão alcançando progressos notáveis na área da saúde bucal por meio do desenvolvimento de um protótipo inovador de escova de dentes inteligente. Esse dispositivo tem a capacidade de identificar precocemente a existência de possíveis cáries dentárias, representando um avanço significativo no campo da Odontologia. O projeto, atualmente em fase de testes, promete transformar a forma como as pessoas cuidam de seu bem-estar bucal, oferecendo alertas instantâneos e a opção de marcar consultas com cirurgiões-dentistas quando necessário.

O grupo de pesquisa, especializado em Internet das Coisas, se dedicou à criação de uma escova dental equipada com uma tecnologia avançada. Esta inovação está na capacidade do objeto de identificar manchas nos dentes, indicando potenciais cáries incipientes, graças à incorporação de uma câmera no cabo do instrumento. “Iniciativas como essa são de muita importância para impulsionar a pesquisa interdisciplinar, pois conseguem estreitar a ligação entre ciência e saúde.

De acordo com Miguel Carvalho, coordenador do curso de Ciência da Computação na unidade, a operação do dispositivo é simples e eficaz. Quando a escova detecta manchas suspeitas nos dentes, ela envia um alerta para um aplicativo no smartphone do usuário. Ele oferece a possibilidade de agendar uma consulta com um dentista próximo, priorizando a atenção odontológica preventiva para evitar complicações futuras. Miguel destaca que essa abordagem reflete o propósito da educação tecnológica: formar profissionais capacitados para transformar vidas e a sociedade.

Cássio Luiz ressaltou a importância dessa ideia. “Estamos entusiasmados com os resultados iniciais do nosso protótipo e acreditamos que no potencial dele de revolucionar os cuidados bucais, melhorando a saúde dos pacientes. A integração com a Inteligência Artificial pode transformar a prevenção odontológica, o que é emocionante para uma melhora na qualidade de vida”. Matheus Parreira, também aluno, já participou de outras idealizações e enxerga a potencialidade dessa iniciativa. “Já tive experiência com um projeto para ajudar animais e estou bastante empolgado com esse novo avanço.

Michele Melo, coordenadora acadêmica da unidade, afirma que o plano da escova de dentes inteligente é um exemplo notável de como a UNINASSAU está comprometida em promover inovações que impactam positivamente a sociedade, unindo o conhecimento acadêmico com avanços tecnológicos. “A equipe de cientistas está firmemente empenhada em aperfeiçoar continuamente o projeto, trazer uma solução eficaz para o mercado e tornar a detecção precoce de cáries dentárias mais acessível e conveniente para todos”.

Via: Leticia Porat

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Tecnologia

Por que pouso de nave de empresa americana na Lua é considerado ‘histórico’

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A Intuitive Machines conseguiu fazer o primeiro pouso lunar de uma espaçonave construída por uma empresa privada. Ilustração representa módulo da Intuitive Machines na Lua
DIVULGAÇÃO/INTUITIVE MACHINES
Uma companhia americana fez história nesta quinta-feira (22) ao se tornar a primeira empresa comercial a colocar uma nave na superfície da Lua.
A Intuitive Machines, com sede em Houston, pousou seu módulo Odysseus perto do polo sul lunar.
Demorou alguns minutos para os controladores confirmarem que o módulo tinha pousado, mas eventualmente um sinal foi recebido.
“O que podemos confirmar, sem dúvida, é que o nosso equipamento está na superfície da Lua e que estamos com transmissão”, anunciou o diretor de voo, Tim Crain.
Os funcionários da empresa aplaudiram e se emocionaram com a notícia.
Foi um momento importante não apenas para a exploração comercial do espaço mas para o programa espacial dos EUA em geral.
A Intuitive Machines quebrou a ausência de meio século dos Estados Unidos na superfície da Lua.
É preciso voltar à última missão Apollo, em 1972, para lembrar da ocasião mais recente em que um equipamento americano se aproximou suavemente do solo lunar.
Funcionários ligados à missão ficaram apreensivos durante o trajeto até a Lua
GETTY IMAGES
A agência espacial norte-americana Nasa comprou espaço no Odysseus para seis instrumentos científicos, e o seu administrador, Bill Nelson, rapidamente parabenizou o que descreveu como um “triunfo”.
“Os EUA voltaram à Lua”, disse ele. “Hoje, pela primeira vez na história da humanidade, uma empresa comercial, uma empresa americana, lançou e liderou uma missão até lá. Hoje é o dia que mostra o poder e a o potencial das parcerias comerciais da Nasa.”
O Odysseus pousou às 23h23 GMT (20h23 em Brasília). A princípio, não houve nenhum sinal de confirmação do robô, e os controladores tiveram que esperar vários minutos até captar um — e ele estava fraco.
Os engenheiros analisarão nas próximas horas precisamente o que aconteceu — e vão verificar também se o Odysseus está de pé coletando energia adequadamente através de suas células solares.
Funcionários explodiram de alegria quando o sinal de confirmação chegou
GETTY IMAGES
O local de pouso planejado era um terreno cheio de crateras próximo a um complexo montanhoso de 5 km de altura conhecido como Malapert. É o ponto mais ao sul da Lua já visitado por uma nave.
Uma investigação importante por parte da Nasa será a análise do comportamento da poeira lunar, que os astronautas da Apollo consideraram um sério incômodo, por arranhar e obstruir os equipamentos.
Entre os seis equipamentos apoiados pela Nasa está um sistema de câmeras da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle que teoricamente deveria ter se soltado do Odysseus quando este ainda estava a 30 metros da superfície lunar.
O sistema foi projetado para tirar fotos enquanto o módulo pousava.
O artista americano Jeff Koons também anexou uma caixa na lateral do módulo de pouso contendo 125 pequenas bolas de aço inoxidável para representar as diferentes fases da Lua ao longo de um mês.
EUA voltam à Lua após pouso de sonda de empresa privada
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A Intuitive Machines, com sede em Houston, pousou seu módulo Odysseus perto do polo sul lunar.
Demorou alguns minutos para os controladores confirmarem que o módulo tinha pousado, mas eventualmente um sinal foi recebido.
“O que podemos confirmar, sem dúvida, é que o nosso equipamento está na superfície da Lua e que estamos com transmissão”, anunciou o diretor de voo, Tim Crain.
Os funcionários da empresa aplaudiram e se emocionaram com a notícia.
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É preciso voltar à última missão Apollo, em 1972, para lembrar da ocasião mais recente em que um equipamento americano se aproximou suavemente do solo lunar.
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“Os EUA voltaram à Lua”, disse ele. “Hoje, pela primeira vez na história da humanidade, uma empresa comercial, uma empresa americana, lançou e liderou uma missão até lá. Hoje é o dia que mostra o poder e a o potencial das parcerias comerciais da Nasa.”
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Tecnologia

Como recuperar conta do Instagram após esquecer a senha

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Usuários precisam pedir um código de acesso para ser enviado ao e-mail cadastrado no perfil ou pelo número de celular. Como recuperar conta no Instagram
Mourizal Zativa/Unsplash
Esquecer a senha do Instagram é algo bem comum, mas nem todo mundo sabe como recuperar o perfil com uma nova chave de acesso.
Para ter de volta a conta da rede social em caso perda de senha ou provável exclusão, é necessário pedir um código de acesso para ser enviado ao e-mail cadastrado no perfil ou pelo número de celular. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo.
Na tela inicial de login, clique em “Esqueceu a senha?” ou “Obter ajuda para entrar”;
Digite o seu nome de usuário, e-mail ou número de telefone;
Clique em “Enviar link para login”;
Aperte “Avançar” para confirmar o envio.
Um link de acesso será enviado para o e-mail ou por SMS no celular para redefinir a senha e reconectar a conta.
Além disso, existe a possibilidade de recuperar a conta no Instagram clicando na opção “Entrar com o Facebook”, que também aparece na tela de login. Esta opção serve para quem vinculou as contas nas redes sociais da Meta.
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Aperte “Avançar” para confirmar o envio.
Um link de acesso será enviado para o e-mail ou por SMS no celular para redefinir a senha e reconectar a conta.
Além disso, existe a possibilidade de recuperar a conta no Instagram clicando na opção “Entrar com o Facebook”, que também aparece na tela de login. Esta opção serve para quem vinculou as contas nas redes sociais da Meta.
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Tecnologia

Reddit registra pedido de IPO nos Estados Unidos

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Empresa protocolou documento na comissão de valores mobiliários norte-americana para começar a negociar suas ações na bolsa de valores de Nova York (NYSE). Logo do Reddit.
Dado Ruvic/ Reuters

A plataforma de fóruns de discussões Reddit entrou, nesta quinta-feira (22), com um pedido para a sua oferta pública inicial de ações (IPO) na SEC, a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana.
A empresa deve estrear na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, na sigla em inglês).
De acordo com o prospecto (documento que reúne uma série de informações sobre a companhia e sobre o motivo de sua abertura de capital) da empresa, a oferta será de ações classe A (ordinárias, com direito a voto). O número de papéis a serem ofertados ainda não foi divulgado.
Segundo o documento, os bancos Morgan Stanley, Goldman Sachs, J.P. Morgan, Bank of America (BofA) Securities, Deutsche Bank, MUFG e Citigroup estão entre os subscritores do IPO.
O pedido ocorre quase duas décadas após o lançamento do Reddit e será um grande teste para a plataforma — que ainda fica atrás de outras redes sociais como o X (antigo Twitter) e o Facebook.
Em 2021, a empresa já havia sido avaliada em cerca de US$ 10 bilhões (R$ 49,42 bilhões) em uma rodada de investimentos. O documento, no entanto, não deixa claro qual o montante que a empresa deve buscar com a sua oferta de ações.
Segundo a Reuters, o Reddit fechou um acordo com o Google para disponibilizar seu conteúdo para treinar seus modelos de inteligência artificial nos mecanismos de busca. O contrato valeria cerca de US$ 60 milhões (R$ 296,5 milhões) por ano.
Prejuízos em 2022 e 2023
No documento divulgado nesta quinta-feira (22), o Reddit ainda informou que registrou um prejuízo de US$ 158,6 milhões (R$ 783,8 milhões) em 2022 e de US$ 90,8 milhões (R$ 448,7 milhões) em 2023.
Apesar do resultado negativo, a empresa também reportou um crescimento de 21% das receitas no ano passado, para US$ 804 milhões (R$ 3,97 bilhões) — em 2022, as receitas da plataforma somavam US$ 666,7 milhões (R$ 3,3 bilhões).
Segundo a empresa, a área comercial é uma vertente de crescimento que surgiu de “forma orgânica” na plataforma e que “novos mercados comunitários já surgiram especificamente para fins comerciais” dentro do Reddit.
“Queremos desenvolver esta economia impulsionada pelo usuário no Reddit, fornecendo aos nossos usuários e criadores as ferramentas e incentivos necessários para impulsionar a criação, melhoras e comércio contínuos”, disse a empresa no documento.
O resultado operacional, também conhecido como EBITDA (sigla para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), do Reddit foi negativo em US$ 69,3 milhões (R$ 342,5 milhões) no final de 2023. Em 2022, esse prejuízo havia sido de US$ 108,4 milhões (R$ 535,7 milhões).
* Com informações da Reuters
Empresa protocolou documento na comissão de valores mobiliários norte-americana para começar a negociar suas ações na bolsa de valores de Nova York (NYSE). Logo do Reddit.
Dado Ruvic/ Reuters

A plataforma de fóruns de discussões Reddit entrou, nesta quinta-feira (22), com um pedido para a sua oferta pública inicial de ações (IPO) na SEC, a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana.
A empresa deve estrear na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, na sigla em inglês).
De acordo com o prospecto (documento que reúne uma série de informações sobre a companhia e sobre o motivo de sua abertura de capital) da empresa, a oferta será de ações classe A (ordinárias, com direito a voto). O número de papéis a serem ofertados ainda não foi divulgado.
Segundo o documento, os bancos Morgan Stanley, Goldman Sachs, J.P. Morgan, Bank of America (BofA) Securities, Deutsche Bank, MUFG e Citigroup estão entre os subscritores do IPO.
O pedido ocorre quase duas décadas após o lançamento do Reddit e será um grande teste para a plataforma — que ainda fica atrás de outras redes sociais como o X (antigo Twitter) e o Facebook.
Em 2021, a empresa já havia sido avaliada em cerca de US$ 10 bilhões (R$ 49,42 bilhões) em uma rodada de investimentos. O documento, no entanto, não deixa claro qual o montante que a empresa deve buscar com a sua oferta de ações.
Segundo a Reuters, o Reddit fechou um acordo com o Google para disponibilizar seu conteúdo para treinar seus modelos de inteligência artificial nos mecanismos de busca. O contrato valeria cerca de US$ 60 milhões (R$ 296,5 milhões) por ano.
Prejuízos em 2022 e 2023
No documento divulgado nesta quinta-feira (22), o Reddit ainda informou que registrou um prejuízo de US$ 158,6 milhões (R$ 783,8 milhões) em 2022 e de US$ 90,8 milhões (R$ 448,7 milhões) em 2023.
Apesar do resultado negativo, a empresa também reportou um crescimento de 21% das receitas no ano passado, para US$ 804 milhões (R$ 3,97 bilhões) — em 2022, as receitas da plataforma somavam US$ 666,7 milhões (R$ 3,3 bilhões).
Segundo a empresa, a área comercial é uma vertente de crescimento que surgiu de “forma orgânica” na plataforma e que “novos mercados comunitários já surgiram especificamente para fins comerciais” dentro do Reddit.
“Queremos desenvolver esta economia impulsionada pelo usuário no Reddit, fornecendo aos nossos usuários e criadores as ferramentas e incentivos necessários para impulsionar a criação, melhoras e comércio contínuos”, disse a empresa no documento.
O resultado operacional, também conhecido como EBITDA (sigla para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), do Reddit foi negativo em US$ 69,3 milhões (R$ 342,5 milhões) no final de 2023. Em 2022, esse prejuízo havia sido de US$ 108,4 milhões (R$ 535,7 milhões).
* Com informações da Reuters 

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Tecnologia

Apple é condenada pela Justiça do RJ a pagar R$ 3,2 mil a cliente por venda de iPhone sem carregador

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A 18ª Câmara de Direito Privado entendeu que houve ‘venda casada’ e determinou o pagamento de R$ 3 mil de danos morais, além dos R$ 219 do carregador comprado. Carregador: item não é vendido junto com o telefone da Apple
Thiago Lavado/g1
Um consumidor do Rio que comprou um iPhone ganhou na Justiça um processo contra a Apple por venda casada – prática proibida por lei.
Por unanimidade, desembargadores da 18ª Câmara de Direito Privado decidiram que a companhia pague R$ 3.219 a Matheus dos Santos Pagorim Abreu, por danos morais e materiais.
Matheus pagou quase R$ 5 mil pelo iPhone e mais R$ 219 pelo carregador – que não vem com o telefone. Ele alegou que o telefone não funciona sem carregador e, portanto, foi obrigado a comprar – o que configura a venda casada.
“O acessório afigura-se essencial ao uso do bem principal, acarretando ofensa patrimonial e desvio produtivo passíveis de indenização”, escreveu, em seu voto, o desembargador Cláudio de Mello Tavares, relator do caso.
O que diz a Apple
A empresa ainda pode recorrer. Procurada pelo g1, a Apple afirmou que não vai comentar.
No processo, a defesa da empresa alegou que a informação de que o carregador não está incluído no produto é exibida de maneira “clara e adequada” e que o carregador da própria Apple não é essencial.
Segundo a empresa, “os consumidores podem utilizar diversas formas para carregar os seus celulares, como carregadores portáteis, adaptadores veiculares, tomadas de parede com entrada USB, carregadores por indução ou, ainda adaptadores de tomada que os consumidores já possuam, dos mais diversos fabricantes”.
A Apple argumentou ainda que a medida de não incluir os carregadores desestimula “a proliferação de fontes energéticas” e, portanto, está de acordo com a “legislação ambiental”.
A 18ª Câmara de Direito Privado entendeu que houve ‘venda casada’ e determinou o pagamento de R$ 3 mil de danos morais, além dos R$ 219 do carregador comprado. Carregador: item não é vendido junto com o telefone da Apple
Thiago Lavado/g1
Um consumidor do Rio que comprou um iPhone ganhou na Justiça um processo contra a Apple por venda casada – prática proibida por lei.
Por unanimidade, desembargadores da 18ª Câmara de Direito Privado decidiram que a companhia pague R$ 3.219 a Matheus dos Santos Pagorim Abreu, por danos morais e materiais.
Matheus pagou quase R$ 5 mil pelo iPhone e mais R$ 219 pelo carregador – que não vem com o telefone. Ele alegou que o telefone não funciona sem carregador e, portanto, foi obrigado a comprar – o que configura a venda casada.
“O acessório afigura-se essencial ao uso do bem principal, acarretando ofensa patrimonial e desvio produtivo passíveis de indenização”, escreveu, em seu voto, o desembargador Cláudio de Mello Tavares, relator do caso.
O que diz a Apple
A empresa ainda pode recorrer. Procurada pelo g1, a Apple afirmou que não vai comentar.
No processo, a defesa da empresa alegou que a informação de que o carregador não está incluído no produto é exibida de maneira “clara e adequada” e que o carregador da própria Apple não é essencial.
Segundo a empresa, “os consumidores podem utilizar diversas formas para carregar os seus celulares, como carregadores portáteis, adaptadores veiculares, tomadas de parede com entrada USB, carregadores por indução ou, ainda adaptadores de tomada que os consumidores já possuam, dos mais diversos fabricantes”.
A Apple argumentou ainda que a medida de não incluir os carregadores desestimula “a proliferação de fontes energéticas” e, portanto, está de acordo com a “legislação ambiental”. 

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